Showing of 1 until 20 from 2986 result(s)
Search for: M. H.
Abstract
Objetivo: Analisar a reprodutibilidade das medidas da espessura da camada de fibras nervosas da retina intra e inter-observador. Material e Métodos: As medidas da camada de fibras nervosas foram realizadas em 26 olhos normais por três examinadores diferentes, os quais tomaram três imagens de cada olho. Com base nestas imagens foi executada a média das imagens pelo programa do aparelho. A cada examinador foi solicitado que escolhesse a melhor imagem para cada exame. Foram analisados os resultados obtidos com a melhor imagem, bem como os da média das imagens. Foi calculada a média da espessura da camada de fibras nervosas nas regiões superior, nasal, temporal e inferior e suas relações. Determinou-se a reprodutibilidade nestas circunstâncias tanto inter como intra-observador por meio de teste de análise de variância por postos de Friedman. Resultados: Na análise intra-observador houve ótima reprodutibilidade do exame. Para o examinador G (glaucomatólogo) os valores de p foram os seguintes: região superior = 0,48; inferior = 0,89; temporal = 0,30 e nasal = 0,89. Para o examinador R (residente) os valores de p foram os seguintes: região superior = 0,89; inferior = 0,24; temporal = 0,89 e nasal = 0,30 e para o examinador T (tecnóloga) os valores de p foram os seguintes: região superior = 0,76; inferior = 0,70; temporal = 0,22 e nasal = 0,63. Na análise inter-observador, não foi observada diferença estatisticamente significante das variáveis isoladas considerando-se a média das imagens (p superior = 0,52; inferior = 0,37; temporal = 0,43 e nasal = 0,52). Considerando-se as relações entre as regiões temos que apenas a relação S/I mostrou diferença estatisticamente significante. As demais relações: S/T, S/N, I/T, I/N e T/N não mostraram diferença estatisticamente significante. Para a melhor imagem observou-se diferença estatisticamente significante entre os três examinadores para as variáveis superior/temporal (p = 0,02), nferior/temporal (p = 0,03) e temporal/nasal (p = 0,007) e superior/inferior (p = 0,037) e para as médias de espessura nos quadrantes inferior (p = 0,04) e temporal (p = 0,003). Conclusões: A análise dos dados indica ótima reprodutibilidade do exame intra-observador, e na avaliação inter-observador os melhores resultados de reprodutibilidade são obtidos quando a média das imagens fornecida pelo programa do equipamento é empregada.
Keywords: GDx; Analisador de fibras nervosas da retina; Camada de fibras nervosas da retina
Abstract
Objetivo: A membrana amniótica tem se consolidado como útil adjuvante no tratamento de afecções da superfície ocular. Sua utilização baseia-se na capacidade de beneficiar o processo de epitelização, além de reduzir os processos inflamatório, angiogênico e cicatricial. O objetivo deste trabalho foi investigar a utilização da membrana amniótica como adjuvante no tratamento das ceratoconjuntivites cicatriciais. Métodos: A membrana amniótica foi captada a partir de parto cesárea e conservada em meio de preservação de córnea e glicerol 1:1 e conservada à -80ºC. Onze olhos de 10 pacientes portadores de ceratoconjuntivite cicatricial grave foram submetidos à cirurgia reconstrutiva da superfície ocular empregando membrana amniótica associada (8 casos) ou não (3 casos) a transplante de limbo e conjuntiva. Dos 10 pacientes, 3 tinham diagnóstico de síndrome de Stevens-Johnson (SSJ) (4 olhos), 6 queimadura ocular por álcali (6 olhos) e 1 trauma mecânico (1 olho). Resultados: O tempo médio de seguimento foi de 5,22 meses (variação entre 2 e 13 meses). Um caso de SSJ apresentou infecção pós-operatória e foi excluído da análise dos resultados. Dos outros 10 casos, obtivemos êxito na reconstrução da superfície ocular em 8 casos (80%). Insucesso foi observado em 2 casos de SSJ que apresentavam necrose de córnea no momento da cirurgia (20%). Em relação à acuidade visual, observamos que todos os pacientes apresentaram melhora ou manutenção da acuidade visual. Conclusões: O uso de membrana amniótica constitui uma opção alternativa de grande utilidade na reconstrução da superfície ocular dos casos graves de ceratoconjuntivites cicatriciais que não estejam apresentando necrose estromal. Estudos com maior casuística e tempo de seguimento são necessários para melhor avaliar esse procedimento.
Keywords: Ceratoconjuntivite cicatricial; Membrana amniótica; Transplante de limbo
Abstract
Objetivo: Estabelecer critérios seguros para a suspensão da terapia de manutenção anti-CMV em pacientes que apresentaram recuperação imunológica após o uso da HAART ("Highly Active Antiretroviral therapy"). Métodos: Vinte e quatro pacientes que apresentavam retinite por citomegalovirus inativa, carga viral indetectável e contagem de CD4+ > 200 céls./mm³ tiveram a medicação anti-CMV de manutenção suspensa. Os pacientes mantiveram acompanhamento quinzenal por meio de oftalmoscopia indireta a partir da suspensão da terapia até dezembro de 1998. Resultados: Dos 24 pacientes estudados nenhum apresentou reativação ou progressão da retinite. Todos os pacientes mantiveram a contagem de CD4+ > 200 céls/mm³. Apenas um apresentou carga viral de 4000 cópias, os demais mantiveram carga viral indetectável. O acompanhamento médio dos pacientes foi de 10,5 meses. Conclusão: Acreditamos que os parâmetros por nós estabelecidos sejam seguros para a suspensão da terapia de manutenção, porém novos estudos devam ser realizados a fim de estabelecer outros critérios. O exame oftalmológico, a contagem de CD4+ e a carga viral são fundamentais no acompanhamento dos pacientes após a suspensão da terapia específica de manutenção para a retinite por CMV.
Keywords: CMV; Terapia de manutenção; Recuperação imunológica; HAART
Abstract
Objetivo: Avaliar o perfil epidemiológico dos pacientes vítimas de traumas oculopalpebrais na cidade de Curitiba. Métodos: Foram estudados, prospectivamente, 622 pacientes que procuraram o Serviço de Pronto-Atendimento Oftalmológico do Hospital Universitário Evangélico de Curitiba no período de março a julho de 1998. Resultados: Houve predomínio de indivíduos do sexo masculino (6 homens: 1 mulher) e da faixa etária de 20 a 50 anos, compreendendo 73,3% dos atendimentos. Os traumas oculopalpebrais mais freqüentes foram corpo estranho corneoconjuntival (54,6%), ceratoconjuntivite química (12,1%) e trauma contuso (8,8%), sendo que 67,4% dos traumas ocorreram no ambiente de trabalho e 21,2% no ambiente doméstico. Verificou-se que a maioria dos pacientes com trauma oculopalpebral (67%) procurou o serviço médico especializado nas primeiras 24 horas pós-trauma, embora a proteção ocular tenha sido pouco utilizada no trabalho e sendo praticamente inexistente em ambiente doméstico. Conclusões: Os autores enfatizam a grande repercussão socioeconômica causada pelos traumas oculopalpebrais e a necessidade de alertar órgãos governamentais, médicos especialistas ou não, representantes de classes, empresários, trabalhadores e a população em geral quanto à importância da prevenção de acidentes oculopalpebrais como forma de proteger a saúde ocular e optimizar os recursos humanos em nossa sociedade.
Keywords: Trauma oculopalpebral; Traumatismo ocular; Epidemiologia
Abstract
Objetivo: Os estrabismos horizontais essenciais estão freqüentemente associados a desvios verticais. A patogênese desse desvio vertical pode resultar da disfunção de músculos retos verticais, de músculos oblíquos ou da combinação de ambos. Na presença de hiperfunção do músculo oblíquo superior (OS), nota-se hipotropia (HoT) na posição primária do olhar (PPO). O presente estudo objetivou avaliar a magnitude da correção da HoT, na PPO, mediante a tenectomia unilateral do OS.Pacientes e Método: Foi realizado um estudo retrospectivo, 1977 a 1996, de 15 pacientes portadores de hiperfunção unilateral do OS e hipotropia na posição primária do olhar maior que 4D , submetidos a tenectomia unilateral do OS, realizada na Santa Casa de São Paulo (12 pacientes), Universidade de Santo Amaro (2 pacientes) e na clínica particular de um dos autores (CSD, 1 paciente). A média de desvio pré-operatória era de 9D . A hiperfunção média pré-operatória do músculo obliquo superior era 1,7 cruzes. Resultados: A correção média da HoT obtida foi de 4,67D ± 5,09D (-5D a 15D), (H = 6,032; p = 0,014). A modificação média da hiperfunção do OS foi de 0,87 ± 0,88 cruzes (0 a 2 cruzes). De acordo com o desvio horizontal, ET e XT, não houve diferença estatisticamente significante na comparação entre os resultados obtidos na correção da HoT. Comentários: Os resultados revelaram que para HoT até 15D na PPO, houve em média correção de 51,82% do seu valor pré-operatório. Para a amostra estudada, a técnica de tenectomia unilateral do OS mostrou-se eficaz na correção do desvio vertical na posição primária do olhar.
Keywords: Estrabismo; Oblíquo superior; Tenectomia
Abstract
Objetivo: O retinoblastoma é o tumor maligno intraocular mais freqüente da infância. O objetivo deste estudo foi avaliar aspectos clínicos, de diagnóstico, tratamento e prognóstico em pacientes portadores de retinoblastoma atendidos em três centros de referência para esta patologia na cidade do Recife - PE. Métodos: Revisamos 85 prontuários de portadores de retinoblastoma e apresentamos o resultado da análise de 66 destes pacientes, atendidos durante o período de janeiro de 1985 a julho de 1997. Resultados: Apenas 4,5% tinham história pregressa da doença. O sexo masculino foi mais acometido numa razão homem/mulher de 1,12. A média de idade ao surgimento dos primeiros sintomas foi de 23,8 meses, sendo leucocoria e hiperemia ocular os mais freqüentes. A média de idade ao diagnóstico foi de 31,7 meses e a média de idade ao tratamento cirúrgico foi de 32,8 meses. O olho direito, com 42,4% dos casos, foi mais acometido que o esquerdo (37,9%). O tumor era unilateral em 80,3% dos casos e bilateral em 19,7%. Os tumores eram extra-oculares ao diagnóstico em 62,1%, e intra-oculares em 37,9%. O tratamento mais instituído foi a cirurgia associada à quimioterapia, em 47% dos casos. 27,3% dos pacientes tratados foram a óbito e 19,7% abandonaram o tratamento. Conclusões: Os dados encontrados em nosso estado asseme-lham-se àqueles observados em países em desenvolvimento, no que concerne à epidemiologia do retinoblastoma.
Keywords: Retinoblastoma; clínica; diagnóstico; tratamento; prognóstico
Abstract
Objetivo: Determinar a incidência e a etiologia dos casos de uveítes em Curitiba-PR. Métodos: Foram estudados 68 casos de uveítes em Curitiba, PR, atendidos no ambulatório de oftalmologia no período de janeiro a abril de 1998 procurando estabelecer o diagnóstico a partir de ampla investigação clínica e laboratorial. Resultados: Em nosso estudo, constatamos que a uveíte posterior foi a mais encontrada (49%), seguindo-se a panuveíte (29%) e, com menor freqüência, a uveíte anterior (22%). A etiologia mais freqüente para as uveítes posteriores foi a toxoplasmose, responsável por 88% dos casos. Entre as panuveítes, novamente a toxoplasmose prevaleceu, com 85% e, dentro das uveítes anteriores, a principal causa foi a espondilite anquilosante com 20%. Conclusão: Em Curitiba, há um predomínio de uveítes posteriores e panuveítes, sendo a causa mais comum a toxoplasmose. No entanto, enfatiza-se que existem outras causas importantes de uveítes que devem ser lembradas pelo oftalmologista na investigação clínica.
Keywords: Uveíte; Toxoplasmose; Etiologia
Abstract
Objetivo: Avaliar o custo do tratamento do glaucoma para o paciente, numa instituição de ensino médico. Casuística e Métodos: Foram aplicados, aleatoriamente, questionários, na forma de entrevista ativa, a 94 pacientes do ambulatório do Setor de Glaucoma do Departamento de Oftalmologia da Universidade Federal de São Paulo, analisando gastos pessoais e com medicamentos antiglaucomatosos. Os dados foram agrupados, tabulados e foi realizada separação da amostra em dois grupos: pacientes cirúrgicos e não-cirúrgicos. Resultados: A mediana do gasto total anual estimado com glaucoma foi de R$ 480,15, o equivalente a 13% da renda anual mediana dos pacientes. Separadamente, o grupo dos pacientes cirúrgicos obteve uma mediana dos gastos totais estimados de R$ 677,94, o que corresponde a 19% da renda mediana anual. Já o grupo dos pacientes não-cirúrgicos, apresentou mediana de R$ 393,54, representando 11% da renda mediana anual. Foi encontrada diferença estatisticamente significante entre os grupos cirúrgico e não-cirúrgico para o gasto total anual (p = 0,012). Conclusão: Observou-se que o custo do tratamento na renda familiar de pessoas portadoras de glaucoma é considerável, mesmo em uma instituição pública
Keywords: Glaucoma; custo; tratamento
Abstract
Objetivos: Avaliar e comparar a sensibilidade "in vitro" de bactérias isoladas do olho humano aos aminoglicosídeos gentamicina e tobramicina, e analisar a mudança de sensibilidade ocorrida após quatorze anos de uso. Métodos: Os resultados dos antibiogramas realizados no período de três anos com 887 bactérias (Estudo "A") foram comparados com os resultados obtidos há 14 anos com 124 microrganismos (Estudo "B"), quando tobramicina foi pela primeira vez testada no Brasil para cepas isoladas do olho. Resultados: A eficácia "in vitro" de ambos os antibióticos em relação ao total dos isolamentos positivos foi significantemente mais alta para a tobramicina em ambos os estudos. A comparação dos resultados atuais de sensibilidade com aqueles obtidos há 14 anos demonstra uma menor sensibilidade à tobramicina com relação ao total de bactérias analisadas. Observou-se também um aumento de cepas de Staphylococcus aureus resistentes à tobramicina e apenas uma tendência à diminuição do número de cepas deste microrganismo resistentes à gentamicina. Com relação à Pseudomonas sp, existe uma forte tendência ao aumento de sensibilidade à gentamicina e o aparecimento de cepas resistentes à tobramicina. Discussão: A introdução da tobramicina no tratamento de infecções oculares e uma provável diminuição do número de prescrições de gentamicina durante estes 14 anos podem ser a causa das modificações da sensibilidade observada do total de isolamentos positivos, principalmente de Staphylococcus aureus e Pseudomonas sp. Para os microrganismos isolados da conjuntiva, o espectro de ação dos dois antibióticos é equivalente.
Keywords: Infecções oculares; Sensibilidade "in vitro"; Gentamicina; Tobramicina
Abstract
Objetivo: Estudar a influência do equivalente esférico nos valores obtidos pelo GDX TM Scanning Laser System®. Métodos: Foram avaliados 41 olhos de 41 voluntários sem doenças oculares e com campo visual sem alterações. Foi realizada a polarimetria de varredura a laser com o GDX TM Scanning Laser System® de acordo com as instruções contidas no manual do aparelho. Foram comparados os valores obtidos nesse exame em um grupo de pacientes com equivalente esférico positivo e em um outro com este valor nulo ou negativo, pelo teste de Mann-Whitney. Resultados: Não se verificou diferença estatística entre os valores obtidos nos olhos de pacientes do grupo I e os do grupo II. Não foi encontrada correlação entre o equivalente esférico e os valores obtidos com o GDX TM Scanning Laser System®. Conclusões: Na amostra estudada não houve diferença estatística entre os valores obtidos em um grupo de olhos com equivalente esférico positivo e outro com este valor negativo ou nulo, usando-se o GDX TM Scanning Laser System®.
Keywords: Polarimetria; Camada de fibras nervosas; Equivalente esférico
Abstract
Objetivo: Estudar os custos de correção dos vícios de refração em grupos de pessoas de distinto poder aquisitivo. Métodos: Os autores estudaram cinqüenta pacientes portadores de vícios de refração. Estes foram separados em dois grupos: grupo I com pacientes escolhidos de forma aleatória na primeira consulta ao ambulatório de Oftalmologia do Hospital Evangélico de Curitiba (HUEC), e grupo II com voluntários médicos do HUEC e acadêmicos de medicina da Faculdade Evangélica de Medicina do Paraná (FEMPAR). Foram analisados dados referentes a sexo, faixa etária, profissão, renda, grau de instrução, uso de correção (óculos ou lentes) e seu custo, consultas oftalmológicas. Os pacientes foram submetidos ao exame oftalmológico de rotina. Resultados: Encontramos no grupo I predominância de pacientes de meia idade (48,5 anos), com renda entre 1 a 5 salários mínimos (SM) e hipermétropes; e no grupo II, pacientes jovens (24,4 anos), com renda acima de 20 SM e míopes foram mais freqüentes. Conclusão: O gasto médio anual com óculos fica no mínimo em R$ 46,50 (0,3 SM); com lentes de contato, no mínimo R$ 196,66 (1,4 SM); e com cirurgia refrativa em R$ 800,00 (5,9 SM). O estudo sugere a cirurgia refrativa como boa indicação para ambos os grupos.
Keywords: Vícios de refração; Aspectos socioeconômicos
Abstract
Objetivo: Determinar a freqüência e o tipo de comprometimento ocular em pacientes portadores de hanseníase no momento do diagnóstico. Metodologia: O estudo foi realizado na Fundação Oswaldo Cruz (Rio de Janeiro) e avalia 77 casos classificados como multibacilares. O exame oftalmológico foi realizado de acordo com o sistema de classificação de discapacidades recomendado pela Organização Mundial de Saúde. Resultados: Referiam queixas especificas 36,3%: dor e ardência ocular, lacrimejamento e dificuldade para enxergar. Em 55,8% dos pacientes foram detectadas alterações oculares no exame oftalmológico. A diminuição da sensibilidade da córnea, que predispõe a ulceração e opacificação, foi a alteração mais freqüente (29,3%). Conclusão: Os achados desta pesquisa demonstram a gravidade e a alta freqüência das lesões oculares nos casos avaliados e alertam para a importância do exame oftalmológico como rotina em portadores de hanseníase multibacilar.
Keywords: Infecções oculares bacterianas; Mycobacterium leprae
Abstract
Objetivo: Este estudo prospectivo compara as imagens de microscopia confocal do epitélio corneano do coelho e do homem, obtidas através de 2 objetivas com aberturas numéricas (AN) diferentes. Métodos: Dez olhos de coelhos foram enucleados e fixados através de um suporte pneumático para garantir o melhor desempenho de cada objetiva. Cinco pacientes normais foram selecionados após consentimento. Os olhos de coelhos e dos pacientes foram previamente examinados na lâmpada de fenda. O exame de microscopia confocal (Tomey, Erlangen-Tennenlohe, Alemanha) foi realizado com as objetivas Achroplan 40x/AN = 0,75 e 63x/AN = 0,9 (Zeiss, Oberkochen, Alemanha). Imagens selecionadas do epitélio corneano foram avaliadas qualitativamente com relação ao tamanho, forma e refletividade das células. Resultados: As células no epitélio superficial dos coelhos e dos pacientes, previamente à descamação, tiveram uma refletividade maior que as células adjacentes. Este aspecto foi claramente observado somente com a objetiva 63x/AN = 0,9. As camadas basal e intermediária do epitélio em coelhos foram visualizadas somente através desta objetiva. Estas camadas nos pacientes tornaram-se mais nítidas com a objetiva de abertura numérica maior (63x/AN = 0,9). Conclusão: Uma objetiva de abertura numérica elevada produz melhor resolução dos cortes ópticos, facilitando a análise das camadas do epitélio no coelho e no homem.
Keywords: Corneal epithelium; Confocal microscopy; Epitélio corneano; Microscopia confocal
Abstract
Objetivo: Avaliar o efeito imunossupressor da ciclosporina intramuscular (I.M.), administrada por tempo limitado em diferentes períodos do pós-operatório, no transplante penetrante de córnea em um modelo experimental em rato, por meio de avaliação clínica e anátomo-patológica do enxerto corneano. Método: Foram utilizados ratos isogênicos Fischer como doadores e Lewis como receptores, em um modelo ortotópico de transplante de córnea. A administração de ciclosporina I.M. 10 mg/kg/dia foi iniciada em diferentes períodos nos grupos estudados: no pós-operatório imediato, no 7º dia pós-operatório e no 9º dia pós-operatório. A ciclosporina quando iniciada foi administrada até o 30º dia pós-operatório. Um grupo controle não recebeu a ciclosporina I.M. Os enxertos corneanos foram avaliadas clínica e histologicamente. Resultados: Rejeição foi observada nas primeiras três semanas do pós-operatório em 100% dos casos no grupo controle (n = 5) que não recebeu a ciclosporina. Os ratos tratados com ciclosporina (n = 15) apresentaram rejeição em apenas um caso, que teve curta evolução e poucos sinais clínicos. Os estudos histológicos confirmaram as avaliações clínicas. O grupo controle apresentou infiltrado no enxerto corneal com predomínio de linfócitos sobre neutrófilos com mais neovasos, com mais fibrose e com infiltrado inflamatório mais intenso do que os grupos tratados com ciclosporina. Conclusão: Os dados obtidos indicam que a ciclosporina I.M., pode ter efeito benéfico sobre o controle da rejeição do transplante de córnea, mesmo na sua fase ativa.
Keywords: Ciclosporina A; Transplante de córnea experimental; Rejeição do enxerto
Abstract
Objetivo: Analisar os resultados de um estudo comparativo entre as estratégias dinâmica e normal utilizando o perí-metro Octopus 1-2-3. Métodos: Utilizando o Octopus 1-2-3 nas estratégias dinâmica e normal foi realizada a perimetria automatizada em 24 pacientes glaucomatosos (8 homens e 16 mulheres) com uma média de intervalo entre os 2 exames de 6 meses. Todos pacientes já haviam sido previamente submetidos a pelo menos um exame de perimetria automatizada no Octopus 1-2-3. Os dados comparados, para ambos os olhos, foram: a idade do paciente, número de estímulos, sensibilidade média (MS), defeito médio (MD), perda localizada (LV), flutuação em curto prazo (SF) e o fator de confiabilidade (RF). Na análise estatística, utilizando o teste t pareado, somente os campos visuais com RF menor que 10 foram incluídos. O nível de significância foi igual a 5% (p < 0,05). Resultados: Não houve diferença estatisticamente significativa entre as duas estratégias em relação à idade, LV, SF e RF. Entretanto, houve diferença estatisticamente significativa na duração do teste, número de estímulos, MS e MD. A estratégia dinâmica mostrou uma sensibilidade difusa maior e um menor defeito médio quando comparada à estratégia normal. Conclusões: Nossos resultados indicam que os valores dos limiares medidos pela estratégia dinâmica estão em concordância com os valores obtidos utilizando a estratégia normal nos pacientes portadores ou suspeitos de glaucoma, cujos campos visuais estão normais ou limítrofes. Estes resultados também confirmam a redução na duração do exame. Também sugerem que, quando compararmos campos visuais realizados com a estratégia dinâmica com aqueles realizados com a estratégia normal, é necessária cautela em relação aos valores do MS e MD.
Keywords: Perimetria automatizada; Glaucoma; Octopus 1-2-3
Abstract
Foi pesquisada a presença de fungos na conjuntiva ocular de 23 pacientes com AIDS, 24 pacientes infectados pelo HIV, ambos de controle ambulatorial e 48 indivíduos HIV negativos, durante um ano, nos meses de fevereiro, abril, julho e outubro. O fungo mais isolado foi Penicillium sp, seguido de Aspergillus sp, Candida sp e Rhodotorula sp. Embora sem diferença significante, em todas as coletas foi verificado um crescimento maior de fungos na conjuntiva dos portadores de AIDS, seguido pelo grupo infectado pelo HIV e em menor número nos indivíduos HIV-negativos.
Keywords: Flora fúngica; Conjuntiva; AIDS; HIV
Abstract
O caso descrito apresentava uma hipotropia pouco severa com acuidade visual normal e binocularidade em infra-versão; além de uma hipotonia muscular generalizada, ao contrário da severa hipotropia e ambliopia encontrada nessa afecção. O procedimento cirúrgico levou estes fatos em consideração, tendo-se optado por um retrocesso pequeno do reto inferior para que se corrigisse o torcicolo sem interferir na posição de leitura. Os resultados pós-operatórios foram satisfatórios.
Keywords: Fibrose congênita de reto inferior; Ambliopia; Hipotonia muscular generalizada
Abstract
Os autores descrevem um novo método para produzir um instrumento para colheita de material de córnea. Tal instrumento pode ser manufaturado com uma cânula ou agulha fina. O material é moldado de forma plana com o auxílio de um laminador, ou de um martelo e placa de metal. Lixa fina é utilizada para arredondar as bordas e a ponta é ligeiramente dobrada. Um cabo pode ser adicionado de modo a facilitar a manipulação do instrumento, que pode ser reutilizado após lavagem e esterilização local na ponta do metal, ou por óxido de etileno.
Keywords: Espátula; Microbiologia; Diagnóstico; Bioengenharia; Córnea
Abstract
Relatamos um caso de deficiência primária de vitamina A com apresentação inicial ocular tratado tópica e sistemicamente com vitamina A 100.000 UI por dia via oral e colírio de 5.000 UI/ml, quatro vezes ao dia. Com o tratamento houve total resolução das manifestações oftalmológicas.
Keywords: Manchas de Bitot; Hipovitaminose A
Abstract
Keywords:
ABO is licensed under a Creative Commons Attribution-NonComercial 4.0 Internacional.
About
Issues
Editorial Board
Submission
Official publication of Conselho Brasileiro de Oftalmologia
Rua Casa do Ator, 1.117 - 2º andar - CEP: 04546-004
São Paulo - SP, Brazil
Phone: +55 11 3266-4000