Showing of 1 until 20 from 49 result(s)
Search for: Walton Nosé
Abstract
Objetivo: Comparar, por meio de um estudo prospectivo e bilateral randomizado, a eficácia, segurança e previsibilidade das técnicas de ceratectomia fotorrefrativa (PRK) e "excimer laser in situ keratomileusis" (LASIK) para o tratamento da miopia baixa e moderada. Métodos: Foram incluídos dezessete pacientes (34 olhos) com equivalente esférico (EE) refracional entre -2,00 e -6,00 dioptrias (D). Cada paciente foi submetido a PRK em um olho e LASIK no outro. Ambos os olhos foram tratados no mesmo dia pelo mesmo cirurgião, com o excimer laser VISX 20/20B e o microceratótomo automatizado da Chiron. Resultados: No pré-operatório, a média do EE refracional foi semelhante nos dois grupos (-3,57±1,17D e -3,71±0,98D, para PRK e LASIK, respectivamente). Dor pós-operatória foi referida somente nos casos de PRK (8 olhos: 47,1%). O seguimento pós-operatório médio foi de 14±5 meses (6 a 24) para o grupo de PRK, e 14±6 meses (3 a 24) para o de LASIK. A média do erro refrativo residual foi semelhante nos dois grupos (-0,34±0,45D e -0,29±0,52D, para PRK e LASIK, respectivamente). No primeiro dia pós-tratamento, 15 olhos (100%) do grupo de LASIK e 2 (13,3%) de PRK apresentavam acuidade visual sem correção (AV s/c) ³ 20/40 (n=15). Ao último exame, 15 olhos (88,2%) de LASIK contra 11 (64,7%) de PRK atingiram AV s/c ³ 20/20 (n=17). Não houve perda da melhor acuidade visual corrigida. Conclusão: Neste estudo, tanto o PRK quanto o LASIK mostraram-se ser tecnicamente seguros, eficazes e previsíveis para a correção da miopia baixa e moderada. A técnica de LASIK foi a preferida na análise subjetiva dos pacientes, pela recuperação visual mais precoce associada a menor dor no pós-operatório.
Keywords: Miopia; Excimer laser; LASIK; Cirurgia refrativa
Abstract
Objetivo: Avaliar a eficácia da técnica de ceratoplastia lamelar profunda preservando a membrana de Descemet e as células endoteliais do paciente, com a utilização de botão esclero-corneano. Métodos: Foram realizadas 14 ceratoplastias lamelares com viscodissecção da membrana de Descemet do receptor usando sulfato de condroitina 4% e hialuronato de sódio 3%. Dez (10) pacientes apresentavam ceratocone avançado, 3 tinham leucoma por herpes simples e em 1 havia irregularidade corneana pós-ceratotomia radial. O acompanhamento pós-operatório variou de 12 a 48 meses (média 24 ±10,5 meses). Resultados: Após a retirada de todas as suturas a média do equivalente esférico no último exame oftalmológico foi de -2,0 ± 3,6 dioptrias (D) (-10,3 D a +4,74 D). O astigmatismo final variou de -6,0 DC a -0,75 DC com média de -3,3 ± 1,9 DC. Dos 14 pacientes 12 apresentaram na visita final acuidade visual com correção de 20/40 ou melhor. Todos os pacientes ganharam linha de visão pela tabela de Snellen. Não houve presença de edema corneano, descompensação endotelial ou rejeição. Nenhuma opacidade ou depósito na interface foi observado. Dois pacientes apresentaram dobras na membrana de Descemet com baixa da acuidade visual. Conclusão: Apesar das dificuldades técnicas relacionadas à ceratoplastia lamelar e viscodissecção da membrana de Descemet, acreditamos que este seja um procedimento de escolha em pacientes cuja população de células endoteliais esteja preservada. Esta técnica resulta em melhor acuidade visual final quando comparada ao transplante lamelar tradicional e menor reação imunológica quando comparada a ceratoplastia penetrante. Independentemente da qualidade do tecido doador, conseguimos córneas transparentes como resultado, pois o endotélio do receptor foi preservado.
Keywords: Transplante de córnea; Membrana de Descemt
Abstract
Objetivo: Avaliar alterações do cristalino relacionadas à idade, em olhos normais, analisando-se sua densidade e espessura, além da profundidade da câmara anterior (PCA). Métodos: Foram estudados 120 olhos de 60 pacientes hígidos por meio do sistema Scheimpflug. Os pacientes foram distribuídos em 6 grupos: Grupo I, 10 a 19 anos; Grupo II, 20 a 29 anos; Grupo III, 30 a 39 anos; Grupo IV, 40 a 49 anos; Grupo V, 50 a 59 anos ; e Grupo VI, 60 a 69 anos. Foram analisadas as seguintes variáveis: profundidade da câmara anterior, densidade do cristalino (DC) e espessura do cristalino (EC). Para avaliação da densidade, o cristalino foi dividido em 5 áreas: cápsula anterior, córtex anterior, núcleo, córtex posterior e cápsula posterior. Estas variáveis foram correlacionadas com a idade. Resultados: A profundidade da câmara anterior diminuiu, ao passo que a espessura do cristalino aumentou com o envelhecimento. A densidade do cristalino aumentou com a idade em todas as áreas estudadas, exceto na cápsula posterior, onde ocorreu diminuição nos valores. Quando correlacionadas idade e densidade do cristalino observou-se forte correlação positiva nas seguintes áreas: cápsula anterior (r = 0,78; p<0,001), córtex anterior (r = 0,87; p<0,001), núcleo (r = 0,88; p<0,001) e córtex posterior (r = 0,70; p<0,001). A correlação entre idade e DC na área capsular posterior foi negativa (r = -0,62; p<0,001). Encontrou-se correlação significante entre idade e EC (r = 0,73; p<0,001). Os coeficientes de correlação para PCA e EC (r = -0,60; p<0,001) e PCA e idade (r = -0,34; p<0,001) foram negativos. Conclusões: Este estudo mostrou, por meio do sistema Scheimpflug, as alterações da profundidade da câmara anterior, densidade do cristalino e espessura do cristalino decorrentes do envelhecimento. Deve-se ter atenção com estas mudanças relacionadas à idade na realização de estudos envolvendo drogas anticataratogênicas, drogas tóxicas ao cristalino e pacientes com catarata.
Keywords: Câmara anterior; Cristalino; Envelhecimento; Catarata; Fotografia; Segmento anterior do olho
Abstract
Objetivo: Analisar a incidência, tipo, tratamento e evolução das complicações em LASIK. Métodos: Estudo retrospectivo de 1000 olhos submetidos a LASIK usando os microceratótomos Hansatome® ou Automated Corneal Shaper® e os aparelhos de Excimer Laser VISX 20/20B ou Chiron Technolas 217C. Complicações peroperatórias e pós-operatórias precoces e tardias foram analisadas. Resultados: A média do equivalente esférico pré-operatório foi de -4,29 ± 3,20D. A média do seguimento foi de 6,05 ± 6,69 meses. No período peroperatório foram encontradas cinco (0,5%) complicações do disco relacionadas ao microceratótomo (3 discos finos, 1 disco com perfuração central e 1 disco pequeno). As complicações mais freqüentes no período pós-operatório precoce foram as dobras de disco (6,4%), seguidas de debris na interface (4,1%), ceratite não específica da interface (1,1%), "haze" (0,4%), crescimento epitelial da interface (0,4%) e deslocamento de disco (0,3%). A maioria destes eventos foi prontamente tratada, alcançando-se bons resultados. Para as complicações tardias, relacionadas à refração, foram analisados 655 olhos que apresentavam seguimento mínimo de 3 meses. No último exame, a média do equivalente esférico neste grupo foi de -0,26±0,76D. Oito por cento dos olhos encontravam-se com hipocorreção superior a 1,00D; e 1,67% com hipercorreção > 1,00D. Retratamento foi necessário em 28 olhos (4,27%). Cinco casos (0,76%) perderam de 2 ou mais linhas da melhor acuidade visual corrigida. Não foram observadas outras complicações visualmente importantes. Conclusão: LASIK é um procedimento refrativo seguro e com poucas complicações.
Keywords: Ceratomileuse assistida por excimer laser in situ; Ceratomileuse assistida por excimer laser in situ; Erros de refração; Estudos retrospectivos; Complicações intra-operatorias; Complicações pós-operatorias
Abstract
Os autores relatam o caso raro de paciente diabético com rubeosis iridis submetido à cirurgia de catarata com implante de lente intra-ocular, em que houve o crescimento de neovasos na cápsula posterior do cristalino.
Keywords: Neovascularização, patológica; Diabetes mellitus; Lentes intra-oculares; Complicações pós-operatórias; Extração de catarata; Doenças da íris
Abstract
OBJETIVO: Avaliar prospectivamente a eficácia e segurança dos segmentos de anéis corneanos intra-estromais (ICRS) para a correção de baixa miopia e comparar os resultados obtidos com a técnica de laser in situ keratomileusis (LASIK). MÉTODOS: Estudo prospectivo, bilateral e não randomizado. Quatorze pacientes com equivalente esférico entre -1,00 e -4,50 D foram submetidos ao implante de ICRS em um olho e à técnica de LASIK no olho contralateral. As avaliações pós-operatórias foram realizadas com um e sete dias, um, três, seis, 12 e 24 meses. RESULTADOS: Ao último exame, 64,29% dos olhos (9/14) do grupo ICRS e 85,71% (12/14) após o LASIK estavam entre ± 0,50 D da correção desejada (p=0,385). Acuidade visual sem correção >20/20 foi obtida em quatro dos 14 olhos (28,57%) do grupo ICRS, e em 12 dos 14 olhos (85,71%) do grupo LASIK (p=0,002¹). Durante o seguimento, não foram observadas variações refracionais superiores a 1,00 D, entre dois exames consecutivos, em ambos os grupos, ou perda significante da melhor acuidade visual corrigida. Maior indução de astigmatismo foi encontrada nos olhos implantados com ICRS. Ao exame de 24 meses, o grupo ICRS apresentou valores inferiores no exame de sensibilidade ao contraste, especialmente nas freqüências espaciais mais altas (p=0,032¹ em 18 cpd). Foram relatadas mais queixas subjetivas no período pós-operatório precoce de ICRS em relação ao LASIK. CONCLUSÕES: Os ICRS foram considerados eficazes na correção de baixa miopia, porém sua segurança foi limitada pela indução de astigmatismo no pós-operatório, e seus resultados foram inferiores aos do grupo controle.
Keywords: Miopia; Córnea; Implante de prótese; Ceratomileuse assistida por excimer laser in situ; Miopia
Abstract
A cistinose é doença autossômica recessiva rara caracterizada pelo acúmulo do aminoácido cistina livre dentro dos lisossomos e geralmente é fatal na primeira década de vida na ausência de transplante renal. O presente estudo tem por objetivo relatar os achados da microscopia confocal in vivo em paciente adulto com cistinose infantil. O exame de microscopia confocal in vivo revelou que há diferenças quanto à intensidade de acometimento, tamanho e forma dos depósitos nas diversas camadas corneanas.
Keywords: Microscopia confocal; Estroma corneal; Doenças da córnea; Cistinose; Relato de caso
Abstract
OBJETIVO: Realizar o primeiro censo brasileiro de cirurgia refrativa. MÉTODOS: Entre agosto de 2001 e fevereiro de 2002 foram enviados questionários para 7.890 oftalmologistas brasileiros, com questões sobre aspectos demográficos, tendências, padrões de práticas, instrumentos, cuidados pré-operatórios e mercado da cirurgia refrativa. RESULTADOS: Novecentos e vinte questionários (11,67%) foram devidamente respondidos. O laser in situ ceratomileuse é a técnica preferida para correção de dioptrias entre +5,00 e -7,00 D. O excimer laser mais utilizado é o Nidek® EC 5000 e o microceratótomo mais freqüente é o Hansatome. Outros aspectos como: demográficos, procedimentos, técnicas, tendências, volume cirúrgico, cuidados pré-operatórios e mercado também foram analisados. CONCLUSÃO: A partir desta pesquisa, pode-se observar e monitorar aspectos demográficos, padrões de práticas, tendências, tecnologia e mercado da cirurgia refrativa no Brasil e compará-las com outras pesquisas semelhantes em outras partes do mundo.
Keywords: Erros de refração; Cirurgia a laser; Ceratomileuse assistida por excimer laser in situ; Questionários; Oftalmologia; Condutas na prática dos médicos; Coleta de dados; Brasil
Abstract
OBJETIVO: Avaliar a qualidade de corte do microceratótomo Masyk® na confecção de lamela corneana pediculada em olhos porcinos. MÉTODOS: Realizou-se estudo prospectivo na Eye Clinic Day Hospital (São Paulo, Brasil) em 31 olhos porcinos divididos em 2 grupos: 15 olhos nos quais se utilizou a plataforma de 160 µm e anel de sucção de 9,5 mm de diâmetro (Grupo 1) e 16 olhos, submetidos à plataforma de 140 µm e anel de sucção de 8,5 mm de diâmetro (Grupo 2). As espessuras efetivas das lamelas foram aferidas pelo paquímetro P55 (Paradigm, EUA) e os diâmetros verticais do leito estromal com compasso cirúrgico. RESULTADOS: Não ocorreram complicações durante a utilização do microceratótomo e não foram identificadas lamelas livres, perfuradas ou incompletas. No grupo 1, a média das espessuras efetiva foi de 146,33 ± 15,43 µm, com variação entre 127 e 186 µm. A média das medidas do diâmetro vertical do leito residual foi de 9,39 ± 0,26 mm, com variação entre 8,90 e 9,85 mm. No grupo 2, a média das espessuras efetiva foi de 128,75 ± 18,83 µm, com variação entre 71 e 178 µm. A média das medidas do diâmetro do leito residual foi de 8,27 ± 0,20 mm, com variação entre 7,95 e 8,65 mm. CONCLUSÃO: O microceratótomo Masyk® mostrou-se eficaz e seguro em confeccionar lamelas corneanas pediculadas de espessura e diâmetros adequados em olhos porcinos.
Keywords: Ceratomileuse assistida por excimer laser in situ; Ceratectomia fotorrefrativa por excimer laser; Córnea; Microcirurgia
Abstract
OBJETIVO: Descrever as características de uma nova câmara anterior artificial e discutir suas vantagens (MALKS®, Loktal, São Paulo, Brasil). MÉTODOS: Análise e descrição das especificações técnicas utilizadas na câmara anterior artificial MALKS® (Micro automated lamellar keratoplasty system). RESULTADOS: O MALKS® é constituído de oito partes: a) câmara artificial; b) anel fixador da córnea; c) porca de travamento do anel fixador; d) trilho e ajustador do diâmetro do disco lamelar; e) aplanadores para aferição e definição do diâmetro do disco lamelar; f) sistema de infusão, que possibilita o controle digital objetivo peroperatório da pressão intracameral; g) microcerátomo automático; h) trépano marcador. CONCLUSÃO: O MALKS® utiliza o mesmo microcerátomo automático desenvolvido para LASIK, possibilita a obtenção de lamelas corneanas de espessura e diâmetro programados, assim como o controle objetivo peroperatório digital da pressão intracameral (PIC). Esta câmara anterior artificial pode ser ferramenta importante tanto para as cirurgias de transplante lamelar superficial quanto endotelial.
Keywords: Ceratomileuse assistida por excimer laser in situ; Córnea; Transplante de córnea; Ceratoplastia penetrante; Cirurgia a laser
Abstract
Os autores relatam um caso em que a microscopia confocal in vivo ajudou no diagnóstico e acompanhamento de ceratite fúngica. Realizou-se a microscopia confocal in vivo em paciente com úlcera corneana, que há 30 dias estava sendo tratada, sem obter melhora com uso de diversos medicamentos tópicos. O paciente também tinha se submetido à coleta de material corneano para análise laboratorial, com resultado negativo e inconclusivo. Foi observado à microscopia confocal, hifas e coleções infecciosas fúngicas. Dez dias após o diagnóstico confocal, o resultado de nova coleta de material corneano revelou crescimento de Fusarium sp.
Keywords: Microscopia confocal; Córnea; Ceratite; Infecções oculares fúngicas; Fusarium; Relatos de caso [tipo de publicação]
Abstract
OBJETIVO: Avaliar o dano endotelial em cirurgias de catarata com núcleo duro, comparando as técnicas da extração extracapsular planejada da catarata e a facoemulsificação. MÉTODOS: Estudo prospectivo, incluindo 41 pacientes com catarata senil e núcleo muito duro, que foram divididos aleatoriamente em dois grupos: grupo 1 (21 pacientes) foi submetido à extração extracapsular da catarata (EECC) e grupo 2 (20 pacientes) à facoemulsificação (FACO); em todos casos foram implantadas lentes intra-oculares no saco capsular. Exame oftalmológico completo, microscopia especular e paquimetria foram realizados no pré-operatório e com um, três e seis meses de pós-operatório. Perda endotelial, pleomorfismo, polimegatismo e paquimetria foram aspectos estudados. RESULTADOS: Nos dois grupos, ocorreu perda endotelial significativa, comparando os valores pré e pós-operatórios, mas não houve diferença entre os tempos pós-operatórios (um, três e seis meses). Não houve diferença estatística da perda endotelial entre os grupos da extração extracapsular da catarata e facoemulsificação, em todos tempos estudados. A média de perda endotelial com seis meses de cirurgia no grupo 1 (EECC) foi de 28,50% e no grupo 2 (FACO), de 34,77%. Não houve diferença significativa nas medidas da paquimetria, polimegatismo e pleomorfismo, entre os dois grupos. CONCLUSÕES: As diferenças percentuais da densidade endotelial, polimegatismo, pleomorfismo e paquimetria não foram estatisticamente significantes entre o grupo da extração extracapsular da catarata e da facoemulsificação, em todos tempos estudados.
Keywords: Endotélio da córnea; Microscopia; Extração da catarata Facoemulsificação; Terapia por ultra-som
Abstract
OBJETIVO: Avaliar a qualidade de corte do microcerátomo Masyk® na confecção de lamela corneana pediculada em olhos frescos humanos provenientes de Banco de Olhos. MÉTODOS: Realizou-se estudo prospectivo no "Eye Clinic Day Hospital" (São Paulo, Brasil), com 20 olhos humanos frescos de Banco de Olhos. Utilizou-se o microcerátomo Masyk® para confecção de lamela corneana pediculada. A espessura programada foi 160 µm e o diâmetro programado de 9,5 mm em todos os olhos. As espessuras efetivas das lamelas foram aferidas pelo paquímetro P55, Paradigm, USA e os diâmetros verticais do leito estromal com compasso cirúrgico. RESULTADOS: Não ocorreram complicações durante a utilização do microcerátomo e não foram identificadas lamelas livres, perfuradas ou incompletas. A média das espessuras efetivas foi de 160,34±5,10 µm, com variação entre 149 e 181 µm. A média das medidas dos diâmetros verticais do leito residual foi de 9,64±0,16 mm, com variação entre 9,30 e 9,85 mm. CONCLUSÃO: O corte do microcerátomo Masyk® mostrou-se reprodutível, previsível e seguro em confeccionar lamelas corneanas pediculadas de espessura e diâmetros adequados em olhos humanos frescos de Banco de Olhos.
Keywords: Ceratomileuse assistida por excimer laser in situ; Ceratectomia fotorrefrativa por excimer laser; Córnea; Microcirurgia
Abstract
OBJETIVO: Descrever os achados da microscopia confocal in vivo em pacientes nos diversos estágios de ceratopatia induzida por amiodarona, e correlacionar o estadiamento biomicroscópico com o estadiamento confocal. MÉTODOS: Vinte olhos de 10 pacientes (6 homens e 4 mulheres) em tratamento com amiodarona, que apresentavam ceratopatia induzida pela droga, foram selecionados para o estudo, com a microscopia confocal (MC). RESULTADOS: A média de idade foi 58 ± 6,2 anos (50-66 anos) e o tempo de uso da droga foi de 6 ± 3,2 anos (2-11 anos). Todos pacientes tinham acuidade visual com correção melhor ou igual a 20/40. A biomicroscopia evidenciou ceratopatia por amiodarona: dois pacientes no estágio 1, quatro no estágio 2 e quatro no estágio 3. Todas as córneas apresentaram inclusões intracelulares brilhantes e de alta refletividade na camada epitelial basal. A partir dos estágios 2 e 3, foram encontrados microdepósitos em todas camadas corneanas. Foram observados afilamento e aumento da tortuosidade dos nervos corneanos nos estágios 2 e 3 da ceratopatia. A contagem endotelial média foi de 2.524 ± 150,3 células/mm². CONCLUSÃO: O epitélio basal foi o mais acometido nos diferentes estágios da ceratopatia. Nos pacientes do estágio 1 a biomicroscopia, os microdepósitos subepiteliais são restritos ao epitélio superficial e basal, ao passo que nos pacientes dos estágios 2 e 3, os microdepósitos afetam todas camadas corneanas. À medida que a ceratopatia avança, os nervos corneanos ficam mais afilados e tortuosos.
Keywords: Doenças da córnea; Epitélio; Amiodarona; Microscopia confocal
Abstract
OBJETIVO: Avaliar os resultados do retratamento personalizado (Zyoptix, Bausch & Lomb) e do retratamento convencional (Planoscan, Bausch & Lomb) em olhos submetidos a LASIK primário convencional. MÉTODOS: Foi realizado estudo prospectivo, randomizado, de 74 olhos de 37 pacientes submetidos a retratamento de LASIK para correção de miopia e astigmatismo. Cada paciente foi submetido a retratamento de LASIK com ablação personalizada em um olho e ablação convencional no olho contralateral. Foram comparadas a acuidade visual de alto contraste e refração manifesta, com acompanhamento de seis meses. RESULTADOS: Os retratamentos personalizados de LASIK (Zyoptix) e os retratamentos convencionais de LASIK (Planoscan) apresentaram valores estatisticamente similares para a acuidade visual, ganho/perda de linhas da melhor acuidade visual corrigida, índices de segurança e eficácia e porcentagem de olhos com equivalente esférico (EE) entre ± 0,50 D e 1,00 D no período pós-operatório de seis meses. Houve diferença significativa para os valores do componente esférico e do equivalente esférico nos períodos pós-operatórios de uma semana, um, três e seis meses entre os grupos Zyoptix e Planoscan. Os olhos do grupo Zyoptix apresentaram valores mais hipermétropes do que os olhos do grupo Planoscan. A previsibilidade da correção do equivalente esférico no grupo Zyoptix foi superior à do grupo Planoscan. CONCLUSÕES: A ablação personalizada proporciona melhores resultados refracionais do que a ablação convencional para os retratamentos de LASIK convencional. A medida da acuidade visual de alto contraste não é parâmetro sensível para evidenciar a melhor técnica cirúrgica.
Keywords: Erros de refração; Córnea; Ceratomileuse assistida por excimer laser in situ; Retratamento; Lasers
Abstract
OBJETIVO: Avaliar a qualidade visual após retratamento personalizado e retratamento convencional em olhos submetidos a LASIK primário convencional. MÉTODOS: Foi realizado estudo prospectivo de 74 olhos submetidos ao retratamento de LASIK para correção de miopia e astigmatismo. Cada paciente foi submetido ao retratamento de LASIK com ablação personalizada (Zyoptix, Bausch & Lomb) em um olho e ablação convencional (Planoscan, Bausch & Lomb) no olho contralateral. Foram comparados os resultados do teste de ofuscamento e da sensibilidade ao contraste durante o acompanhamento de seis meses. RESULTADOS: Os olhos do grupo Zyoptix apresentaram melhores resultados no teste de ofuscamento e na sensibilidade ao contraste do que o olho contralateral, quando se compararam os resultados. CONCLUSÕES: O retratamento personalizado resultou em melhor qualidade visual pós-operatória do que o retratamento convencional de LASIK primário convencional.
Keywords: Qualidade; Visão; Ceratomileuse assistida por excimer laser in situ; Retratamento; Lasers; Miopia; Erros de refração
Abstract
OBJETIVO: Comparar os resultados obtidos após o Lasik personalizado utilizando duas plataformas diferentes. MÉTODOS: Estudo prospectivo, randomizado com 50 pacientes míopes submetidos a cirurgia refrativa em ambos os olhos. Foram selecionados para o estudo, pacientes com equivalente esférico semelhante entre os olhos. Todos foram submetidos a Lasik bilateral e simultâneo, sendo que um olho foi operado pela plataforma CustomCornea® e o outro pela Zyoptix®. Acuidade visual sem e com correção, refração dinâmica e estática, medida das aberrações oculares, teste de sensibilidade ao contraste foram realizados no período pré-operatório e pós-operatório de 1, 3 e 6 meses. RESULTADOS: No período pré-operatório a média do equivalente esférico era de -3,29 ± 1,56 D no grupo CustomCornea® e de -3,22 ± 1,50 D no Zyoptix® (p=0,267). No sexto mês de pós-operatório, a média do equivalente esférico no grupo CustomCornea® era de -0,077 ± 0,23 D e -0,282 ± 0,30 D no Zyoptix® (p<0,001*). Acuidade visual sem correção > 20/20 foi alcançada em 86% dos olhos no grupo CustomCornea® e 70% no grupo Zyoptix® (p=0,094). Nenhum paciente perdeu duas ou mais linhas da melhor acuidade visual corrigida. Cem por cento dos olhos CustomCornea® e 88% dos Zyoptix® ficaram entre ± 0,50 D da emetropia (p=0,014*). Melhora da sensibilidade ao contraste em todas as frequências espaciais testadas foi observada em ambos os grupos. A aberração esférica apresentou aumento em ambos os grupos, porém este foi estatisticamente maior na plataforma Zyoptix® (p<0,001). CONCLUSÃO: Não foram observadas diferenças entre os grupos quanto à eficácia e segurança. O tratamento com a plataforma Zyoptix® consumiu menor quantidade de estroma. Melhor previsibilidade da correção cirúrgica foi obtida pelo grupo CustomCornea®, bem como menor indução de aberração esférica.
Keywords: Miopia; Ceratomileuse assistida por excimer laser in situ; Erros de refração; Estudos comparativos
Abstract
OBJETIVO: Comparar a correção das aberrações oculares nos retratamentos de LASIK personalizado e convencional. MÉTODOS: Foi realizado um estudo prospectivo, randomizado, de 74 olhos de 37 pacientes submetidos ao retratamento de LASIK para correção de miopia e astigmatismo. Cada paciente foi submetido ao retratamento de LASIK personalizado Zyoptix (Bausch & Lomb) em um olho e convencional Planoscan (Bausch & Lomb) no olho contralateral. Foi comparada a correção das aberrações oculares nos retratamentos personalizado e convencional. RESULTADOS: No sexto mês pós-operatório, os olhos submetidos ao retratamento Zyoptix apresentaram diminuição estatisticamente significativa do defocus, astigmatismo, coma, aberração esférica, segunda ordem, terceira ordem, alta ordem e aberrações totais. Os olhos submetidos ao retratamento Planoscan apresentaram diminuição estatisticamente significativa do defocus, segunda ordem e aberrações totais. CONCLUSÕES: O retratamento personalizado foi superior ao retratamento convencional para a correção das aberrações oculares de baixa e alta ordens.
Keywords: Astigmatismo; Astigmatismo; Miopia; Miopia; Ceratomileuse assistida por excimer laser in situ; Acuidade visual; Retratamento
Abstract
OBJETIVO: Avaliar a sensibilidade, especificidade e acurácia de parâmetros biomecânicos e anatômicos do segmento anterior isolados na diferenciação de córneas saudáveis e com ceratocone. MÉTODOS: Estudo tipo série de casos comparativa. Pacientes com ceratocone e controles saudáveis foram pareados (idade e sexo) e submetidos a exame oftalmológico completo, incluindo avaliação biomecânica (ORA) e tomográfica (Pentacam). Ceratometria central média, astigmatismo corneano, espessura corneana central, profundidade da câmara anterior, volume corneano, CH e CRF foram estabelecidos, avaliados e comparados. Curvas ROC (Receiver operating characteristic) foram utilizadas para identificar o melhor valor de corte que apresentasse a maior sensibilidade e especificidade na discriminação entre ceratocone e córneas saudáveis para cada dado estudado. RESULTADOS: Setenta e sete olhos de 43 pacientes com ceratocone (24 homens e 19 mulheres) e 86 olhos de pacientes saudáveis (24 homens e 19 mulheres) foram incluídos no estudo. Curvas ROC mostraram baixa acurácia na predição do diagnóstico de ceratocone em todos os parâmetros isolados estudados. Maior sensibilidade encontrada foi 79,2% para profundidade da câmara anterior e CH (ponto de corte 3,22mm e 9,39mmHg respectivamente); maior especificidade e acurácia foram encontradas na análise do astigmatismo corneano (ponto de corte 2,2 D; 89,5% e 80,34% respectivamente). CONCLUSÃO: Todos os parâmetros estudados mostraram diferença estatisticamente significativa entre os grupos. No entanto, quando considerados isoladamente apresentaram baixas sensibilidade, especificidade e acurácia na diferenciação entre ceratocone e córneas saudáveis.
Keywords: Córnea; Doenças da córnea; Topografia da córnea; Biomecânica; Ceratocone
Abstract
OBJETIVO: Avaliar e comparar a histerese corneana (CH) e o fator de resistência corneano (CRF) em olhos saudáveis com espessura corneana central (CCT) < 505 µm com os resultados de CH e CRF em pacientes com ceratocone pareados por sexo, idade e CCT, além de estimar a sensibilidade e especificidade destes parâmetros na diferenciação dos grupos. MÉTODOS: Estudo prospectivo, do tipo série de casos comparativa. No total, 46 olhos de 30 pacientes saudáveis com CCT < 505 µm, e 42 olhos de 30 pacientes com ceratocone pareados por sexo, idade e CCT foram incluídos. Os parâmetros biomecânicos (CH e CRF) foram obtidos através do equipamento Ocular Response Analyzer (ORA) e depois comparados. Curvas ROC (Receiver operating characteristic) foram utilizadas para identificar o melhor valor de corte que apresentasse a maior sensibilidade e especificidade na discriminação entre ceratocone e córneas finas saudáveis para cada dado estudado. RESULTADOS: A CCT encontrada foi 485,96 ± 17,61 µm (de 438 a 505) no grupo de córneas finas saudáveis e 483.64 ± 16,19 µm (de 452 a 505) no grupo ceratocone; p=0,5225. CH 8,63 ± 1,23 mmHg (de 5,95 a 12,2) e 8,07 ± 1,17 mmHg (de 4,9 a 9,85), respectivamente; p=0,0312. CRF 8,43 ± 1,29 mmHg (de 5,45 a 11,10) e 7,22 ± 1,34 mmHg (de 4,7 a 9,45), respectivamente; p<0,001. Análise das curvas ROC mostrou baixa acurácia na diferenciação das córneas finas saudáveis daquelas com ceratocone tanto para CH (ponto de corte, 8,95 mmHg; sensibilidade, 63%; especificidade, 23,8%; acurácia, 44,30%) quanto para CRF (ponto de corte, 7,4 mmHg; sensibilidade, 28,3%; especificidade, 40,5%; acurácia, 34,12%). CONCLUSÃO: Dados fornecidos pelo ORA (CH e CRF) mostraram-se estatisticamente mais baixos em pacientes com ceratocone quando comparados com córneas finas de indivíduos saudáveis. No entanto, os dois parâmetros biomecânicos estudados apresentaram sensibilidade e especificidade muito baixas na diferenciação dos grupos.
Keywords: Córnea; Ceratocone; Doenças da córnea; Biomecânica; Técnicas de diagnóstico oftalmológico
ABO is licensed under a Creative Commons Attribution-NonComercial 4.0 Internacional.
About
Issues
Editorial Board
Submission
Official publication of Conselho Brasileiro de Oftalmologia
Rua Casa do Ator, 1.117 - 2º andar - CEP: 04546-004
São Paulo - SP, Brazil
Phone: +55 11 3266-4000