Arq. Bras. Oftalmol. 2000;63 (3 )
:227-229
| DOI: 10.1590/S0004-27492000000300010
Abstract
Objetivo: Relatar caso de extrusão parcial espontânea de placa de transluscência focal senil de esclera calcificada. Método: Relato de caso de mulher de 75 anos, encaminhada com suspeita de tumor conjuntival, apresentando lesão leucoplásica em esclera, localizada anteriormente à inserção do músculo reto medial do olho esquerdo causando sensação de corpo estranho; instituindo-se tratamento por exérese e enxerto escleral. O exame histopatológico revelou tecido conjuntivo fibroso com calcificação. Conclusão: A extrusão de placa de transluscência senil de esclera deve ser considerada no diagnóstico diferencial dos tumores epibulbares.
Keywords: Transluscência focal senil de esclera; Tumores epibulbares
Arq. Bras. Oftalmol. 2001;64 (4 )
:355-357
| DOI: 10.1590/S0004-27492001000400016
Abstract
Os autores apresentam um caso de uma criança com síndrome do nevus organóide, que se caracteriza pela presença de uma lesão epibulbar em olho direito, associada a nevus sebáceo de Jadassohn em couro cabeludo e cisto de aracnóide na fossa temporal. O exame anatomopatológico da lesão ocular revelou a presença de tecidos de origem ectodérmica e mesodérmica, levando ao raro diagnóstico de coristoma epibulbar complexo. A síndrome é raramente descrita na literatura oftalmológica. São feitas considerações a respeito das alterações oftalmológicas e sistêmicas associadas a esta síndrome.
Keywords: Nevo; Hamartoma; Coristoma; Sindromes neurocutâneas; Neoplasias oculares; Organóides; Relato de caso; Criança
Arq. Bras. Oftalmol. 2005;68 (3 )
:327-331
| DOI: 10.1590/S0004-27492005000300010
Abstract
OBJETIVO: Descrever e analisar os principais achados histopatológicos no retinoblastoma com ênfase na invasão de nervo óptico e túnicas oculares, correlacionando-os ao tratamento realizado. MÉTODOS: Vinte e oito olhos com diagnóstico de retinoblastoma tratados por enucleação na Universidade Federal de São Paulo entre dezembro de 2000 e outubro de 2002 foram submetidos à revisão histopatológica. Os dados clínicos incluiram idade, sexo, raça, lateralidade e tratamento realizado. Na revisão histopatológica foram avaliados neovascularização da íris e seio camerular, grau de diferenciação do tumor e invasão do nervo óptico e coróide de acordo com a classificação de Khelfaoui. RESULTADOS: De 27 pacientes, 13 (48,1%) eram do sexo masculino e 14 (51,9%) eram do sexo feminino, 16 (59,3%) eram da raça branca, 5 (18,5%) eram da raça amarela, 4 (14,8%) eram pardos e 2 (7,4%) eram negros. A média da idade dos pacientes foi de 22,7 meses, sendo 13 casos bilaterais e 14 casos unilaterais. Com relação ao tratamento utilizado, 13 (46,4%) olhos foram submetidos a enucleação primária e 15 (53,6%) tiveram tratamento prévio. Na avaliação histopatológica, 15 (53,6%) tumores eram bem diferenciados. Neovascularização da íris e/ou seio camerular foram observados em 60,6% e necrose e calcificação em 89,2% dos casos. O envolvimento da coróide foi observado em 18 (64,2%) dos casos (grau II e III) e a invasão de nervo óptico em 8 (28,5%) (graus II, III e IV). Dos casos submetidos ao tratamento prévio 40% tinham algum grau de invasão das túnicas oculares e apenas 6,67% apresentavam simultaneamente invasão do nervo óptico e das túnicas oculares. Entretanto nos olhos que foram submetidos à enucleação primária 30,7% apresentavam invasão das túnicas oculares e 53,8% apresentavam simultaneamente invasão do nervo óptico e das túnicas oculares. CONCLUSÃO: Neovascularização, necrose e calcificação foram achados mais comumente observados. A invasão do nervo óptico e coróide foram os dois fatores prognósticos mais importantes, encontrados em 28,5% e 64,2% dos casos respectivamente. Os casos tratados com enucleação primária apresentavam maior comprometimento ocular.
Keywords: Retinoblastoma; Neoplasias da coróide; Neoplasias do nervo óptico; Invasividade neoplásica; Fatores de risco
Arq. Bras. Oftalmol. 2007;70 (2 )
:343-346
| DOI: 10.1590/S0004-27492007000200028
Abstract
Relatamos três casos de infecção corneana por Acanthamoeba sp em que foi possível detectar cistos do microorganismo com a técnica de citologia de impressão. Três pacientes encaminhados ao Laboratório de Doenças Externas Oculares em 2004 com alterações superficiais da córnea foram submetidos ao exame de citologia de impressão para investigação da presença de cistos de Acanthamoeba sp. Duas amostras foram obtidas da córnea de cada paciente e coradas com PAS, hematoxilina e Papanicolaou. Investigação microbiológica de rotina e cultura também foram realizadas após raspado da córnea. O cultivo das amostras e a citologia de impressão foram positivas para Acanthamoeba sp em todos os pacientes, ao passo que os raspados corados com Giemsa foram positivos em dois casos. A citologia de impressão revelou cistos de Acanthamoeba sp entre feixe de células epiteliais corneanas e como células isoladas. Foram observados cistos no epitélio de um dos pacientes com a citologia de impressão após três meses de tratamento, enquanto o raspado foi negativo. No exame anatomopatológico observaram-se cistos no epitélio e estroma de uma córnea receptora de um dos pacientes após transplante. Neste estudo, a citologia de impressão detectou com sucesso cistos de Acanthamoeba sp em pacientes com acometimento epitelial. Por tratar-se de método não invasivo, a técnica pode ser usada para facilitar o diagnóstico mais precoce da infecção por Acanthamoeba, sendo útil também no acompanhamento do tratamento da doença.
Keywords: Ceratite por Acanthamoeba; Doenças da córnea; Técnicas citológicas; Técnicas de diagnóstico oftalmológico; Ceratite; Relatos de casos
Arq. Bras. Oftalmol. 2009;72 (2 )
:205-210
| DOI: 10.1590/S0004-27492009000200014
Abstract
OBJETIVO: Relatar as características da citologia de impressão de nevos conjuntivais referidos como mais perceptíveis. MÉTODOS: Trinta e cinco pacientes que notaram uma lesão conjuntival que se tornou mais perceptível, por mudança de cor ou de tamanho, foram avaliados. Ao exame biomicroscópico foi feito o diagnóstico clínico de nevo, sendo obtidas amostras de citologia de impressão das lesões com auxílio do papel filtro de acetato de celulose, coradas com PAS, H&E e Papanicolaou. Para os indivíduos que optaram também pela remoção da lesão, o tecido foi enviado para análise histopatológica. RESULTADOS: O exame de citologia de impressão revelou ninhos ou blocos de células névicas na camada epitelial, acompanhados ou não de células caliciformes em 32 casos (91,4%). Dez pacientes (28,5%) tiveram a lesão removida, sendo o diagnóstico histopatológico de nevo composto (um na carúncula, um na prega semilunar e seis na conjuntiva bulbar) e nevo subepitelial (dois na conjuntiva bulbar). CONCLUSÃO: A análise pela microscopia óptica das amostras de citologia de impressão confirmou o diagnóstico clínico ao demonstrar características típicas das camadas superficiais do nevo conjuntival em 91,4% dos pacientes. Nos nevos amelanóticos a citologia pode auxiliar no diagnóstico diferencial de outras lesões não pigmentadas. A técnica não substitui o exame histopatológico, mas pode ser útil na avaliação de células névicas em crianças e adultos.
Keywords: Nevo; Túnica conjuntiva; Túnica conjuntiva; Técnicas citológicas; Câmara anterior; Técnicas de diagnóstico oftalmológico
Arq. Bras. Oftalmol. 2011;74 (6 )
:444-446
| DOI: 10.1590/S0004-27492011000600013
Abstract
Carcinoma sebáceo é um tumor raro de crescimento lento considerado uma das mais agressivas neoplasias palpebrais. Pode alcançar taxa de mortalidade de aproximadamente 6%. O diagnóstico tardio é comum devido a sua habilidade de se confundir com outras lesões perioculares tanto clinicamente quanto histologicamente. Relatamos três casos de carcinoma sebáceo da pálpebra com diferentes resultados cirúrgicos, enfatizando a importância do diagnóstico precoce.
Keywords: Neoplasias das glândulas sebáceas; Adenocarcinoma sebáceo; Neoplasias palpebrais; Procedimentos cirúrgicos reconstrutivos; Diagnóstico precoce; Humanos; Masculino; Feminino; Meia-idade; Idosos; Relatos de casos
Arq. Bras. Oftalmol. 2013;76 (1 )
:38-41
| DOI: 10.1590/S0004-27492013000100011
Abstract
OBJETIVO: Avaliar a toxidade na superfície ocular de dois compostos doadores de óxido nítrico em modelos ex vivo e in vivo: S-nitrosoglutationa (GSNO) e S-nitroso-N-acetilcisteína (SNAC), em uma matriz de hidroxipropil metilcelulose (HPMC) nas concentrações finais de 1,0 and 10,0 mM. MÉTODOS: As toxicidades de GSNO e SNAC foram avaliadas clinicamente e histologicamente em modelo ex vivo usando globos oculares porcinos recém excisados. Experimentos in vivo foram realizados com 20 coelhos albinos que foram randomizados em 4 grupos (5 animais em cada): Os grupos 1 e 2 receberam instilações de 150 µL de solução aquosa de HPMC contendo GSNO 1,0 e 10,0 mM, respectivamente, em um dos olhos; Os grupos 3 e 4 receberam instilações de 150 µL de solução aquosa de HPMC contendo SNAC 1,0 and 10,0 mM, respectivamente, em um dos olhos. Os olhos contralaterias em cada grupo receberam solução aquosa de HPMC como controle. Todos os animais foram clinicamente avaliados em lâmpada de fenda e os olhos foram pontuados de acordo com o teste de Draize modificado e analisados histologicamente. RESULTADOS: Os globos oculares porcinos não apresentaram sinais de perfuração, erosão, opacidade da córnea ou outros danos graves. Esses resultados foram confirmados pela análise histológica. Não houve diferença entre os olhos dos coelhos tratados e controles de acordo com a pontuação do teste de Draize em todos os grupos (p>0,05). Todas as formulações apresentaram um escore médio menor do que 1 e foram classificadas como "não-irritantes". Não houve evidência de toxicidade tecidual nas análises histológicas em todos os animais. CONCLUSÃO: Soluções aquosas de HPMC contendo GSNO e SNAC em concentrações até 10,0 mM não induzem irritação ocular.
Keywords: Toxicidade de drogas; S-nitrosotióis; S-nitrosoglutationa; Metilcelulose; Doadores de óxido nítrico