Showing of 1 until 5 from 5 result(s)
Search for: Marcelo Sobrinho
Abstract
OBJETIVO: Relatar a experiência inicial com o uso de lentes de contato gelatinosas especiais para ceratocone. MÉTODOS: Estudo retrospectivo de 80 olhos de 66 pacientes usuários de lentes de contato gelatinosas especial para ceratocone, no Setor de Lentes de Contato da UNIFESP e em clínicas particulares. Os pacientes foram classificados de acordo com o grau de gravidade da doença pela avaliação ceratométrica. Foram coletados os seguintes dados: idade, sexo, diagnóstico, ceratometria, acuidade visual com a lente, equivalente esférico (ES), curvatura da lente e indicação para o seu uso. RESULTADOS: Foram estudados 80 olhos de 66 pacientes usuários de lente gelatinosa para ceratocone. A média de idade foi de 29 anos, sendo 51,5% homens e 48,5% de mulheres. De acordo com os grupos: incipiente: 15,0%, moderado: 53,7%, avançado: 26,3%, grave: 5,0%. A maioria dos olhos estudados (91,25%) apresentou acuidade visual melhor que 20/40 com a lente. Foram adaptadas 58% lentes de poder esférico (média de -5,45 dioptrias) e 41% lentes com grau esferocilíndrico (variando de -0,50 a -5,00 dioptrias cilíndricas). A curva esférica mais utilizada foi de 7,6 mm (61% dos olhos). As principais razões para a escolha e adaptação desta lente foram devido à intolerância e ao padrão de adaptação insatisfatório com outras lentes. CONCLUSÃO: A lente gelatinosa para ceratocone pode ser usada em casos de difícil adaptação, como uma opção para melhorar o conforto e possibilitar a reabilitação visual em pacientes que não obtiveram alternativas a não ser algum procedimento cirúrgico.
Keywords: Lentes de contato hidrofílicas; Acuidade visual; Transtornos da visão, Doenças da córnea; Ceratocone; Acomodação ocular
Abstract
OBJETIVOS: Identificar as principais indicações de transplante penetrante de córnea e fornecer o perfil demográfico e epidemiológico dos pacientes encaminhados ao Projeto de triagem de transplante do Hospital Oftalmológico de Sorocaba. MÉTODOS: Foram analisados retrospectivamente os prontuários dos pacientes, no período de junho a dezembro de 2003, que foram encaminhados para o Projeto Transplante de Córnea em nosso serviço. RESULTADOS: Dos 171 pacientes estudados, 102 (59,6%) pacientes eram do sexo masculino, 69 (40,3%) do sexo feminino; a média de idade foi de 37 anos, 106 (49%) possuíram indicação de transplante de córnea. Procedência dos pacientes encaminhados ao projeto transplante: São Paulo (68%), Minas Gerais (6%), Paraná (6%), Rio de Janeiro (5%), Maranhão (3%) e outros (12%). As principais indicações de transplante de córnea em nosso estudo foram: ceratocone 65%, ceratopatia bolhosa do pseudofácico 21%, leucoma corneano 10%, distrofia de Fuchs 1,9%, distrofia lattice 0,9% e síndrome de Steven Johnson 0,9%. CONCLUSÃO: Muitos pacientes encaminhados para transplante em nosso serviço não apresentavam indicação para o mesmo, fato que demonstra o desconhecimento dos oftalmologistas gerais sobre as indicações reais do transplante de córnea. Quanto às principais doenças indicadas para transplante o ceratocone predominou, seguido da ceratopatia bolhosa do pseudofácico.
Keywords: Transplante de córnea; Ceratoplastia penetrante; Ceratocone; Doenças da córnea; Hospitais especializados; Estudos retrospectivos
Abstract
OBJETIVO: Avaliar o nível de conhecimento e aprendizado sobre ceratocone, em uma população portadora desta doença, atendida em hospital de referência terciário. MÉTODOS: Um questionário foi distribuído aleatoriamente a pacientes portadores de ceratocone, durante uma consulta para avaliação quanto à indicação de ceratoplastia. Posteriormente foi distribuído material informativo sobre a doença, para que fosse estudado. Após a leitura o mesmo questionário foi novamente aplicado. Os resultados foram comparados estatisticamente pelo teste t de Student. RESULTADOS: Trinta e um indivíduos responderam aos dois questionários. A média de acertos antes da leitura do material informativo foi de 4,45 questões (49,46%) com desvio padrão (DP) de ±1,02 acerto. Após a leitura o índice de acertos no mesmo questionário subiu para 7,19 questões (79,9%) e DP ±0,65 acerto. A diferença foi estatisticamente significante com p<0,0001. CONCLUSÃO: O nível de conhecimentos da população estudada a respeito de sua doença é baixo, especialmente nos aspectos que abrangem prognóstico, evolução e tratamento da doença. Contudo, este quadro de desinformação pode ser mudado com a adoção de medidas apropriadas.
Keywords: Ceratocone; Transplante de córnea; Conhecimentos; atitudes e prática em saúde; Educação do paciente
Abstract
A síndrome de Alport é descrita como uma doença hereditária que afeta um gene relacionado à produção de colágeno das membranas basais causando nefrite hemorrágica associada com surdez e alterações oculares. A forma ligada ao X é a mais comum e afeta principalmente homens. Os achados oculares típicos são retinopatia em ponto-mancha, lenticone anterior e distrofia polimorfa posterior. Alguns casos foram descritos de associação entre a distrofia polimorfa posterior e ectasia corneana. Nós apresentamos um caso de paciente do sexo feminino, 33 anos, diagnóstico de síndrome de Alport, distrofia polimorfa posterior e astigmatismo irregular, que apresenta melhora da acuidade visual após adaptação com lentes de contato rígidas gás permeáveis.
Keywords: Doenças do colágeno; Nefrite hereditária; Distrofias hereditárias da córnea/ etiologia; Lentes de contato
Abstract
Objetivo: O ceratocone é uma ectasia corneana bilateral e assimétrica que leva a afinamento corneano inferior e protrusão da córnea, não existe consenso sobre qual é o melhor caminho para adaptar lentes de contato em pacientes com ceratocone, considerando seus diferentes padrões topográficos e graus de evolução. O objetivo desse estudo é associar o grau de evolução e padrão topográfico com o tipo/desenho da lente adaptada. Métodos: Análise retrospectiva das lentes de contato adaptadas em 185 pacientes com ceratocone (325 olhos) no Departamento de Lentes de Contato. O ceratocone foi classificado de acordo com a ceratometria em graus I, II, III e IV e de acordo com a morfologia em cone redondo, oval, globoso e indeterminado. Resultados: Foram avaliados 325 olhos. Em 66,1% dos olhos com grau I foi adaptada lente monocurva. Dos 162 olhos classificados como graus I e II foram adaptadas lentes monocurva em 51%, bicurva em 30% e outros em 19%. Em relação aos olhos grau III, em 52,1% foram adaptadas lentes bicurvas e o mesmo aconteceu em 62,2% dos olhos com grau IV. Apenas 26% dos olhos grau III ou IV receberam lentes monocurva, com necessidade de bicurvas em 55%. 45% dos cones ovais foram adaptados com lentes monocurva, 35% com bicurvas e 20% com outros tipos, enquanto 55% dos cones redondos foram adaptados com lentes bicurvas, apenas 30% com monocurvas e 15% com outros desenhos. Conclusão: Lentes de contato rígida gás-permeável (LCRGP) monocurvas são mais frequentemente utilizadas em ceratocones leves e moderados e em ovais, enquanto bicurvas são mais usadas para casos graves e avançados e em cones redondos.
Keywords: Doenças da córnea; Ceratocone; Ceratocone/classificação; Lentes de contato; Desenho de equipamento
ABO is licensed under a Creative Commons Attribution-NonComercial 4.0 Internacional.
About
Issues
Editorial Board
Submission
Official publication of Conselho Brasileiro de Oftalmologia
Rua Casa do Ator, 1.117 - 2º andar - CEP: 04546-004
São Paulo - SP, Brazil
Phone: +55 11 3266-4000