Open Access Peer-Reviewed
Editorial

Várias

DOI: 10.1590/S0004-27492000000300015

VÁRIAS

Notas e Informações

 

 

O Prof. Dr. Miguel A. Gontijo Álvares foi nomeado para o International Affairs Committee da American Association for Pediatric Ophthalmology and Strabismus, integrando assim, na qualidade de Membro Internacional dessa entidade, seu Conselho diretor.

Nosso calorosos cumprimentos ao Dr. Gontijo Álvares, pelas honrosas atribuições que recebe.

 

 

LIVRO PUBLICADO

Corneal Transplantation: A History in Profiles

 

Mark J. Mannis & Avi A. Mannis
1999 - Editor: J. P. Wayenborgh

 

 

Dr. Mark Mannis, Professor de Oftalmologia da Universidade da Califórnia em Sacramento e seu filho Avi, recentemente formado pela Universidade de Brown escreveram um livro fascinante relatando os fatos mais importantes ocorridos na história de transplante de córnea até nossos dias. Mais do que listar didaticamente os pontos estrategicamente importantes ao desenvolvimento da técnica do transplante, apresentam a perspectiva histórica desde o século passado até o futuro desse importantíssimo recurso terapêutico.

O livro de mais de 370 páginas é dividido em 5 capítulos assim designados: O nascimento de uma idéia, Transplantes clínicos, Em remo à ceratoplastia moderna, Experimentação inicial e Instrumentação.

É uma linda história dos 200 anos de transplante de córnea, desde 1.789 quando as primeiras ceratopróteses foram planejadas e 1.797 quando foi desenvolvido um modelo teórico do trepano até os dias de hoje com o trabalho fantástico das últimas gerações de oftalmologistas.

Um livro extremamente agradável de ser lido não somente pelos subespecialistas em transplante de córnea mas todos aqueles que se interessam pela leitura de textos em Oftalmologia e Medicina, tentando aprender do passado para entender melhor o presente e ajudar a moldar o futuro.

Mark Mannis e Avi Mannis estão de parabéns por esta obra, monumentalmente apresentada.

 

Prof. Dr. Rubens Belfort Jr.


Dimension

© 2024 - All rights reserved - Conselho Brasileiro de Oftalmologia