Showing of 1 until 3 from 3 result(s)
Search for: Marcio Henrique Mendes
Abstract
Pilomatricoma é um tumor benigno oriundo do folículo pilossebáceo, que surge como nódulo intradérmico durante a infância na maioria dos casos. Geralmente é recoberto por pele normal, alcança em média diâmetro de 1,5 cm e frequentemente não recidiva após exérese cirúrgica. Os autores descrevem um caso no qual uma lesão tumoral iniciou seu crescimento na região superciliar esquerda de um paciente de 26 anos, sendo realizada exérese total da mesma e diagnóstico através do exame anatomopatológico de pilomatricoma. Esta lesão teve um crescimento lento, de aproximadamente dois anos, segundo o paciente. Decorridos oito meses da intervenção cirúrgica houve novo crescimento tumoral no local, desta vez de maneira rápida e exacerbada e com ulceração de pequena área da pele que recobria a lesão, induzindo, portanto, suspeita de malignidade. Realizada nova exérese com margem de segurança, o exame anatomopatológico confirmou ser a lesão um pilomatricoma, não possuindo a peça cirúrgica sinais de malignização. O paciente encontra-se em seguimento há um ano, sem sinais de recidiva até o momento.
Keywords: Pilomatricoma; Recidiva; Neoplasias cutâneas; Relatos de casos; Humanos; Masculino; Adulto
Abstract
OBJETIVO: Estudar a distribuição da espessura corneana central e suas correlações com outros dados biométricos em pacientes com glaucoma congênito. MÉTODOS: Pacientes foram divididos em dois grupos, o A composto por portadores de glaucoma congênito, sendo este subdividido em subgrupos: com estrias de Haab (A1) e sem estrias de Haab (A2). O B representou o grupo controle. RESULTADOS: O grupo A apresentou diâmetro corneano entre 11 e 15,5 mm, com média de 14,13 mm e desvio padrão de 1,28, enquanto o grupo B apresentou valores entre 11,5 e 12,5 mm, com média de 12,01 mm com desvio padrão de 0,09 (t=-8,9723 e p=1,5083 em nível 0,05). Os glaucomatosos apresentaram maiores valores médios de diâmetro axial (t=-6,46315, p=9,2498 em nível de significância de 0,05), e menores valores médios ceratométricos em relação aos controles. O subgrupo A1 apresentou espessura corneana central de 539 ± 46 µm, o subgrupo A2 apresentou média de 571 ± 56 µm e o grupo B de 559 ± 28 µm (t=0,43746 e p=0,66291). As correlações entre diâmetro corneano e axial foram positivas nos dois grupos. Já entre diâmetro corneano e ceratometria média foram negativas nos dois grupos. CONCLUSÃO: Os glaucomatosos apresentaram maior média de diâmetro axial e menor média ceratométrica em relação aos controles. Não houve diferença estatisticamente significativa da espessura corneana central. O diâmetro corneano se correlacionou positivamente como diâmetro axial e negativamente com a ceratometria média. Não se pode estabelecer correlações entre espessura corneana central e os demais dados biométricos.
Keywords: Córnea; Topografia da córnea; Catarata; Biometria
Abstract
OBJETIVOS: Identificar correlações entre as diferenças de medições de pressão intraocular (IOP) obtidas usando o tonômetro de aplanação de Goldmann (GAT) e três outros tonômetros (Tonômetro portátil de aplanação - TPA, Tonômetro de contorno dinâmico - TCD e Tono-Pen®) com características biométricas (diâmetro corneano, paquimetria, ceratometria e comprimento axial) em pacientes com glaucoma congênito. MÉTODOS: Estudo transversal prospectivo foi realizado em 46 olhos de 46 pacientes com glaucoma congênito. As medidas de pressão intraocular foram obtidas em todos os pacientes utilizando TAG, TPA, TCD e Tono-Pen®. Ceratometria, paquimetria, biometria e diâmetro corneano foram realizadas após mensuração da pressão intraocular. A ordem da utilização tonômetros foi aleatória. Correlações entre as diferenças de valores de PIO entre cada um dos três tonômetros (PIOs Delta) e o tonômetro de Goldmann e as características biométricas foram analisadas. RESULTADOS: PIO Delta do Tono-Pen®revelou correlação positiva moderada com ceratometria (r=0,41, p=0,004). As outras PIOs Delta não se correlacionaram significativamente com nenhuma das características biométricas. CONCLUSÕES: As diferenças entre as PIOs obtidas pelo TAG (padrão ouro) e TPA, TCD e Tono-Pen®parece não se correlacionar com a maioria das características biométricas. A única exceção foi a ceratometria, a qual se correlacionou de forma positiva e moderada com a PIO Delta do Tono-Pen®. Estes resultados indicam que o aumento da diferença entre a PIO obtida com TAG e Tono-Pen®aumenta com o encurvamento da curvatura corneana.
Keywords: Tonometria ocular; Biometria; Glaucoma; Pressão intraocular
ABO is licensed under a Creative Commons Attribution-NonComercial 4.0 Internacional.
About
Issues
Editorial Board
Submission
Official publication of Conselho Brasileiro de Oftalmologia
Rua Casa do Ator, 1.117 - 2º andar - CEP: 04546-004
São Paulo - SP, Brazil
Phone: +55 11 3266-4000