Showing of 1 until 15 from 258 result(s)
Search for: Contact lens; Dry eye syndrome; Ocular surface; Survey and questionnaire; Reproducibility of results
Abstract
Objetivo: Estimar a prevalência e os fatores de risco para os sintomas e o diagnóstico clínico da doença do olho seco na cidade de São Paulo, estado de São Paulo, Brasil.
Métodos: Quinhentos e oitenta e dois participantes acima de 18 anos, residentes na zona leste da cidade de São Paulo responderam a um questionário de três perguntas sobre olho seco. A doença do olho seco foi definida pela presença de sintomas severos ou diagnóstico clínico prévio de doença do olho seco por um oftalmologista. A associação entre doença do olho seco e possíveis fatores de risco foi avaliada.
Resultados: A prevalência de sintomas graves da doença do olho seco e/ou diagnóstico clínico foi calculada em 24,4% para ambos os sexos. O sexo feminino apresentou uma frequência maior de sintomas severos da doença do olho seco (16,07%) que o sexo masculino (8,48%; p=0,0244), assim como a associação de sintomas severos ou diagnóstico de doença do olho seco, foi de 26,86% no sexo feminino e 18,18% no sexo masculino (p=0,0366). No sexo feminino, a faixa etária entre 55 e 75 anos de idade foi associada com sintomas severos da DOS (odds ratios (OR) = 3,11; IC 95% 1,56-6,23; p=0,001) e com doença do olho seco diagnosticada (OR=2,02; IC 95% 1,04-3,93; p=0,037). Hipertensão foi associado com sintomas da doença do olho seco (OR=1,98; IC 95% 1,14-3,43; p=0,015) e diagnóstico da doença do olho seco (OR=3,54; IC 95% 1,92-6,53; p=0,001) no sexo feminino. Uso de colírios foi associado a sintomas severos e diagnóstico da doença do olho seco em ambos os sexos (p≤0,01).
Conclusão: A prevalência da doença do olho seco na cidade de São Paulo é mais frequente no sexo feminino que no masculino. Idade e hipertensão foram fatores de risco maiores para doença do olho seco no sexo feminino, enquanto uso de colírios foi um indicador de doença do olho seco para ambos os sexos.
Keywords: Síndromes do olho seco; Superfície ocular; Questionários e inquéritos
Abstract
Objetivo: Este estudo tem como objetivo avaliar a eficácia de lentes de contato híbridas de nova geração nos resultados visuais e na qualidade de vida relacionada à visão em pacientes com ceratocone com intolerância ou insucesso dos métodos de correção habituais, tais como lentes flexíveis de silicone-hidrogel ou rígidas permeáveis a gases.
Métodos: Foram incluídos neste estudo transversal prospectivo 42 olhos de 28 pacientes com ceratocone. Uma lente Airflex (Swisslens) foi aplicada nos olhos de acordo com as instruções do fabricante. Um exame oftalmológico, incluindo refração manifesta, melhor acuidade visual corrigida para longe, biomicroscopia com lâmpada de fenda e a aplicação do National Eye Institute Visual Function Questionnaire-25 (NEI-VFQ-25), foi realizado no início do estudo e na visita de 6 meses.
Resultados: Foi possível obter um ajuste adequado em 39 olhos (92,9%) de 26 pacientes. Foram excluídos do estudo 6 olhos de 3 pacientes devido à cessação do uso de lentes. A idade média dos usuários bem-sucedidos era de 20,3 ± 4,9 anos. A média da melhor acuidade visual corrigida para longe foi melhorada estatisticamente de 0,62 ± 0,30 para 0,11 ± 0,06 logMAR com as lentes de contato híbridas Airflex (p<0,001). A pontuação média geral composta no questionário NEI-VFQ-25 aumentou de forma estatisticamente significativa com a lente de contato híbrida Airflex na visita de 6 meses, em comparação com a pontuação inicial (de 77,1 ± 16,3 para 90,9 ± 7,3, p=0,036). As lentes de contato híbridas Airflex apresentaram pontuações melhores com significância estatística em todos os itens das sub-escalas do NEI-VFQ-25 (todos com p<0,05). Nenhum efeito adverso significativo foi observado.
Conclusões: Lentes de contato híbridas de nova geração podem ser usadas como uma alternativa eficaz para a correção do astigmatismo irregular em pacientes com ceratocone com intolerância ou insucesso dos métodos habituais. Com essas lentes, pode-se alcançar uma melhora significativa na qualidade de vida relacionada à visão em pacientes com ceratocone.
Keywords: Lentes de contato; Ceratocone; Refração ocular; Acuidade visual; Qualidade de vida; Inquéritos e questionários
Abstract
PURPOSE: To analyze the quality of life and treatment adherence of patients with glaucoma at different disease stages, considering factors such as sex, visual acuity, disease severity, and treatment characteristics.
METHODS: This cross-sectional study included 174 patients (346 glaucomatous eyes) recruited from clinical records and routine follow-ups at a specialized ophthalmology center. Their mean age was 39–90 years, and 60.9% of them were women. Their quality of life and adherence were assessed using the NEI-VFQ25 and MMAS-8 questionnaires, respectively. Complementary tests included 24:2 visual field test, retinography, and optical coherence tomography. Patients diagnosed with glaucoma for at least 6 months were included, whereas pregnant patients and those with ocular diseases were excluded.
RESULTS: Among the participants, 59.2% adhered to the treatment whereas 40.8% showed low adherence. The mean quality of life score was 81.87. Patients with low adherence had slightly higher quality of life scores (mean 83.1) than those with good adherence (mean 81.0), but the difference was not statistically significant. Disease severity was associated with increased optic nerve cupping, reduced thickness of the nerve fiber and ganglion cell layers, and great visual field loss. No significant correlation was observed between adherence and quality of life, indicating the independence of these factors and the influence of psychological or social elements.
CONCLUSION: The absence of a correlation between quality of life and treatment adherence highlights the need for tailored interventions for psychological and social aspects. These findings indicate the importance of a comprehensive approach to managing glaucoma, preserving visual function, strengthening doctor–patient relationships, and considering psychosocial factors to enhance quality of life and treatment adherence.
Keywords: Glaucoma; Quality of life; Patient health questionnaire; Patient acuity; Antiglaucoma agents; Visual acuity; Treatment adherence and compliance; Surveys and questionnaires
Abstract
Objetivo: O objetivo deste estudo é investigar os efeitos dos antidepressivos tricíclicos, dos inibidores da recaptação da serotonina e dos inibidores da recaptação da serotonina e noradrenalina na superfície ocular.
Métodos: Foram incluídos no estudo 330 olhos de 165 pacientes em uso de antidepressivos e 202 olhos de 101 controles. Foi medido o tempo de ruptura do fluido lacrimal e foram administrados o teste de Schirmer I e o questionário Ocular Surface Disease Index (OSDI). Os Inventários de Depressão e de Ansiedade de Beck foram aplicados ao uso dos medicamentos e foram registrados as dosagens, a duração da doença psiquiátrica e o tempo de remissão.
Resultados: No grupo de estudo, o tempo médio de ruptura do fluido lacrimal foi de 14,29 ± 4,81 segundos (intervalo de 4-26 segundos) e o valor médio do teste de Schirmer I foi de 16,05 ± 5,89 mm (intervalo de 2-28 mm). No grupo controle. o tempo médio de rompimento do fluido lacrimal foi de 18,16 ± 2,12 segundos (intervalo de 15-24 segundos) e o valor do teste de Schirmer I foi de 16,64 ± 2,31 mm (intervalo de 15-24 mm), com p<0,001 e p=0,005, respectivamente. No grupo de estudo, 38,18% (n=63) dos pacientes tinham olho seco, enquanto no grupo controle 17% (n=18) tinham olho seco (p<0,001). O escore médio no OSDI foi de 82,56 ± 16,21 (intervalo 66-100) no grupo dos antidepressivos tricíclicos, 60,02 ± 29,18 (10-100) no grupo dos inibidores da recaptação da serotonina e 22,30 ± 20,87 (0-75) no grupo dos inibidores da recaptação da serotonina e noradrenalina (p<0,001). O tempo médio de rompimento do fluido lacrimal foi de 14,36 ± 3,35 segundos (intervalo de 10-20 segundos) no grupo dos antidepressivos tricíclicos, 13,94 ± 5,81 segundos (intervalo de 4-26 segundos) no grupo dos inibidores da recaptação de serotonina e 14,93 ± 4,20 segundos (intervalo de 6-20 segundos) no grupo dos inibidores da recaptação de serotonina e noradrenalina (p=0,730). O valor médio do teste de Schirmer I foi de 9,90 ± 7,22 mm (intervalo de 2-30 mm) no grupo dos antidepressivos tricíclicos, 15,55 ± 5,15 mm (intervalo de 2-25 mm) no grupo dos inibidores da recaptação da serotonina e 17,71 ± 4,21 mm (intervalo de 10-30 mm) no grupo dos inibidores da recaptação da serotonina e noradrenalina (p<0,001). Não houve diferença estatisticamente significativa no escore OSDI, no tempo de ruptura do fluido lacrimal e nos valores do teste de Schirmer I entre os subgrupos de pacientes em uso de inibidores da recaptação de serotonina e de inibidores da recaptação de serotonina e noradrenalina.
Conclusões: Olho seco é uma queixa comum em usuários de antidepressivos, mas no que diz respeito à superfície ocular, inibidores da recaptação de serotonina e noradrenalina podem ser mais confiáveis que outros antidepressivos. Pacientes em uso de inibidores da recaptação de serotonina e noradrenalina têm escores menores no questionário OSDI. Os inibidores da recaptação da serotonina e noradrenalina, úteis nas síndromes de dor crônica, também podem ter um efeito corretivo nos sintomas de olho seco.
Keywords: Inibidores de recaptação de serotonina; Antidepressivos tricíclicos; Serotonina; Depressão; Dor crônica; Síndromes do olho seco; Norepinefrina; Inquéritos e questionários; Ansiedade; Preparações farmacêuticas.
Abstract
Objetivo: Investigar a superfície ocular e as glândulas meibomianas em pacientes com acne vulgar não tratada.
Métodos: Todos os indivíduos responderam ao questionário Ocular Surface Disease Index (OSDI) e tiveram avaliados o tempo de ruptura do filme lacrimal pelo método invasivo, a coloração da superfície ocular com fluoresceína e o teste de Schirmer II. Foram ainda avaliados o escore palpebral total e o de secreção das glândulas meibomianas. Foi realizada meibografia sem contato com um dispositivo topográfico corneano Sirius.
Resultados: Foram incluídos no estudo os olhos direitos de 35 voluntários com acne vulgar e 35 saudáveis. Os escores do Ocular Surface Disease Index e da coloração foram significativamente maiores no grupo com acne em comparação com o grupo controle (p=0,01 e p=0,003, respectivamente), mas o tempo de ruptura do filme lacrimal pelo método invasivo e as medidas do teste de Schirmer II foram significativamente menores (p=0,000 e p=0,003, respectivamente). O escore palpebral total e o escore de secreção das glândulas meibomianas também foram maiores no grupo com acne que no grupo controle (p=0,003 e p=0,000). Na avaliação morfológica das glândulas meibomianas, o espessamento, o afinamento, a tortuosidade e a presença de áreas fantasmas nas glândulas foram mais comuns no grupo acne vulgar que no grupo controle, com significância estatística (p=0,000, p=0,001, p=0,05 e p=0,006 respectivamente). A porcentagem da área de perdas das glândulas meibomianas foi significativamente mais alta no grupo com acne vulgar, tanto na meibografia superior quanto na inferior. A área de perda das glândulas meibomianas demonstrou uma correlação positiva com o escore palpebral total e com o escore de secreção das glândulas meibomianas.
Conclusão: A acne vulgar pode levar a uma predisposição para a disfunção das glândulas meibomianas e para danos na superfície ocular. Parece ser importante reconhecer precocemente as alterações das glândulas meibomianas e da superfície ocular, especialmente nos casos de acne vulgar para os quais se planeja o tratamento oral com isotretinoína.
Keywords: Acne vulgar/complicação; Acne vulgaris/tratamento farmacológico; Isotretinoína/uso terapêutico; Pálpebra; Túnica conjuntiva/patologia; Síndrome do olho seco; Glândula tarsal; Técnica de diagnóstico oftalmológico; Questionário
Abstract
PURPOSE: This study aimed to analyze ocular surface parameters and evaluate meibomian gland dysfunction using meibography in newly diagnosed patients with atopic dermatitis compared with healthy controls.
METHODS: This cross-sectional clinical study included 51 newly diagnosed patients with atopic dermatitis and 45 age- and sex-matched healthy controls. Disease severity was assessed using the Eczema Area Severity Index. The Ocular Surface Disease Index questionnaire, Schirmer test, tear meniscus height, noninvasive tear break-up time, conjunctival redness grading, and meibography staging were performed. Meibomian gland dropout was graded for each eyelid from 0 (no loss) to 3 (loss of >2/3 of the total gland area).
RESULTS: Schirmer test values, tear meniscus height, and noninvasive tear break-up time were significantly lower in the atopic dermatitis group than in the control group (p<0.001, p<0.001, and p<0.001, respectively). In contrast, Ocular Surface Disease Index scores, conjunctival redness grades, and total meiboscores were significantly higher in the atopic dermatitis group than in the control group (p<0.001, p<0.001, and p<0.001, respectively). Moreover, in the atopic dermatitis group, a significant positive correlation was observed between the Eczema Area Severity Index score and total meiboscore (rₛ=0.390, p=0.005), while a significant negative correlation was found between the Eczema Area Severity Index score and Schirmer test results (rₛ=−0.301, p=0.032). Conclusions: Newly diagnosed patients with atopic dermatitis exhibit significant alterations in tear film parameters and meibomian gland morphology compared with healthy individuals. These patients should be monitored for early development of dry eye disease and meibomian gland dysfunction to prevent associated complications.
Keywords: Dermatitis, atopic; Ocular surface; Meibomian gland dysfunction; Meibography; Dry eye syndromes
Abstract
PURPOSE: This clinical study aimed to assess the effectiveness of microemulsion artificial tears containing povidone and propylene glycol in the management of dry eye disease. Secondary objectives included evaluating improvements in tear-film stability, measured by tear break-up time and corneal staining scores, along with the tolerability and safety of the formulation.
METHODS: This was a prospective, single-arm interventional study involving 30 participants (52 eyes) diagnosed with dry eye disease. Participants self-administered the investigational eye drops twice daily for 28 consecutive days. Primary and secondary outcomes included changes in the Ocular Surface Disease Index, tear break-up time, and corneal staining scores. Adverse events were documented throughout the study period.
RESULTS: Significant improvements in Ocular Surface Disease Index scores were observed, reflecting a reduction in dry eye disease symptoms. Tear break-up time increased notably between baseline and follow-up assessments, with the proportion of eyes exhibiting tear break-up time ≥10 srising from 25.0% to 63.5%. Additionally, the percentage of eyes with a corneal staining score of zero improved from 23.1% to 69.2%. Conjunctival staining also decreased, with the proportion of eyes with scores of 2 and 3 dropping from 11.5% to 3.8% and 5.8% to 0%, respectively.
CONCLUSIONS: The findings suggest that povidone and propylene glycol-based artificial tears significantly enhance tear-film stability and alleviate symptoms in patients with mild to moderate dry eye disease, with minimal adverse effects. This formulation represents a safe and effective short-term treatment option for dry eye disease management.
Keywords: Artificial tears; Dry eye disease; Tear-film stability; Propylene glycol; Povidone; Visual acuity; Surveys and questionnaires
Abstract
PURPOSE: This study aimed to evaluate the relationship between the objective severity of dry eye disease subjective symptoms, and corneal sensitivity.
METHODS: The study included 62 eyes from 31 healthy volunteers and 150 eyes from 75 patients diagnosed with dry eye disease . Participants underwent the Schirmer I test, tear break-up time assessment, and corneal staining evaluation using the Oxford Scale. Subjective symptoms were assessed through the Ocular Surface Disease Index questionnaire and a modified Ocular Surface Pain Score questionnaire. Corneal sensitivity was measured in five corneal regions using a Cochet-Bonnet esthesiometer. Dry eye disease severity was graded from 1 to 5 based on the Oxford Scale. Comparative analyses were performed.
RESULTS: Schirmer I and tear break-up time values were significantly lower in the DED group, while Ocular Surface Disease Index and Ocular Surface Pain Score were significantly higher (p<0.001 for all). Corneal sensitivity in all quadrants was significantly lower in DED patients (p<0.001 for all). A strong correlation was observed between the Ocular Surface Pain Score and the Ocular Surface Disease Index (r=0.983, p<0.001). Central corneal sensitivity exhibited a moderate positive correlation with Schirmer I and tear break-up time (p<0.001, r=0.583 and 0.657, respectively) and a moderate negative correlation with Ocular Surface Disease Index and Ocular Surface Pain Score (p<0.001, r=0.625 and −0.631, respectively). Disease severity progression was associated with increased Ocular Surface Disease Index and Ocular Surface Pain Score, but no statistically significant difference was found between Grades 3 and 5. Similarly, corneal sensitivity decreased with advancing disease severity, yet no significant difference was observed between Grades 4 and 5.
CONCLUSION: Corneal sensitivity decreases in dry eye disease and is negatively correlated with disease severity. Subjective symptoms increase with disease progression and show a positive correlation with severity. The absence of significant differences between the advanced stages suggests that neuropathic mechanisms and subbasal nerve plexus deterioration play a role in chronic and late-stage dry eye disease.
Keywords: dry eye disease; signs and symptoms; cornea; neuralgia; Cochet-Bonnet esthesiometer; sensory thresholds; surveys and questionnaires
Abstract
OJETIVOS: O olho seco é uma doença multifatorial, muito comum na prática clínica oftalmológica. A utilização de questionários validados de sintomas de olho seco permite rastrear de maneira mais objetiva essa doença na população geral, avaliar a prevalência dos sintomas e frequência de diagnóstico, permitindo o tratamento precoce e adequado dessa condição. O 5-Item Dry Eye Questionnaire (DEQ-5) é um questionário em inglês que avalia a frequência e a intensidade do desconforto e ressecamento ocular e a frequência do lacrimejamento, já validado no inglês e espanhol, porém não no português até o presente momento. O objetivo deste estudo foi traduzir e validar o questionário DEQ-5 para a língua portuguesa.
MÉTODOS: Foi utilizado o questionário DEQ-5, composto por 5 perguntas simples e diretas - 2 relacionadas ao desconforto ocular, 2 ao ressecamento ocular e 1 ao lacrimejamento. Foi realizada a tradução inicial da versão em inglês para o português por dois tradutores de língua materna portuguesa, seguido de uma avaliação e compilação de uma versão única por um comitê interdisciplinar das versões traduzidas. Em seguida, tal versão foi traduzida de volta para o inglês por 2 indivíduos que possuíam o inglês como primeira língua, seguido de avaliação e comparação com a versão original em língua inglesa pelo mesmo comitê interdisciplinar. Após, a versão final do questionário foi aplicada em 31 voluntários em dois momentos diferentes.
RESULTADOS: A confiabilidade interobservador das 5 perguntas variou de 0,584-0,813 e a correlação de Pearson de 0.755-0.935, sendo o p-valor <0,0001 em todas elas. A consistência interna foi α=0,887. Todas as perguntas apresentaram concordância de moderada a alta.
CONCLUSÕES: A análise estatística dos dados coletados encontrou ótimos índices de concordância - moderada a alta para todas as questões analisadas -, permitindo o uso do DEQ-5 na língua portuguesa em pesquisas e também como forma de triagem para doença de olho seco e acompanhamento dos sintomas.
Keywords: Síndromes do olho seco; Técnicas de diagnóstico oftalmológico; Inquéritos e questionários; Traduções
Abstract
OBJETIVOS: À medida que a utilização de equipamentos digitais no emprego aumenta, a avaliação do seu efeito na saúde visual necessita de ferramentas válidas e robustas. Este estudo teve como objetivo traduzir, adaptar culturalmente e validar para português o Questionário da Síndrome Visual do Computador (CVS-Q©).
MÉTODOS: O procedimento foi realizado em 5 fases: tradução direta, síntese da tradução, tradução inversa, consolidação por um painel de especialistas, e pré-teste. Para fazer o pré-teste foi realizado um estudo piloto transversal aplicado a uma amostra de 26 participantes que completaram a versão pré-final da versão portuguesa do CVS-Q©, questionando por dificuldades, compreensão e sugestões de melhoria do questionário. Para avaliar a confiança e validade da versão portuguesa do CVS-Q©foi realizado um estudo transversal de validação em uma amostra diferente (280 funcionários).
RESULTADOS: No pré-teste, 96.2% dos participantes não apresentaram dificuldades no preenchimento do questionário, enquanto 84.0% indicaram que era claro e compreensível. Obteve-se, então, o CVS-Q© em português (Questionário da Síndrome Visual do Computador, CVS-Q PT©). A sua validação revelou uma boa consistência interna
da sua escala (Cronbach's alpha=0.793), boa estabilidade temporal (coeficiente de correlação interclasse=0.847; 95% CI 0.764-0.902, kappa=0.839), sensibilidades e especificidades adequadas (78.5% e 70.7%, respetivamente), boa capacidade de discriminação (área abaixo da curva=0.832; 95% CI 0.784-0.879), e uma adequada validade da convergência com o índice de doença da superfície ocular (ocular surface disease index - OSDI; coeficiente de correlação de Spearman=0.728, p<0.001). A análise fatorial revelou um único fator responsável por explicar a variância comum em 37.7%. Um funcionário com uma pontuação ≥7 pontos sofria de síndrome visual do computador.
CONCLUSÃO: O CVS-Q PT© pode ser considerada uma ferramenta intuitiva, de fácil interpretação e com boas propriedades psicométricas para avaliar a síndrome visual do computador em funcionários portugueses expostos a ecrãs digitais. Este questionário facilitará as decisões sobre medidas preventivas, intervenções e tratamento, e a comparação entre as populações expostas em diferentes países de língua portuguesa.
Keywords: Síndrome visual do computador; Dispositivos digitais; Saúde ocular; Estudo de validação; Propriedades psicométricas; Inquéritos e questionários
Abstract
PURPOSE: To assess the quality of life in patients diagnosed as having tuberculous uveitis and its association with sociodemographic, clinical, and psychosocial aspects.
METHOD: By conducting standardized interviews, clinical and demographic data were collected using a measure developed in this study. This measure was applied in addition to other measures, namely SF-12, Hospital Anxiety and Depression Scale, and NEI-VFQ-39, which were used to assess health-related quality of life, anxiety and depression symptoms, and visual functioning.
RESULTS: The study included 34 patients [mean age: 46.5 ± 15.1 years, female patients: 21 (61.8%)]. The mean of the VFQ-39 score was 74.5 ± 16.6 and that of SF-12 physical and mental component scores were 45.8 ± 10.1 and 51.6 ± 7.5, respectively, for the health-related quality of life. Anxiety symptoms were the most prevalent compared with depression symptoms and were found in 35.3% of the participants.
CONCLUSION: Tuberculous uveitis affects several scales of quality of life, thereby affecting a population economically active with a social, psychological, and economic burden.
Keywords: Tuberculosis, ocular; Quality of life; Uveitis; Anxiety; Depression; Surveys and questionnaires
Abstract
PURPOSE: This study aimed to investigate the effect of upper eyelid blepharoplasty with the removal of the skin and a strip of orbicularis oculi muscle on the ocular surface, tear film, and dry eye-related symptoms.
METHODS: Twenty-two eyes of 22 consecutive patients operated by a single surgeon (21 females; mean age, 61 years; age range, 41-75 years) were included. All subjects completed the Ocular Surface Disease Index questionnaire, underwent in vivo confocal microscopy, tear film breakup time measurements, the Schirmer test with anesthesia, and fluorescein and lissamine green staining measurements before, 1 month, and 6 months after upper blepharoplasty alone with preseptal orbicularis excision.
RESULTS: A significant increase in Ocular Surface Disease Index, and corneal fluorescein and lissamine green staining and a significant decrease in tear film breakup time were observed after 1 month (p=0.003, p=0.004, p=0.029, and p=0.024 respectively) and 6 months (p=0.001 for all findings). No significant difference in the Schirmer test score was observed during the follow-up. None of the in vivo confocal microscopy parameters showed significant changes during the study.
CONCLUSIONS: An increase in dry eye symptoms and a decrease in tear film stability along with ocular surface staining were observed in patients undergoing upper eyelid blepharoplasty.
Keywords: Blepharoplasty; Intravital microscopy; Lissamine green dyes; Fluorescein; Severity of illness index; Dry eye syndromes
Abstract
Objetivos: Avaliar a segurança e eficácia a longo prazo da vitreólise com Nd:YAG laser para moscas volantes sintomáticas, uma vez que permanece como um procedimento controverso devido a falta de evidência científica robusta sobre a manutenção dos resultados e ocorrência de efeitos adversos.
Métodos: Este estudo é uma extensão observacional de um ensaio clínico prospectivo, randomizado, duplo cego, previamente publicado. Oito de treze pacientes que foram submetidos a vitreólise com YAG laser foram acompanhados para uma reavaliação tardia, dezoito meses após o procedimento, para avaliar a eficácia e segurança do procedimento.
Resultados: Todos os pacientes mantiveram a melhora na sintomatologia notada ao final do procedimento original, com 25% dos casos apresentando melhora completa, e uma proporção semelhante (37,5%) demonstrando melhora significativa ou parcial. A melhora objetiva na opacidade foi similar ao achado no seguimento original de 6 meses. O questionário de qualidade de vida NEI-VFQ 25 não demonstrou diferença estatisticamente significativa nas respostas entre o sexto e o décimo oitavo mês de acompanhamento. Nenhum efeito adverso foi notado no exame clínico ou reportado pelos pacientes.
Conclusão: A eficácia da vitreólise observada ao sexto mês do acompanhamento foi mantida até o décimo oitavo mês, com todos os pacientes notando algum grau de melhora quando comparado ao estado pré procedimento. Nenhum efeito adverso tardio foi notado. Um ensaio clínico randomizado maior é necessário para confirmar a segurança do procedimento.
Keywords: Terapia a laser; Lasers de estado sólido; Vitrectomia; Corpo vítreo; Cirurgia vitreorretiniana; Acuidade visual; Doenças oculares; Qualidade de vida; Inquéritos e questionários
Abstract
Objetivo: Avaliar os efeitos da aplicação pré-operatória de lágrimas artificiais combinadas com o fator de crescimento de fibroblastos básicos bovinos recombinantes na função da superfície ocular e níveis de fator inflamatório após cirurgia em pacientes com catarata complicada com olhos secos.
Métodos: Um total de 118 pacientes com catarata complicada com olhos secos (118 olhos), tratados entre fevereiro de 2019 e fevereiro de 2020, foram divididos em grupos de controle e de observação (n=59, 59 olhos) usando uma tabela de números aleatórios. Uma semana antes da cirurgia, o grupo controle recebeu colírio de hialuronato de sódio a 0,1% (lágrimas artificiais), enquanto o grupo de observação recebeu colírio Beifushu (fator de crescimento de fibroblastos básicos bovinos recombinantes), ambos, seis vezes ao dia, por uma semana. Antes do tratamento e um mês após a cirurgia, os escores de sintomas clínicos, índices de função da superfície ocular, níveis de fatores inflamatórios nas lágrimas e índices de estresse oxidativo foram comparados. A função da superfície ocular foi avaliada pelo questionário do índice de doença da superfície ocular, ensaio de tempo de ruptura do filme lacrimal, teste I de Schirmer e teste de coloração por fluoresceína da córnea. Os níveis de fatores inflamatórios nas lágrimas foram medidos.
Resultados: Não houve diferenças significativas nos dados gerais e no escore de sintomas clínicos, índice de doença da superfície ocular, tempo de ruptura do filme lacrimal, escore do teste I de Schirmer, pontuação do teste de coloração por fluoresceína da córnea, interleucina-6, fator de necrose tumoral alfa, malondialdeído, superóxido dismutase, peróxido lipídico e capacidade antioxidante total antes do tratamento entre os dois grupos (p>0,05). Após o tratamento, o escore de sintomas clínicos, índice de doença da superfície ocular, escore do teste de coloração por fluoresceína da córnea, fator de necrose tumoral alfa, interleucina-6, malondialdeído e peróxido lipídico diminuíram significativamente, e o tempo de ruptura do filme lacrimal, escore do teste I de Schirmer, superóxido dismutase e a capacidade antioxidante total aumentou em ambos os grupos. As melhorias no escore de sintomas clínicos, bem como os índices de função da superfície ocular, fatores inflamatórios e estresse oxidativo foram mais proeminentes no grupo de observação do que no grupo controle (p<0,05).
Conclusões: Lágrimas artificiais combinadas com fator de crescimento de fibroblastos básicos recombinantes antes da cirurgia melhoram notavelmente a função da superfície ocular, diminuem os níveis de fatores inflamatórios nas lágrimas e aliviam os sintomas de olho seco após a cirurgia em pacientes com catarata complicada com olhos secos.
Keywords: Lágrima artificial; Fator básico de crescimento de fibroblasto; Superfície ocular; Catarata; Olho seco
Abstract
OBJETIVOS: Traduzir e validar para o português um questionário para avaliar o conhecimento teórico no exame de fundo de olho.
MÉTODOS: Um questionário de múltipla escolha de 60 questões em inglês, ao qual avalia diversos aspetos do conhecimento no exame de fundo de olho, foi traduzido para o português. O processo envolveu uma tradução, re-tradução e avaliação por um comitê de especialistas. O questionário resultante foi aplicado em estudantes de medicina do último ano e médicos-residentes em oftalmologia. Cada indivíduo respondeu o questionário duas vezes, com um intervalo de uma semana entre cada aplicação. A consistência interna, a confiança teste-reteste, a confiança entre avaliadores e a porcentagem de concordâncias foram calculadas.
RESULTADOS: Trinta participantes foram incluídos (25 estudantes de medicina e 5 residentes em oftalmologia). A nota de corte para aprovação-reprovação foi calculada em 46, sendo os falsos positivos teóricos de 8,7% e os falsos negativos teóricos 2,8%. No mesmo corte, os falsos positivos e falsos negativos observados foi de 0%. Dentre os 60 itens, a confiança teste-reteste foi forte em 17 itens, sendo que um apresentou uma correlação negativa, moderada em 14 itens, sendo que um apresentou uma correlação negativa, e fraca em 29 itens; a confiança inter-examinador foi inferior a 0,4 em 34 itens, entre 0,4 e 0,6 em 17 itens, e acima de 0,6 em 8 itens. Um dos itens apresentou um valor negativo. A porcentagem de concordância foi entre 40-60% em 10 itens, superior a 60% em 50 itens e acima de 80% em 18 itens. O alfa de Crombach foi calculado com 0,674.
CONCLUSÕES: O questionário traduzido propicia um instrumento padronizado para futuras pesquisas e intervenções às quais visem aprimorar o ensino em oftalmologia.
Keywords: Inquéritos e questionários; Tradução; Fundo de olho
ABO is licensed under a Creative Commons Attribution-NonComercial 4.0 Internacional.
About
Issues
Editorial Board
Submission
Official publication of Conselho Brasileiro de Oftalmologia
Rua Casa do Ator, 1.117 - 2º andar - CEP: 04546-004
São Paulo - SP, Brazil
Phone: +55 11 3266-4000