Abstract
Objetivo: Explorar os efeitos terapêuticos das lentes de ortoceratologia combinados com colírio atropina 0,01% em miopia juvenil.
Métodos: Um total de 340 pacientes com miopia juvenil (340 olhos) tratados entre 2018 e Dezembro de 2020 foram divididos em Grupo Controle (170 casos com 170 olhos, lentes de ortoceratologia) e Grupo Observação (170 casos com 170 olhos, lentes de ortoceratologia combinadas com colírio atropina 0,01%). A acuidade visual melhor corrigida para longe, acuidade visual melhor corrigida para perto, dioptria, comprimento axial, amplitude de acomodação, diâmetro da pupila brilhante, diâmetro da pupila escura, espessura da camada lipídica da película lacrimal e tempo de ruptura do rasgo foram medidos antes do tratamento e 1 ano depois. A incidência de reações adversas foi observada.
Resultados: Antes do tratamento, o grau esférico equivalente foi significativamente melhorado em 0,22 (0,06, 0,55) D e 0,40 (0,15, 0,72) D respectivamente no Grupo Observação e no Grupo Controle após o tratamento (p<0,01). Após tratamento, o comprimento axial foi significativamente aumentado em (0,15 ± 0,12) mm e (0,24 ± 0,11) mm respectivamente nos Grupos Observação e controle (p<0,01), enquanto, no grupo de observação, a amplitude de acomodação diminuiu significativamente e foi inferior a do Grupo Controle, e o diâmetro da pupila brilhante e o diâmetro da pupila escura aumentaram significativamente e foram maiores do que os do Grupo Controle (p<0,01). A espessura da camada lipídica da película lacrimal e o tempo de ruptura do rasgo diminuíram significativamente nos dois grupos (p<0,01) após o tratamento.
Conclusões: As lentes de ortoceratologia combinadas com colírio atropina 0,01% podem melhorar significativamente o efeito controle em miopia juvenil com elevada segurança.
Keywords: Atropina; Miopia; Procedimentos ortoceratológicos; Comprimento axial do olho; Topografia da córnea; Acuidade visual; Lentes de contato.