Showing of 1 until 14 from 76 result(s)
Search for: Clinical trial; Ophthalmology; Citation databases; Journal Impact factor; Quality control
Abstract
Objetivos: Avaliar o perfil das consultas de emergência oftalmológicas durante os primeiros meses de quarentena por pandemia de covid-19 em um hospital oftalmológico de referência em São Paulo e compará-lo com o mesmo período do ano anterior.
Métodos: Os dados foram extraídos do serviço de emergência do Hospital Ophthal Especializado, São Paulo, Brasil. Todos os casos registrados entre 23 de março e 19 de maio de 2020 foram incluídos no estudo como Grupo 2020. Os casos registrados entre 23 de março e 19 de maio de 2019 foram incluídos no estudo como Grupo de 2019. Tabelas de frequência foram utilizadas para análises descritivas. Os testes Qui-quadrado e Exato de Fisher foram aplicados para comparar variáveis categóricas entre os grupos.
Resultados: Observamos uma diminuição de 46,15% no número de casos durante a pandemia Covid-19 em 2020 quando comparado ao mesmo período sem pandemia em 2019. Foi observado um aumento significativo nos achados de pálpebra (+12,3%), córnea (+97,1%), retina (+173,1%), refração (+62,9%), glaucoma (+43,9%), esclera (+68,8%), trauma (+39,3%), herpes (+54,7%) e catarata (+549,9%) em 2020 quando comparado para 2019. Por outro lado, houve redução nos casos de conjuntivite (-33,4%), transtornos do aparelho lacrimal (-81,0%), iridociclite (-39,9%) e consultas pós-operatórias (-80,1%).
Conclusão: durante a fase inicial da pandemia Covid-19, foi observada uma redução drástica no número de pacientes que procuram o serviço de emergência ocular. Houve também uma mudança nos principais motivos para visitas com frequências mais altas de casos de alta gravidade como distúrbios da retina, distúrbios da córnea, glaucoma e trauma, e frequências mais baixas de condições transmissíveis como conjuntivite.
Keywords: COVID-19; Emergências; Isolamento Social; Oftalmologia; Quarentena.
Abstract
Introdução: Os oftalmologistas têm alto risco de contrair a doença do Coronavírus-19 devido à proximidade com os pacientes durante os exames com lâmpada de fenda. Usamos um modelo de computação para avaliar a eficácia das proteções para lâmpadas de fenda e propusemos uma nova proteção ergonomicamente projetada.
Métodos: As simulações foram realizadas no software comercial Star-CCM +. Os aerossóis de gotículas foram considerados 100% de água em fração de volume com distribuição de diâmetro de partícula representada por uma média geométrica de 74,4 ± 1,5 (desvio padrão) μm ao longo de uma duração de quatro minutos. A massa total de gotículas de água acumulada no manequim e a massa expelida pela boca do paciente foram medidas em três condições diferentes: 1) Sem protetor de lâmpada de fenda, 2) com protetor padrão, 3) Com o novo protetor proposto.
Resultados: A massa total acumulada das gotas de água (kg) e a porcentagem da massa expelida acumulada no escudo para cada uma das respectivas condições foram; 1) 5,84e-10 kg (28% do peso total da partícula emitida que assentou no manequim), 2) 9,14e-13 kg (0,045%), 3,19e-13 (0,015%). O escudo padrão foi capaz de proteger 99,83% das partículas que, de outra forma, teriam se depositado no manequim, o que é semelhante a 99,95% para o projeto proposto.
Conclusão: Protetores com lâmpada de fenda são ferramentas eficazes de controle de infecção contra gotículas respiratórias. O protetor proposto mostrou eficácia comparável em comparação com os protetores de lâmpada de fenda convencionais, mas potencialmente oferece uma melhor ergonomia para oftalmologistas durante o exame de lâmpada de fenda.
Keywords: Oftalmologistas; Infeções por coronavírus/prevenção & controle; Pandemias; Gotículas lipídicas; SARS-CoV-2; Lâmpada de fenda; Simulação por computador; Equipamentos de proteção; Desenho de equipamento.
Abstract
Objetivo: O trauma ocular é uma causa importante e amplamente evitável de cegueira em todo o mundo. Nosso objetivo é estudar suas características nos EUA.
Métodos: Revisão retrospectiva do National Trauma Data Bank (2008-2014). Todos os pacientes com trauma ocular foram identificados com códigos CID-9CM. Os dados coletados foram analisados estatísticamente e o teste t de student foi utilizado. As análises qui-quadrado e de regressão logística foram realizadas com o software SPSS. A significância foi estabelecida em p<0,05.
Resultados: 316.485 (5,93%) de 5.336.575 pacientes internados com trauma, apresentaram lesões oculares. A média (DP) de idade foi de 41,8 (23) anos. A maioria era do sexo masculino (69,4%). A distribuição raça/etnia foi branca: 66,1%, negra; 15,1% e hispânica: 12,3%. As lesões comuns foram orbitárias: 39,5% e contusões dos olhos/anexos: 34%. A maioria (58,2%) teve lesão cerebral traumática. Os mecanismos frequentes foram: quedas: 25,5%, acidente com veículos motorizados: 21,8% e acidentes atingidos por algo/contra algo: 17,6%. Os pacientes <21 anos apresentaram chance aumentada de lesões com corte/perfuração (RC=3,29; IC95% = 3,07-3,51) do que outras faixas etárias, aqueles entre 21-64 anos responderam por acidente automobilístico-ciclista: (RC=4,95; IC95% = 4,71-5,19) e aqueles >65 anos foram vítimas de quedas (RC=16,75; IC 95% = 16,39-17,12); p<0,001. Os negros apresentaram maior probabilidade de lesões por arma de fogo (RC=3,24; IC95% = 3,10-3,39) do que outras raças/etnias e os hispânicos tiveram mais lesões de corte/perfuração (RC=2,01; IC95%= 1,85-2,18) enquanto os brancos tiveram mais quedas: (RC=2,3; IC95%= 2,3-2,4); p<0,001. Os negros (RC=3,41; IC95% = 3,34-3,48) e os hispânicos (RC=1,75; IC95% = 1,71-1,79) sofreram principalmente agressões e os brancos tiveram lesões não intencionais (RC=2,78; IC95% 2,74-2,84); p<0,001. Lesões do nervo óptico/via visual apresentaram maior associação com escore de gravidade de lesão muito grave (RC=3,27; IC95%= 3,05-3,49) e escores graves de Coma de Glasgow (RC=3,30; IC95%= 3,08-3,54); p<0,001. A taxa de mortalidade foi de 3,9%.
Conclusões: Houve preponderância masculina a quedas, a acidentes com veículo motorizado atingidos por algo/contra algo conforme os relatos anteriores. Os padrões demográficos identificados realçam a necessidade de desenvolver medidas de prevenção específicas para os diferentes grupos.
Keywords: Traumatismo ocular; Cegueira/prevenção & controle; Estados Unidos/epidemiologia
Abstract
Objetivo: Avaliar os resultados da destreza da microcirurgia de duas avaliações sequenciais de treinamento usando a tecnologia de realidade virtual.
Métodos: Estudo transversal multicêntrico em que todos os candidatos que foram aceitos como residentes de primeiro ano em uma de seis instituições de ensino de oftalmologia. Os residentes foram submetidos a duas séries idênticas de testes de destreza padronizados e reprodutíveis usando equipamento de realidade virtual (Eyesi®): “sequência 1” e “sequência 2”. Cada sequência consistiu em 5 níveis de dificuldade que foram avaliados usando um sistema de pontuação proprietário. Os dados foram testados quanto à normalidade utilizando o teste de Shapiro-Wilk. As diferenças entre os testes nas sequências 1 e 2 foram avaliadas com o teste de Wilcoxon signed-rank.
Resultados: Os dados não seguiram uma distribuição normal. Houve melhora da sequência 1 em todos os testes (todos os valores de p<0,05). A soma de todas as pontuações (pontuação total) melhorou da sequência 1 (mediana= 152,50) para a sequência 2 (mediana= 256,00; p<0.001). Não houve correlação entre os valores da sequência delta e as pontuações médias.
Conclusão: Duas avaliações sequenciais de treinamento utilizando a tecnologia de realidade virtual mostraram melhora relevante nas quantificações da destreza da microcirurgia. Essas informações devem ser consideradas se abordagens de realidade virtual forem utilizadas para fins de teste, pois a experiência prévia pode levar a melhores resultados.
Keywords: Destreza motora; Realidade virtual; Competência clínica; Procedimentos cirúrgicos oftalmológicos/educação
Abstract
Objetivo: Determinar o impacto do uso de unidade móvel no acesso à saúde ocular e avaliar o perfil da população que necessita de cuidados oftalmológicos, as doenças oculares mais frequentes e o tratamento. Métodos: Estudo transversal realizado em 14 municípios da região sudoeste do Estado de São Paulo utilizando uma unidade móvel oftalmológica. Os participantes eram usuários do Sistema Único de Saúde que procuraram atendimento oftalmológico, sem restrição quanto a idade, gênero ou condição socioeconômica. Os dados foram transferidos para a tabela Excel para análise estatística. Resultados: Participaram do estudo 6.878 pessoas, com média de idade de 44 anos (variação de 4 meses a 96 anos) e 65,5% eram mulheres. Erros refrativos estavam presentes em 78,6% dos participantes, catarata em 9,6% e pterígio em 8,3%. Para 60% foram prescritos óculos, para 10% foi mantida a correção óptica em uso e para 28% foram necessárias apenas orientações. Exames especializados ou procedimentos cirúrgicos foram indicados para 18,1% dos casos que foram encaminhados para tratamento em serviço terciário. Dentre os pacientes referenciados, 36,4% necessitavam de cirurgia oculoplástica ou para tratar afecções externas do olho e 31,8%, de cirurgia de catarata. Conclusão: A grande maioria dos pacientes que procurou atendimento na unidade móvel necessitava de prescrição de óculos. A unidade móvel oftalmológica possui alto grau de resolutividade para os problemas oculares, com oportunidade de tratar os erros refrativos e referenciar os pacientes que necessitam de atendimento especializado, geralmente relacionado a condições cirúrgicas. Unidades móveis podem ser uma alternativa aos cuidados oftalmológicos básicos, melhorando o acesso, atuando na promoção da saúde ocular e prevenindo a cegueira.
Keywords: Unidades móveis de saúde; Saúde ocular; Transtornos da visão; Erros de refração; Óculos; Cegueira/prevenção & controle
Abstract
PURPOSE: To evaluate the academic and professional trajectories of graduates from the Graduate Program in Ophthalmology and Visual Sciences at the Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo, including geographic distribution, occupational characteristics, and scientific productivity.
METHODS: This descriptive, retrospective, quantitative study included 498 alumni who completed the program between 1979 and 2021. Data were obtained from institutional records and supplemented by public databases (Google Scholar, Lattes Platform, and LinkedIn). The analyzed variables included demographic characteristics, academic background, current professional role, and bibliometric indicators (citation count and h-index). Statistical analyses comprised nonparametric tests and linear regression, with a significance level set at 5%.
RESULTS: Most alumni were Brazilian (96.6%) and physicians (90.7%), predominantly located in the Southeast region (66.9%). Doctoral training was completed by 80.5% of participants. Alumni with current institutional ties to Universidade Federal de São Paulo or Hospital São Paulo demonstrated significantly higher citation counts and h-index values. No significant correlation was observed between time since graduation and citation count (p=0.185). Alumni engaged in academic roles or with postdoctoral training showed greater scientific productivity.
CONCLUSIONS: The findings highlight the strong academic performance and professional integration of alumni from Universidade Federal de São Paulo, particularly within public institutions and the Southeast region of Brazil. Doctoral training and institutional affiliation were associated with higher scientific productivity. Alumni tracking provides valuable insights into the impact of postgraduate programs and informs strategic planning and development.
Keywords: Factual databases; Program evaluation; Medical education; Graduate education; Ophthalmology; Linear models
Abstract
Objetivos: Validar a versão em português do Catquest-9SF através de sua aplicação em uma população nativa do Brasil com catarata e determinar a correlação da pontuação obtida no questionário com a acuidade visual pré-operatória.
Métodos: Realizou-se um estudo prospectivo para validação de questionário. O Catquest-9SF foi traduzido e retro traduzido gerando uma versão final em português. Um total de 120 pacientes brasileiros que aguardavam realização de cirurgia de catarata foram recrutados para responder ao questionário e para documentação de dados pré-operatórios e acuidade visual. Análise Rasch foi utilizada para acessar as propriedades psicométricas do instrumento.
Resultados: A versão em português do Catquest-9SF demonstrou ajuste aceitável dos itens (item fit statistics variando entre 0,7 e 1,3), unidimensionalidade (Principal Component Analisis) e boa organização nas categorias de resposta dos itens (limiares das categorias: -2,79; 0,57; 2,22). O questionário contém itens com relação estável, se considerado um mesmo nível de deficiência visual, na comparação entre dois grupos (ausência de differential item functioning). Existe adequada separação de pessoas (Person Separation Index 3,07). A acuidade visual em LogMAR no melhor olho com melhor correção óptica mostrou correlação estatisticamente significativa com a pontuação
em logit do Catquest-9SF (r=0,282 e p=0,004).
Conclusões: A versão em português do Catquest-9SF apresenta evidência de validade e confiabilidade, além de ser linguística e culturalmente compreensível para pacientes de língua portuguesa naturais do Brasil. Trata-se de questionário de fácil entendimento e rápida aplicação, sendo capaz de estimar de maneira adequada o funcionamento visual subjetivo em pacientes com catarata. Existe correlação significativa com a acuidade visual e a pontuação obtida no questionário.
Keywords: Extração de catarata; Perfil do impacto da doença; Acuidade visual; Inquéritos e questionários; Qualidade de vida.
Abstract
OBJETIVO: Investigar o efeito inibidor da fluorofenidona contra a proliferação e a transição epitélio-mesenquimal induzida pelo fator de transformação do crescimento β2 na linha HLEC FHL 124 e seu mecanismo potencial.
MÉTODOS: Avaliou-se o efeito in vitro da fluorofenidona na proliferação e na transição epitelial-mesenquimal da linha FHL 124 de células epiteliais do cristalino humano. Após tratamento com fluorofenidona nas concentrações de 0, 0,1, 0,2, 0,4, 0,6 e 1,0 mg/mL, a proliferação celular foi medida através de um ensaio de MTT. A viabilidade celular foi avaliada pela atividade da lactato-desidrogenase liberada por células danificadas. As células FHL 124 foram tratadas com diferentes concentrações do fator de transformação do crescimento β2 (0-10 ng/mL) por 24 horas e a expressão de CTGF, α-SMA, COL-I, E-caderina e Fn foram avaliadas por qPCR e Western blot. Após tratamento com 0, 0,2 e 0,4 mg/mL de fluorofenidona, as expressões do fator de transformação do crescimento β2 e de SMADs foram detectadas com PCR em tempo real e Western blot. As expressões do CTGF, α-SMA, COL-I e Fn foram analisadas através de um ensaio imunocitoquímico.
RESULTADOS: A viabilidade das células FHL 124 não foi inibida com concentrações de fluorofenidona menores ou iguais a 0,4 mg/mL após 24 horas de tratamento. Não foi detectada nenhuma citotoxicidade pelo ensaio da lactato-desidrogenase após 24 e 36 horas de tratamento com 0,2 e 0,4 mg/mL de fluorofenidona. O fator de transformação do crescimento β2 aumentou a expressão de mRNA e proteína do CTGF, α-SMA, COL-I e Fn. Porém, a fluorofenidona suprimiu significativamente a expressão de SMADs, CTGF, α-SMA, COL-I e Fn, tanto na ausência quanto na presença de estimulação pelo fator de transformação do crescimento β2.
CONCLUSÕES: A fluorofenidona inibiu significativamente a expressão de SMADs, CTGF, α-SMA, COL-I e Fn em células FHL 124. Devido à ausência de incompatibilidade em lactentes, a fluorofenidona pode vir a se tornar um novo medicamento contra a opacificação capsular posterior em lactentes.
Keywords: Fator de crescimento transformador beta2; Fluorofenidona; Lentes; Catarata; Lactente
Abstract
OBJETIVO: Nos últimos 20 anos, o número de escolas médicas no Brasil aumentou, mas as vagas para especialização em Oftalmologia não acompanharam a demanda crescente. Este estudo quer estimar a demanda por especialização e avaliar a oferta de oportunidades de aprendizado em Oftalmologia.
MÉTODOS: Estudo epidemiológico com pesquisa em banco de dados provenientes do Ministério da Educação e Conselho Brasileiro de Oftalmologia. Estes dados foram checados através de 120 editais publicados pelos serviços de Residência em 2021.
RESULTADOS: De 2002 a 2021, o número de vagas em faculdades de Medicina aumentou 370%, enquanto o número de vagas certificadas de especialização em Oftalmologia aumentou 64%. Houve um desalinhamento de 11.4% entre os dados do Conselho Brasileiro de Oftalmologia e do Ministério da Educação.
CONCLUSÃO: A proporção de graduados em Medicina aumentou muito mais do que a oferta de oportunidades de especialização em Oftalmologia, o impacto disto na busca por vagas de especialização não acreditadas é desconhecido, políticas de monitoramento das vagas de especialização em Oftalmologia devem ser estabelecidas.
Keywords: Oftalmologia; Ensino; Educação médica; Especialização
Abstract
PURPOSE: To assess the effect of the coronavirus disease 2019 (COVID-19) pandemic on cataract surgery by residents who had mandatory surgical simulator training during residency.
METHODS: In this retrospective, observational analytical study, the total number of cataract surgeries and surgical complications by all senior residents of 2019 (2019 class; prepandemic) and 2020 (2020 class; affected by the reduced number of elective surgeries due to the COVID-19 pandemic) were collected and compared. All residents had routine mandatory cataract surgery training on a virtual surgical simulator during residency. The total score obtained by these residents on cataract challenges of the surgical simulator was also evaluated.
RESULTS: The 2020 and 2019 classes performed 1275 and 2561 cataract surgeries, respectively. This revealed a reduction of 50.2% in the total number of procedures performed by the 2020 class because of the pandemic. The incidence of surgical complications was not statistically different between the two groups (4.2% in the 2019 class and 4.9% in the 2020 class; p=0.314). Both groups also did not differ in their mean scores on the simulator’s cataract challenges (p<0.696).
CONCLUSION: Despite the reduction of 50.2% in the total number of cataract surgeries performed by senior residents of 2020 during the COVID-19 pandemic, the incidence of surgical complications did not increase. This suggests that surgical simulator training during residency mitigated the negative effects of the reduced surgical volume during the pandemic.
Keywords: COVID-19; Pandemics; Cataract extraction/education; Internship and residency/methods; Simulation training/methods; Phacoemulsification/education; Surgery, computer-assisted; Computer simulation; Clinical competence; Ophthalmology/education
Abstract
O ceratocone é uma doença progressiva que se manifesta como uma elevação semelhante a um cone da córnea central ou paracentral inferior e é associada a uma redução irregular da espessura do estroma. Há uma diminuição gradual da acuidade visual devido à assimetria da córnea, ao astigmatismo irregular e a um aumento das aberrações ópticas, o que prejudica a qualidade de vida. Foram desenvolvidos vários procedimentos para tentar interromper ou mesmo reverter a evolução da doença. Um deles é o chamado procedimento de Bader, que inclui um padrão de incisões em volta da circunferência da córnea e na base do cone protuberante. Essas incisões penetram até 70%-90% da profundidade da córnea e têm o objetivo de achatar a topografia e diminuir a assimetria da córnea e o astigmatismo irregular. Embora essa técnica seja muito promissora, segundo um estudo anterior, aqui se apresenta o caso de um paciente no qual esses objetivos não foram atingidos. Esse paciente recebeu lentes de contato para restaurar e manter sua visão, enquanto sua ectasia corneana e a redução da espessura progrediram ao longo da década seguinte.
Keywords: Ceratocone; Astigmatismo; Córnea; Topografia da córnea; Procedimentos cirúrgicos oftalmológicos; Lentes de contato; Dilatação patológica; Acuidade visua; Qualidade de vida.
Abstract
O ceratocone é uma doença progressiva que se manifesta como uma elevação semelhante a um cone da córnea central ou paracentral inferior e é associada a uma redução irregular da espessura do estroma. Há uma diminuição gradual da acuidade visual devido à assimetria da córnea, ao astigmatismo irregular e a um aumento das aberrações ópticas, o que prejudica a qualidade de vida. Foram desenvolvidos vários procedimentos para tentar interromper ou mesmo reverter a evolução da doença. Um deles é o chamado procedimento de Bader, que inclui um padrão de incisões em volta da circunferência da córnea e na base do cone protuberante. Essas incisões penetram até 70%-90% da profundidade da córnea e têm o objetivo de achatar a topografia e diminuir a assimetria da córnea e o astigmatismo irregular. Embora essa técnica seja muito promissora, segundo um estudo anterior, aqui se apresenta o caso de um paciente no qual esses objetivos não foram atingidos. Esse paciente recebeu lentes de contato para restaurar e manter sua visão, enquanto sua ectasia corneana e a redução da espessura progrediram ao longo da década seguinte.
Keywords: Ceratocone; Astigmatismo; Córnea; Topografia da córnea; Procedimentos cirúrgicos oftalmológicos; Lentes de contato; Dilatação patológica; Acuidade visua; Qualidade de vida
Abstract
O problema da deficiência visual e da cegueira corneal abrange o mundo todo e corresponde à quarta causa de cegueira e deficiência visual, com acometimento estimado e mais de 16 milhões de pessoas. A associação com várias doenças endêmicas, como cegueira infantil, trauma, ceratites infecciosas (incluindo herpes, hanseníase e fungos), hipovitaminose A, diabetes mellitus e outras causas de síndromes de olho seco, indicam que a verdadeira frequência é subestimada e que os diferentes mecanismos são pouco conhecidos. A baixa eficácia na prevenção e tratamento da cicatriz e deformidade da córnea permite antecipar que a prevalência da cegueira corneal irá crescer no futuro. As razões para o aumento da cegueira corneal envolvem fatores ambientais, limitações socioeconômicas para ampliar a assistência à saúde e a modesta eficiência das estratégias terapêuticas para resolver o problema em grande escala. O presente trabalho traz uma revisão crítica dos conceitos associados à cegueira corneal. Essa análise é uma etapa necessária para preparar o caminho com o objetivo de deixar a caverna que encarcera a cegueira corneal, em analogia ao mito de Platão, e melhorar as estratégias para prevenir e tratar a cegueira corneal em escala mundial.
Keywords: Cegueira/epidemiologia; Cegueira/prevenção & controle; Cegueira/terapia; Opacidade da córnea
Abstract
O reconhecimento sobre a comunicação de más notícias como mitigadora de conversas difíceis por outras especialidades médicas, incentiva o estudo desta temática na oftalmologia. Sendo assim, o objetivo deste estudo é revisar a produção de pesquisas científicas sobre a comunicação de más notícias em oftalmologia. Para isso, foi realizada uma revisão de literatura. As bases de dados utilizadas foram MEDLINE/PUBMED, EMBASE, LILACS, SCOPUS, COCHRANE e SCIELO. Dois revisores independentes leram todos os artigos e selecionaram a amostra final. Sete artigos foram escolhidos nos formatos de artigo original, revisão, editorial, comunicação oral e correspondência. Os oftalmologistas estão preocupados em comunicar as más notícias de forma eficaz, mas faltam estudos sobre o tema. No entanto, há uma crescente percepção de que o treinamento de comunicação de más notícias aumenta a confiança dos médicos na comunicação, beneficiando a relação terapêutica. Portanto, seria valioso incluir este treinamento no currículo das residências.
Keywords: Comunicação de más notícias; Comunicação; Competência Clínica, Relações médico-paciente; Oftalmologia; Revelação da verdade
ABO is licensed under a Creative Commons Attribution-NonComercial 4.0 Internacional.
About
Issues
Editorial Board
Submission
Official publication of Conselho Brasileiro de Oftalmologia
Rua Casa do Ator, 1.117 - 2º andar - CEP: 04546-004
São Paulo - SP, Brazil
Phone: +55 11 3266-4000