Showing of 1 until 15 from 122 result(s)
Search for: Conjunctival neoplasms/surgery; Melanoma; Disease-free survival; Survival analysis
Abstract
Objetivo: A refração pós-operatória na cirurgia moderna de catarata por microincisão ganha ainda mais importância em pacientes com cirurgia prévia de ceratomileuse in situ assistida por laser (LASIK). As alterações astigmáticas induzidas cirurgicamente nesses olhos podem diferir não apenas em magnitude, mas também em direção em comparação com córneas virgens. O objetivo deste estudo foi comparar as alterações astigmáticas induzidas cirurgicamente após cirurgia de catarata por microincisão entre córneas pós-LASIK e olhos virgens.
Métodos: Foi revisada uma série de casos de cirurgia de catarata por microincisão em olhos com e sem cirurgia LASIK anterior. Os dados demográficos, o comprimento axial no momento da cirurgia de catarata, a espessura central da córnea, os valores esféricos e cilíndricos, as leituras da ceratometria e o astigmatismo corneano posterior pós-operatório foram avaliados retrospectivamente. O método Alpins modificado foi usado para análise vetorial astigmática e foram avaliados o astigmatismo basal, o astigmatismo induzido cirurgicamente, o vetor de diferença, o efeito de achatamento e o torque.
Resultados: Ao todo, 42 olhos de 24 indivíduos foram avaliados. O Grupo I consistiu em 14 olhos com LASIK prévio; o Grupo II incluiu 28 olhos sem qualquer cirurgia refrativa. A média da espessura corneana central pré-operatória no Grupo I foi significativamente mais fina (p=0,012). Não houve diferença significativa no astigmatismo basal entre os grupos em termos de magnitude e vetores de potência. Após a cirurgia de catarata por microincisão, não houve diferenças significativas nos valores médios esféricos, cilíndricos e leituras médias de ceratometria (todos com p>0,05). No entanto, o astigmatismo induzido cirurgicamente e o vetor de diferença foram significativamente maiores no componente do vetor J45 em olhos pós-LASIK, e o efeito de aumento da inclinação pela cirurgia de catarata por microincisão nas córneas pós-LASIK foi significativo em comparação com olhos virgens (p=0,001, p=0,002 e p=0,018, respectivamente).
Conclusões: A cirurgia de catarata aumentou a inclinação das córneas em ambos os grupos, sendo esse aumento significativamente maior nos olhos pós-LASIK. Certamente, a topografia da córnea antes da cirurgia de catarata é particularmente útil para fornecer interpretações mais precisas do astigmatismo induzido cirurgicamente.
Keywords: Cirurgia de catarata; Ceratomileuse; excimer laser in situ; Cirurgia refrativa; Astigmatismo induzido cirurgicamente; Análise vetorial.
Abstract
Objetivo: O melanoma da conjuntiva é um tumor raro e agressivo, com propensão à disseminação metastática regional e distante. Este estudo tem como objetivo analisar os marcadores BRAF e NRAS no melanoma da conjuntiva e sua relação com recidivas tumorais e com o prognóstico do paciente.
Métodos: Este foi um estudo retrospectivo, observacional e unicêntrico de pacientes consecutivos com diagnóstico anatomopatológico de melanoma da conjuntiva feito entre janeiro de 1992 e dezembro de 2019. As mutações BRAF e NRAS foram analisadas com o kit cobas® 4800 (Roche®) em amostras obtidas através de biópsia excisional ou por mapa. Além disso, foi avaliada a presença de lesões pré-cancerosas ou tumorais associadas.
Resultados: Foram incluídos 12 pacientes com amostras histológicas positivas para melanoma da conjuntiva (7 mulheres e 5 homens), com idade média ao diagnóstico de 60 anos e tempo médio de evolução de 6,38 ± 3,4 anos. A mutação BRAF V600E foi encontrada em 3 biópsias (25%), bem como a NRAS Q61X (25%). Ocorreram recidivas em todos os pacientes positivos para mutações de BRAF ou NRAS e 5 desses pacientes desenvolveram disseminação sistêmica (83,33%). Além disso, 4 dos 6 pacientes com BRAF ou NRAS mutante (66,66%) apresentaram achados histopatológicos de lesões tumorais ou pré-cancerosas.
Conclusões: As mutações BRAF e NRAS podem ser fatores de risco para recorrência e menor sobrevida no melanoma da conjuntiva, o que tornaria esses pacientes candidatos a terapias direcionadas e a um acompanhamento mais abrangente e individualizado. Todos esses dados justificam mais estudos prospectivos padronizados.
Keywords: Neoplasias da túnica conjuntiva; Melanoma; Biomarcadores tumorais; Proteínas proto-oncogênicas B-raf; Genes ras.
Abstract
Objetivo: O objetivo deste estudo é determinar se o tamanho inicial do tumor se correlaciona com o tempo de regressão após terapia tópica com interferon alfa- 2b (1 milhão de UI/ml) no tratamento da neoplasia escamosa da superfície ocular.
Métodos: Foi realizado um estudo retrospectivo em 15 doentes clinicamente diagnosticados com neoplasia escamosa da superfície ocular e tratados com interferon tópico alfa- 2b (1 milhão de UI/ml, quatro vezes ao dia). Todos os casos de neoplasia escamosa da superfície ocular incluídos no estudo apresentaram envolvimento da córnea e do limbo. A extensão inicial da neoplasia escamosa da superfície ocular foi medida em milímetros quadrados usando o programa ImageJ (LOCI, University of Wisconsin, Madison, EUA) em imagens feitas dos olhos de cada paciente imediatamente antes do início do tratamento. O tempo até a resolução do tumor foi observado em cada caso.
Resultados: A resolução tumoral completa foi alcançada em todos os casos, com média da extensão inicial de 26,71 mm2 (desvio padrão ± 17,21 mm2) e tempo médio até a resolução de 77 dias (desvio padrão ± 32 dias). Um aumento do volume tumoral após 15 dias de tratamento foi observado em 2 pacientes com resolução completa do tumor. Não houve correlação significativa entre o tempo até a resolução e a extensão inicial do tumor medida em milímetros quadrados (teste de Spearman, p=0,347).
Conclusões Nosso estudo sugere que a duração do tratamento necessário com interferon alfa- 2b tópico não depende do tamanho inicial do tumor de neoplasia escamosa da superfície ocular geralmente encontrada na prática clínica.
Keywords: Neoplasia da túnica conjuntiva; Doença da córnea/tratamento farmacológico; Carcinoma de célula escamosa; Interferon alfa-2/ uso terapêutico
Abstract
Objetivo: Avaliar o curso clínico e o manejo da ceratite infecciosa de interface após ceratoplastia endotelial da membrana de Descemet.
Métodos: Um total de 352 casos submetidos a ceratoplastia endotelial da membrana de Descemet foram revisados retrospectivamente. Pacientes com ceratite infecciosa de interface foram analisados durante o acompanhamento. As análises microbiológicas, o tempo até o início da infecção, os achados clínicos, a duração do acompanhamento, o tratamento e a acuidade visual para longe corrigida pós-tratamento foram registrados.
Resultados: Ceratite infecciosa de interface foi detectada em 8 olhos de 8 casos. Três patógenos fúngicos e três bacterianos foram identificados em todos os casos e receberam tratamento médico de acordo com a sensibilidade da cultura. O tratamento antifúngico foi iniciado em dois casos sem crescimento em cultura, com diagnóstico preliminar de ceratite infecciosa fúngica. Injeções antifúngicas intraestromais foram usadas em todos os casos com infecções fúngicas. O tempo médio para o início da infecção foi de 164 dias (variação: 2-282 dias). A ceratite infecciosa de interface pós-operatória desenvolveu-se no período inicial em dois casos. A duração média do acompanhamento foi de 13,4 ± 6,2 meses (variação: 6-26 meses). A ceratoplastia endotelial de membrana de Descemet foi realizada em dois casos (25%) e ceratoplastia penetrante terapêutica em quatro casos (50%) que não se recuperaram com tratamento médico. A acuidade visual para longe corrigida final foi de 20/40 ou melhor em 5/8 (62,5%) dos pacientes.
Conclusões: O diagnóstico e o tratamento da ceratite infecciosa de interface após ceratoplastia endotelial da membrana de Descemet são difíceis. A intervenção cirúrgica precoce deve ser o procedimento preferido se não houver resposta ao tratamento médico. Melhor sobrevida do enxerto e melhor acuidade visual podem ser alcançadas com ceratoplastia penetrante terapêutica e ceratoplastia endotelial da membrana de Descemet em pacientes com ceratite infecciosa de interface
Keywords: Transplante de Córnea; Lâmina limitante posterior; Sobrevivência de enxerto; Infecções; Injeções; Ceratite; Ceratoplastia penetrante; Acuidade visual
Abstract
OBJETIVO: O objetivo deste estudo foi de apresentar a nossa experiência no uso da termografia como método complementar para o diagnóstico inicial e a diferenciação de tumores intraoculares, bem como para a avaliação da eficácia do tratamento de melanomas intraoculares.
MÉTODOS: O grupo estudado compunha-se de 37 pacientes com tumores intraoculares, sendo 9 com melanoma uveal, 8 com melanoma uveal após braquiterapia com I125, 12 com metástases focais na úvea e 8 com hemangioblastoma capilar retiniano. As imagens do ponto central da córnea, da área do olho e da área da cavidade orbital foram obtidas com uma câmera FLIR T640.
RESULTADOS: Os olhos dos pacientes com melanoma uveal tinham temperaturas mais elevadas do que as dos olhos normais dos mesmos, em toda a faixa dos parâmetros medidos nas regiões de interesse. No grupo de pacientes com melanoma após braquiterapia mal sucedida, encontrámos temperaturas maiores no ponto central da córnea. Nos pacientes com regressão do tumor, todos os parâmetros medidos foram menores no olho acometido. Encontrámos temperaturas mais baixas em toda a faixa dos parâmetros testados e das áreas medidas nos olhos com metástases na coroide. Os olhos com hemangioblastoma intraocular diagnosticado caracterizaram-se por parâmetros mais elevados nas regiões de interesse, em comparação com olhos sem essa patologia.
CONCLUSÕES: O exame termográfico do olho pode usar-se como ferramenta de diagnóstico adicional de triagem na diferenciação de tumores intraoculares. A termografia pode ser uma ferramenta útil no acompanhamento do desfecho do tratamento em pacientes com melanoma intraocular.
Keywords: Termografia; Neoplasias uveais; Melanoma; Metástases neoplásicas; Neoplasias oculares/secundário; Hemangioblastoma
Abstract
OBJETIVO: Analisar características individuais, tumorais e dosimétricas de pacientes diagnosticados com melanoma uveal, tratados através de braquiterapia epiescleral com iodo-125 (I125), que apresentaram perda da acuidade visual útil após o tratamento e analisar a evolução global da acuidade visual em uma população da Espanha.
MÉTODOS: Este é um estudo observacional de coorte histórica considerando pacientes com melanoma uveal diagnosticados entre setembro de 1995 e junho de 2015. Foram coletados dados clínicos, tumorais e dosimétricos e medida a acuidade visual em condições de prática clínica diária, considerando uma acuidade visual útil superior a 0,1 na escala decimal. A análise de base foi efetuada por curvas Kaplan-Meier descritivas de sobrevivência.
RESULTADOS: Um total de 286 dos 665 pacientes diagnosticados com melanoma uveal recebeu braquiterapia epiescleral e 198 deles foram incluídos no estudo. O tempo médio de acompanhamento foi de 75,3 meses (IC 95%: 68,0-82,6). Os pacientes com perda da acuidade visual útil após o tratamento (n=94, 47%) apresentaram as seguintes características: sintomas visuais (n=80, p=0,001), cor da íris (castanha: n=33, castanho-esverdeada: n=49; p=0,047), tamanho de acordo com o Collaborative Ocular Melanoma Study (tamanho médio: n=80, p=0,159), tumor, nódulo, estágio de metástase (T2: n=38, T3: n=38, p=0,012), forma (nodular: n=67, em forma de cogumelo: n=26, p=0,001), envolvimento do polo posterior (n=47, p=0,04), recorrência (n=10, p=0,001) e dose administrada na fóvea, no nervo óptico e no centro do olho (p<0,002). Na análise de Kaplan-Meier, o tempo médio de sobrevivência geral da acuidade visual útil foi de 90,19 meses e a probabilidade de preservação da acuidade visual útil foi de 66% por um ano, 45% por 5 anos e 33% por 10 anos.
CONCLUSÃO: O perfil de paciente com maior probabilidade de perda da acuidade visual útil é o de homem idoso com íris escura, diagnosticado com sintomas visuais e melanoma de tamanho médio a grande, em forma de cogumelo no polo posterior (próximo à fóvea, ao nervo óptico ou a ambos). Todos os pacientes tratados com braquiterapia epiescleral terão perda da acuidade visual, mais pronunciada nos primeiros anos após o tratamento.
Keywords: Melanoma; Neoplasias uveiais; Radioisótopos do iodo; Braquiterapia; Acuidade visual
Abstract
Objetivo: Avaliar o impacto dos tumores córneo-conjuntivais na superfície ocular e na qualidade de vida dos pacientes antes e após o tratamento cirúrgico.
Métodos: Este estudo prospectivo conduziu uma avaliação pré-operatória e com 30 e 90 dias de pós-operatório de pacientes com diagnóstico de tumores de córnea e conjuntiva. Os dados demográficos foram coletados no pré-operatório. Os questionários Health Survey Short-Form (SF-12) e Ocular Surface Disease Index (OSDI) foram aplicados para avaliar a qualidade de vida dos pacientes e a percepção de suas funções relacionadas à visão. Os testes tear break-up time (TBUT) e Schirmer foram realizados para avaliação da superfície ocular. A extensão do tumor foi medida usando o programa ImageJ.
Resultados: Vinte e três pacientes foram incluídos. A média de idade foi de 52,8 ± 17,3 anos (27-79 anos). O tipo mais comum de tumor foi o carcinoma de células escamosas (61,5%). A acuidade visual dos pacientes melhorou significativamente em 1 mês e 3 meses (p=0,018 e p=0,036, respectivamente). Não houve diferenças significativas entre os testes tear break-up time e Schirmer no pré-operatório e com 3 meses de pós-operatório (p=0,150 e p=0,490, respectivamente). Os escores do SF-12 demonstraram que o componente mental apresentou diferença estatisticamente significante entre o pré-operatório e no 30 e 90 dias de pós-operatório (p=0,008 e p=0,026, respectivamente). A extensão do tumor foi de 868,7 ± 344,9 pixels (intervalo, 224,6-1481,6 pixels) e foram significativamente correlacionados com o componente mental de SF-12 no pré-operatório (p=0,011), 30 (p=0,017) e 90 dias de pós-operatório (p=0,012), e o componente emocional no 30º dia de pós-operatório (p=0,016).
Conclusão: Pacientes com tumores córneo-conjuntivais melhoraram os sintomas oculares, a acuidade visual e o componente emocional da qualidade de vida após a excisão cirúrgica do tumor.
Keywords: Neoplasias oculares; Neoplasias da túnica conjuntiva; Doenças da córnea; Acuidade visual; Qualidade de vida.
Abstract
Objetivos: Explorar sistematicamente as mudanças dinâmicas e a sequência temporal no processo de apoptose de células epiteliais corneanas após excesso de irradiação com ultravioleta B.
Métodos: A radiação ultravioleta B (144 mJ/cm2) foi utilizada para irradiar células epiteliais da córnea de rato durante 2h. A morfologia celular foi observada por meio de microscópio de contraste de interferência diferencial, e os números de diferentes tipos de células apoptóticas foram contados e registrados pelo software ImageJ. A viabilidade celular foi medida pelo método brometo de 3- (4, 5-dimetil-2-tiazolil) -2, 5-difenil-2-H-tetrazólio. A taxa apoptótica celular e a perda do potencial da membrana mitocondrial foram detectadas por meio de análises citométricas de fluxo. Os níveis de expressão de três genes apoptóticos foram medidos por reação em cadeia da polimerase quantitativa em tempo real em diferentes momentos dentro de 0-24 h após a irradiação.
Resultados: Após 144 mJ/cm2 de irradiação com ultravioleta B por 2h, os níveis de expressão de caspase-8 e Bax foram maiores em 0h; o potencial da membrana mitocondrial diminuiu a 0h e permaneceu constante por 6h na cultura subsequente. Às 6h, a caspase-3 foi ativada. A diminuição da viabilidade celular e o aumento da taxa apoptótica atingiu o pico em 6h. A expressão de caspase-3 diminuiu dentro de 12 - 24 h, levando a um declínio na taxa apoptótica e alteração no estágio apoptótico.
Conclusões: As células epiteliais da córnea apresentaram uma apoptose rápida após excesso de irradiação com ultravioleta B, e esse processo foi associado tanto à via extrínseca como à via intrínseca.
Keywords: Irradiação com ultravioleta B; Radiação; Epitélio anterior; Célula epitelial; Sobrevivência celular; Apoptose; Ratos
Abstract
PURPOSE: To evaluate the economic impact of the following initial treatment scenarios for glaucoma on the Brazilian Public Health System (SUS): (1) traditional continuous instillation of hypotensive eye drops and (2) single session of selective laser trabeculoplasty.
METHODS: Economic impact was analyzed in three scenarios, from the least to the most conservative, for a hypothetical cohort of 5,000 individuals with open-angle glaucoma. Thereafter, projections were made on the basis of a glaucoma prevalence of 3% in the 2021 Brazilian population size.
RESULTS: All three scenarios demonstrated that selective laser trabeculoplasty exhibited a significantly lower economic impact than the eye drops on SUS over one and five years. Furthermore, the difference was more than United States Dollar 8 billion at five years when considering 3% of the Brazilian population aged >40 years in 2021.
CONCLUSION: As the initial treatment for primary open-angle glaucoma, selective laser trabeculoplasty exhibited a lower economic impact on SUS than latanoprost and timolol maleate eye drop instillation in all the studied scenarios over one and five-year periods.
Keywords: Glaucoma; Trabeculotomy; Laser therapy; Cost analysis; Health care cost Unified Health System; Brazil
Abstract
O granuloma piogênico é uma lesão vascular benígna comum da pele e da mucosa. Neste caso, uma mulher de 34 anos com 28 semanas de gestação, apresentou queixa de massa em crescimento e sangramento ocasional na conjuntiva inferior da pálpebra esquerda por cerca de 3 meses. No exame, detectou-se uma lesão frágil, pedunculada vermelha na conjuntiva na porção medial da pálpebra inferior No exame oftalmológico, a acuidade visual foi 20/20 em ambos os olhos. O exame dos segmentos anterior e posterior foi normal bilateralmente. A lesão foi excisada totalmente com anestesia local e enviada para exame patológico. No exame histopatológico, múltiplas estruturas vasculares de pequeno diâmetro foram observadas no estroma fibroso. Os vasos apresentaram forte expressão de CD31 na coloração imuno-histoquímica. O sarcoma de Kaposi foi excluído devido à negatividade da coloração do HHV-8. Esses achados foram diagnósticos para granuloma piogênico. A frequência de granuloma piogênico aumenta durante a gestação e a excisão cirúrgica é importante no diagnóstico e tratamento desses pacientes. Este é o primeiro caso relatado de granuloma piogênico conjuntival ocorrido durante a gestação.
Keywords: Granuloma piogênico; Doenças da túnica conjuntiva; Complicações na gravidez; Relato de casos
Abstract
O manejo cirúrgico de grandes tumores envolvendo o fórnice conjuntival pode ser desafiador, onde a exposição e as margens livres podem ser difíceis de serem alcançadas. Nesta série de casos, relatamos nossa experiência inicial com 4 pacientes usando a técnica de livro aberto. Através da cantotomia e da cantólise, esta abordagem cirúrgica fornece um amplo campo cirúrgico e também facilita a reconstrução do fórnice após a excisão de um tumor grande. Em nossa série, um paciente apresentou deiscência no canto lateral.
Keywords: Fornix; Aparelho lacrimal; Neoplasia da conjuntiva
Abstract
O objetivo é alertar a comunidade oftalmológica sobre uma manifestação atípica de neoplasia escamosa da superfície ocular (OSSN) que pode levar a um atraso no diagnóstico e tratamento, evoluindo com prognóstico reservado e significativas sequelas. Homem, imunocompetente, 61 anos com diagnóstico inicial de esclerite necrosante em olho direito há 3 meses, em tratamento com prednisona sistêmica porém com persistência da dor e baixa acuidade visual. Realizado biópsia conjuntival em região acometida e diagnosticado como neoplasia escamosa da superfície ocular invasiva. Evolui com invasão intraocular e orbital sendo submetido a exenteração. Assim sendo, deve-se suspeitar de síndrome mascarada frente a um paciente com lesões nódulo-ulcerativas da conjuntiva e esclera. Essa forma clínica pode ser mais agressiva, com maior chance de comprometimento intraocular e orbital. Quanto mais precoces o diagnóstico e o tratamento, melhor o prognóstico para o paciente.
Keywords: Neoplasias de células escamosas; Neoplasias da túnica conjuntiva; Doenças da córnea; Neoplasias oculares Esclerite; Interferon alfa-2
Abstract
We present a rare case of primary caruncle basal cell carcinoma (BCC), a condition with limited occurrences. Our patient, an 80-year-old woman without prior ocular pathological history, presented a 2x2mm pedunculated blackish nodular lesion on the caruncle of her left eye, without local conjunctival or cutaneous involvement. Histological analysis following complete excision confirmed the presence of basal cell carcinoma within the caruncle. Over a span of 30 months, no recurrence has been observed. While scant cases are documented in the literature, we conducted a review of these instances. Despite its infrequent manifestation, this condition should be taken into account when evaluating caruncular tumors, given its tendency to invade the orbit. Complete excision with free surgical margins is the treatment of choice, and adjuvant radiotherapy or chemotherapy might be considered.
Keywords: Conjunctival diseases; Eye neoplasms; Sebaceous gland neoplasms; Conjunctival neoplasms; Carcinoma, basal cell; Diagnosis, differential; Humans; Case reports
Abstract
A fita de Schirmer e o swab conjunctival são utilizados na oftalmologia como métodos de coleta para lágrimas e fluidos. Durante a pandemia da COVID-19, um dos desafios foi o diagnóstico correto e se sabe que, em alguns casos, as manifestações oculares podem ser um dos primeiros sintomas. Nesse contexto, este estudo tem como objetivo levantar evidência que destaque o uso de fitas de Schirmer e de swabs conjuntivais como método de coleta para análise viral. Conduziu-se uma revisão de literatura seguindo o protocolo para Scoping Review definido pelo Joanna Briggs Institute. Os pesquisadores analisaram os estudos em busca do vírus pesquisado, os métodos de coleta e os métodos de análise. Vírus podem ser detectados na superfície ocular através da análise de fitas de Schirmer e de swabs conjuntivais, entretanto novos estudos com populações maiores e com definições claras de tempo são necessários para conclusões mais assertivas no tema.
Keywords: Antígeno de superfície/isolamento & purificação; Túnica conjuntiva; Lágrimas; Proteína do olho/análise; Manejo de espécimes; Reação em cadeia da polimerase/métodos; COVID-19; Manifestações oculares
Abstract
A patient presented with corneoscleral thinning five months after the treatment of suspected ocular squamous surface neoplasia with mitomycin-C and interferon. For tectonic and aesthetic purposes, we decided to perform lamellar corneoscleral transplantation. The approach used established new tectonic support and corneal homeostasis. This technique might be an option in similar cases.
Keywords: Corneal diseases/diagnosis; Carcinoma, squamous cell; Conjunctival neoplasms/surgery; Interferon-alpha/therapeutic use; Mitomycin/therapeutic use; Ophthalmic solutions/administration & dosage; Humans; Case reports
ABO is licensed under a Creative Commons Attribution-NonComercial 4.0 Internacional.
About
Issues
Editorial Board
Submission
Official publication of Conselho Brasileiro de Oftalmologia
Rua Casa do Ator, 1.117 - 2º andar - CEP: 04546-004
São Paulo - SP, Brazil
Phone: +55 11 3266-4000