Showing of 1 until 15 from 143 result(s)
Search for: Cornea; riboflavin; collagen; Ultraviolet therapy; keratoconus
Abstract
Introdução: Alterações topográficas podem ocorrer secundariamente ao uso de uso de lentes de contato duras ou gelatinosas. O termo "corneal warpage" é utilizado para denominar as deformidades corneanas causadas pelas lentes. O quadro topográfico da fase inicial do ceratocone pode ser muito parecido com o de um paciente com este quadro. Objetivo: Mostrar um paciente portador de ceratocone, usuário de lentes de contato rígida gás-permeável (RGP) que desenvolveu quadro de "corneal warpage", diagnosticado e acompanhado por topografias e exames clínicos seriados. Relato de caso: O paciente é um engenheiro de 40 anos com diagnóstico de ceratocone bilateral há 12 anos, usando lentes RGP desde então. No primeiro exame em 5/95, a refração de OD foi impossível de se determinar e a ceratometria era maior que 60,00 D. Foi feita topografia, que se mostrou compatível com ceratocone, tendo sido adaptada uma lente Soper, com visão de 20/70. Após um ano, uma topografia de controle mostrou aumento da curvatura central e aplanamento da periferia inferior. O uso da lente foi suspenso e após 6 meses houve regressão das mudanças, tendo sido adaptadas novas lentes com melhor padrão e visão de 20/40. Discussão: O caso apresentado evidencia a ocorrência de deformidade corneana em um portador de ceratocone usuário de lente RGP. O autor discute a fisiopatologia e o diagnóstico clínico e topográfico do "corneal warpage", lembrando que a exemplo de pacientes normais, os pacientes com ceratocone podem apresentar estas alterações, que devem ser diferenciadas da própria evolução da doença.
Keywords: Ceratocone; Lente de contato; Deformidade corneana
Abstract
Objetivo: Este estudo foi realizado para avaliar os resultados do cross-linking corneano acelerado em córneas ceratocônicas com os valores mais baixos de paquimetria <400 μm.
Métodos: O estudo incluiu 28 olhos de 24 pacientes. As acuidades visuais não corrigidas e melhor corrigidas (logMAR), leituras ceratométricas mais planas e íngremes, espessura corneana central no ponto mais fino, aberrações corneanas de mais alta ordem e a sensibilidade ao contraste foram avaliadas antes e em 1, 3, 6, 12 e 24 meses após a realização do do cross-linking.
Resultados: A média da acuidade visual melhor corrigida e a sensibilidade ao contraste aumentaram (p=0,02, p=0,03, respectivamente), enquanto a média da acuidade visual não corrigida não diferiu significativamente (p>0,05) aos 24 meses após o cross-linking, comparada com medidas antes do procedimento. Embora a leitura da média da ceratometria mais plana não tenha apresentado alteração significativa (p=0,58), a leitura ceratométrica mais íngreme diminuiu quando comparada ao seu valor antes do cross-linking (p=0,001). Não foi observada alteração na média da espessura corneana central no ponto mais fino aos 24 meses após o cross-linking em comparação com seu valor antes do procedimento (p=0,12).
Conclusão: O cross-linking corneano acelerado nos olhos ceratocônicos com córneas finas pode interromper a progressão do ceratocone nas córneas mais finas que 400 μm 24 meses após o tratamento.
Keywords: Ceratocone; Paquimetria corneana; Reagentes para ligações cruzadas; Riboblavina/uso terapêutico
Abstract
Objetivo: O comprimento da membrana de Descemet e o tamanho do enxerto doador na ceratoplastia lamelar anterior profunda não coincidem em córneas muito íngremes, o que pode levar às dobras da membrana de Descemet. O objetivo deste estudo é estabelecer um modelo teórico para cálculo do tamanho do enxerto para ceratoplastia lamelar anterior profunda e avaliar a sua eficácia na prevenção de dobras da membrana de Descemet.
Métodos: Calculamos o diâmetro do arco do leito receptor usando a fórmula do cosseno e desenvolvemos uma tabela para auxiliar os cirurgiões na seleção do tamanho da punção no doador. Para testar a utilidade dessa fórmula, avaliamos o desenvolvimento das dobras da membrana de Descemet em pacientes com ceratocone com córneas muito íngremes (K>60D). No grupo 1, foram realizadas cirurgias de ceratoplastia lamelar anterior profunda, utilizando tamanhos de enxerto que foram determinados com base em nosso modelo (n=31). No grupo 2, os tamanhos dos enxertos foram determinados com base no julgamento empírico do cirurgião sem qualquer cálculo formal (n=30).
Resultados: Nossos cálculos teóricos demonstraram que o diâmetro dos tamanhos da punção do doador necessários para evitar as dobras na membrana de Descemet aumenta quando a córnea é mais íngreme ou o tamanho da trefina é maior. Testamos a eficácia deste modelo no resultado clínico da ceratoplastia lamelar anterior profunda. A média de idade (28,9 ± 10,1 anos vs. 32,8 ± 8,3 anos, p=0,11) e K1 pré-operatório (59,2 ± 9,3 D vs. 58,1 ± 9,4 D, p=0,67), K2 (66,2 ± 6,0 D vs. 65,7 ± 7,4) D, p=0,81) e Km (62,1 ± 7,7 D vs. 61,8 ± 8,1 D, p=0,88) foram semelhantes entre os dois grupos. Três pacientes desenvolveram dobras na membrana de Descemet no grupo 2, e nenhum dos pacientes desenvolveu dobras na membrana de Descemet no grupo 1. Estes resultados apoiam nossos cálculos teóricos.
Conclusão: O ajuste do tamanho do enxerto doador com base no diâmetro do arco calculado do leito receptor reduziu o desenvolvimento das dobras na membrana de Descemet após ceratoplastia lamelar anterior profunda em córneas íngremes.
Keywords: Membrana de Descemet; Ceratocone; Ceratoplastia penetrante; Topografia da córnea; Córnea/patologia
Abstract
Objetivo: Desenvolver a versão em Português do Keratoconus Outcomes Research Questionnaire (KORQ). O Keratoconus Outcomes Research Questionnaire é um instrumento psicometricamente válido e robusto para avaliação do impacto do ceratocone na limitação de atividades e sintomas.
Métodos: Foi realizado no estudo a tradução, adaptação transcultural e validação em Português do Keratoconus Outcomes Research Questionnaire. A tradução inicial da versão em inglês para o idioma português foi realizada por dois tradutores de língua nativa inglesa independentes, seguida de uma avaliação interdisciplinar da versão traduzida. Após isso, a versão em Português foi traduzida novamente para o inglês por dois tradutores nativos de língua portuguesa independentes, seguida de avaliação e comparação com a versão original em inglês pelo mesmo painel interdisciplinar. Para a subsequente validação, o questionário traduzido foi aplicado em dois tempos diferentes em uma população de 30 indivíduos, e os resultados foram comparados em uma análise de concordância.
Resultados: O processo de tradução para a língua portuguesa e tradução reversa do questionario Keratoconus Outcomes Research Questionnaire foi conduzido de maneira satisfatória. Trinta participantes foram incluídos no estudo (média idade, 29.23 ± 7.56 anos). Nove questões (31%) com concordância quase perfeita (questões 3, 4, 5, 8, 18, 22, 27, 28 e 29), cinco questões (51.7%) com concordância substancial (questões 1, 2, 6, 7, 9, 12, 14, 15, 16, 17, 20, 21, 23, 25 e 26), quatro questões (13.8%) com concordância moderada (questões 10, 11, 19 e 24) e uma questão (3.5%) com concordância razoável (questão 13). Os altos coeficientes de correlação obtidos ao comparar os resultados da aplicação inicial com a re-aplicação do questionário em uma amostra de 30 indivíduos indicam a excelente concordância em relação aos resultados, repetibilidade e confiabilidade.
Conclusão: Esse questionário traduzido e validado pode ser aplicado em populações maiores com o objetivo de avaliar a qualidade de vida em pacientes com ceratocone na população brasileira em geral, assim como em regiões distintas do país.
Keywords: Ceratocone; Cornea; Qualidade de vida; Questionário; Ectasia corneana
Abstract
Objetivo: Identificar parâmetros tomográficos de normalidade em córneas de crianças e adolescentes sem a presença de atopias sistêmicas e alergias oculares.
Métodos: Este estudo descritivo transversal avaliou pacientes com idade entre 8 e 16 anos que foram submetidos a exame biomicroscópico completo por lâmpada de fenda e avaliação tomográfica da córnea por tomógrafo dual Scheimpflug, excluindo pacientes com doença ocular (incluindo conjuntivite alérgica) ou prick test positivo para atopias sistêmicas.
Resultados: Cento e setenta pacientes foram avaliados e após cumpridos os critérios de exclusão, 34 (68 olhos) foram analisados. A média etária da amostra foi 10,76 ± 2,31 anos; 19 (55,9%) eram meninos e 15 (44,1%) meninas. A média da ceratometria em dioptrias (D) no meridiano mais plano (Kflat), mais curvo (Ksteep) e máxima (Kmax) foram 42,37 ± 1,63D, 43,53 ± 1,65D e 43,90 ± 1,73D, respectivamente. Os valores médios da asfericidade corneana (ε2) e do ponto mais fino da córnea foram 0,28 ± 0,11 e 550,20 ± 37,90 micras (μm). A assimetria corneana inferior-superior (I-S) e coma foi em média 0,74 ± 0,59D e 0,28 ± 0,12D, respectivamente.
Conclusão: O conhecimento dos valores médios e sua variação de parâmetros tomográficos da córnea em crianças e adolescentes sem atopias sistêmicas ou alergias oculares pode ser útil para o diagnóstico precoce do ceratocone e o seu tratamento em estágio inicial.
Keywords: Córnea; Topografia corneana; Astigmatismo; Conjuntivite alérgica; Tomografia; Ceratocone/diagnóstico; Humanos; Criança; Adolescente.
Abstract
OBJETIVO: O ceratocone na população pediátrica apresenta algumas particularidades em relação à população adulta. O maior desafio é devido à doença ser geralmente mais severa e rapidamente progressiva em crianças.
MÉTODOS: Este artigo utiliza uma análise retrospectiva para relatar o uso do crosslinking em jovens menores de 18 anos e sua evolução pelo menos 24 meses após o procedimento. Foram estudados 12 olhos de 10 pacientes, e dados como acuidade visual com e sem correção, ceratometria máxima, espessura corneana, espessura foveal e microscopia endotelial avaliados no pré e pós-operatórios. O crosslinking corneano foi realizado em todos os pacientes pelo mesmo cirurgião.
RESULTADOS: Observou-se uma tendência de redução do valor do Kmax e melhora da acuidade visual corrigida em todos os momentos de pós operatório. Com relação à paquimetria, observou-se afinamento corneano do ponto mais fino, nos primeiros quatro meses de pós-operatório.
CONCLUSÃO: Resultados encorajadores foram obtidos com relação à estabilização da doença, progressão e segurança do procedimento, corroborando com as conclusões de outros autores. A importância do diagnóstico precoce e do acompanhamento a curto prazo do paciente deve ser destacada.
Keywords: Ceratocone/diagnóstico; Ceratocone/tratamento farmacológico; Córnea; Doenças da córnea; Topografia da córnea; Colágeno/metabolismo; Raios ultravioleta; Reagentes para ligações cruzadas/uso terapêutico; Riboflavina/uso terapêutico; Acuidade visual; Adolesc
Abstract
OBJETIVO: Comparar a gravidade e a lateralidade do ceratocone de acordo com a rinite alérgica, os hábitos de coçar e dormir e a destreza manual.
MÉTODOS: Foram realizadas questões objetivas sobre rinite alérgica, prurido ocular e posição do sono em pacientes com ceratocone, diagnosticados com base na tomografia corneana. Esses exames foram analisados e classificados de acordo com a classificação de Amsler-Krumeich.
RESULTADOS: O prurido ocular foi referido por 29 (85,29%) dos 34 voluntários. Dezoito sujeitos (62,07%) relataram coçar ambos os olhos igualmente, 6 (20,69%) mais no olho direito e 5 (17,24%) mais no olho esquerdo. Comparando-se a posição de dormir principal e o olhos com apresentação mais grave da doença, foi encontrada alguma relação baseada no teste exato de Fisher (0,567 no olho direito e 0,568 no olho esquerdo), embora nenhuma comparação parecesse estatisticamente significante.
CONCLUSÕES: A associação entre maiores valores de ceratometria e posição do sono parece ser mais importante do que entre ceratometria e prurido ou destreza manual.
Keywords: Ceratocone; Hipersensibilidade; Sono/fisiologia; Rinite alérgica; Córnea; Tomografia
Abstract
Objetivo: Investigar a utilidade de quatro algoritmos diferentes para corrigir erros de medição sem contato da pressão intraocular em pacientes saudáveis e com ceratocone.
Métodos: A pressão intraocular não corrigida e as pressões intraoculares corrigidas foram medidas em um olho de 34 pacientes com ceratocone e 34 pacientes do grupo controle saudável pareados por idade e gênero usando a tecnologia Corvis Scheimpflug. Foi calculada a correlação da pressão intraocular não corrigida e das pressões intraoculares corrigidas com idade, comprimento axial e formato, espessura e biomecânica da córnea. As pressões intraoculares corrigidas foram comparadas com a pressão intraocular não corrigida usando o teste t pareado, e gráficos de Bland-Altman (limites de concordância de 95%).
Resultados: A pressão intraocular não corrigida correlacionou-se com a espessura da córnea e com os parâmetros biomecânicos em ambos os grupos (todos p≤0,047) e a ceratometria média frontal e posterior no grupo com ceratocone (r=-0,39, p=0,02, r=0,39, p=0,02, respectivamente). Após o ajuste com diferentes algoritmos de correção da pressão intraocular, a pressão intraocular corrigida biomecanicamente revelou uma correlação mínima com as características da córnea e uma diferença não significativa com a pressão intraocular não corrigida no grupo saudável (-0,1 ± 1,1 mmHg, p=0,58; limites de concordância de 95%: -2,3 a 2,1 mmHg).
Conclusões: A medição da pressão intraocular usando tonometria sem contato e suas formas corrigidas usando fórmulas lineares, simples, baseadas na espessura da córnea em pacientes com ceratocone estão associadas a muitos erros. O uso de fórmulas mais complexas que consideram mais parâmetros de rigidez da córnea além da espessura da córnea, como fórmula de pressão intraocular corrigida biomecanicamente, pode ser mais confiável e benéfico neste grupo de pacientes.
Keywords: Pressão intraocular; Tonometria sem contato; Córnea; Paquimetria corneana; Ceratocone
Abstract
Objetivos: Explorar sistematicamente as mudanças dinâmicas e a sequência temporal no processo de apoptose de células epiteliais corneanas após excesso de irradiação com ultravioleta B.
Métodos: A radiação ultravioleta B (144 mJ/cm2) foi utilizada para irradiar células epiteliais da córnea de rato durante 2h. A morfologia celular foi observada por meio de microscópio de contraste de interferência diferencial, e os números de diferentes tipos de células apoptóticas foram contados e registrados pelo software ImageJ. A viabilidade celular foi medida pelo método brometo de 3- (4, 5-dimetil-2-tiazolil) -2, 5-difenil-2-H-tetrazólio. A taxa apoptótica celular e a perda do potencial da membrana mitocondrial foram detectadas por meio de análises citométricas de fluxo. Os níveis de expressão de três genes apoptóticos foram medidos por reação em cadeia da polimerase quantitativa em tempo real em diferentes momentos dentro de 0-24 h após a irradiação.
Resultados: Após 144 mJ/cm2 de irradiação com ultravioleta B por 2h, os níveis de expressão de caspase-8 e Bax foram maiores em 0h; o potencial da membrana mitocondrial diminuiu a 0h e permaneceu constante por 6h na cultura subsequente. Às 6h, a caspase-3 foi ativada. A diminuição da viabilidade celular e o aumento da taxa apoptótica atingiu o pico em 6h. A expressão de caspase-3 diminuiu dentro de 12 - 24 h, levando a um declínio na taxa apoptótica e alteração no estágio apoptótico.
Conclusões: As células epiteliais da córnea apresentaram uma apoptose rápida após excesso de irradiação com ultravioleta B, e esse processo foi associado tanto à via extrínseca como à via intrínseca.
Keywords: Irradiação com ultravioleta B; Radiação; Epitélio anterior; Célula epitelial; Sobrevivência celular; Apoptose; Ratos
Abstract
PURPOSE: This study aimed to analyze variations in intraoperative corneal thickness during corneal cross-linking in patients with keratoconus and to investigate its possible correlation with presurgical maximal keratometry (Kmax) and pachymetry.
METHODS: This was a prospective case series. We used a method similar to the Dresden protocol, with the application of hydroxypropyl methylcellulose 0.1% hypo-osmolar riboflavin in corneas between 330 and 400 µm after epithelium removal. Corneal thickness was measured using portable calipers before and immediately after epithelium removal, and 30 and 60 min after the procedure.
RESULTS: The 30 patients in this study were followed up for one year. A statistically significant difference was observed in pachymetry values during the intraoperative period (p<0.0001) and an increase of 3.05 µm (95%CI: 0.56–5.54) for each diopter was seen after epithelium removal (p0.019). We found an average Kmax difference of −2.12 D between men and women (p0.013). One year after treatment, there was a statistically significant reduction in pachymetry (p<0.0001) and Kmax (p0.0170) values.
CONCLUSIONS: A significant increase in pachymetry measurements was seen during the procedure, and most patients showed a regression in Kmax and pachymetry values one year after surgery.
Keywords: Corneal pachymetry; corneal topography; cross-linking reagents/therapeutic use; hypromellose derivatives; keratoconus/surgery; riboflavin/therapeutic use
Abstract
PURPOSE: Keratoconus presents certain peculiarities in pediatric patients when compared with adults. The greatest challenge in children is that the disease is more severe and faster in progression. In this retrospective study, we aimed to compare the accelerated and Dresden protocols for corneal crosslinking in patients aged <18 years who were followed-up for at least 12 months.
METHODS: A total of 36 eyes from 27 patients were included in the study. The best corrected and uncorrected visual acuity, maximal keratometry, corneal thickness, foveal thickness, and endothelial microscopy findings were evaluated at baseline and during the postoperative period at one, three, and six months. Thereafter, the patients were evaluated at one, three, six and twelve months postoperative. Corneal crosslinking was performed in all patients via the Dresden protocol (n=21 eyes) or the accelerated protocol (n=15 eyes). Data between the two groups were compared and XY statistical analysis was used.
RESULTS: Both protocols were effective in halting keratoconus progression. No patient had progression at the 12-month follow-up. A significant reduction in Kmax and improvement in the corrected distance visual acuity were observed only in the Dresden protocol group. Although the Dresden protocol was superior to the accelerated protocol in reducing Kmax (p=0.002), there was no significant difference in corrected distance visual acuity between the two groups.
CONCLUSION: The accelerated protocol is as efficient as the Dresden protocol in stabilizing keratoconus progression. Although the Dresden protocol was superior to the accelerated protocol in reducing the Kmax, it did not produce better clinical results. Thus, the accelerated protocol is an efficient option. Furthermore, considering the advantages of reduced surgical time, the accelerated protocol is effective in halting keratoconus progression in the pediatric age group.
Keywords: Keratoconus; Corneal diseases; Ultraviolet rays; Cross-linking reagents; Visual acuity
Abstract
PURPOSE: This study aimed to evaluate the influence of intrastromal corneal ring segment implants on the intraocular pressure measurements using Goldmann applanation tonometry, rebound tonometry, and noncontact tonometry in keratoconic corneas and analyze the intertonometer agreement.
METHODS: We enrolled 74 eyes in this observational and prospective study. Each participant had a complete eye examination, corneal analysis with Scheimpflug Tomography (Pentacam®), and intraocular pressure evaluation with Goldmann applanation tonometry, rebound tonometry, and noncontact tonometry, before and after intrastromal corneal ring segment implantation (on postoperative days 1, 7, 45, and 90). Intertonometer agreement was assessed using Bland-Altman analysis.
RESULTS: The mean age was 29.9 ± 10.2 years, and 47 (63.5%) eyes had keratoconus grade II. Intraocular pressures were higher for noncontact tonometry preoperatively and on 90 postoperative day (mean ± SD: 12.4 ± and 12.1 ± 2.2 mmHg, respectively), followed by Goldmann applanation tonometry (11.1 ± 3.0 and 11.2 ± 2.7 mmHg, respectively), and were lower for rebound tonometry (9.7 ± and 9.4 ± 3.2 mmHg, respectively). The variation from the Goldmann tonometry on 7 postoperative day to the baseline (p=0.022) and that of noncontact tonometry on 90 postoperative day to the baseline (p=0.021) were statistically significant. The rebound tonometry underestimated intraocular pressure when compared with the Goldmann applanation tonometry by a mean of 1.47 ± 5.19 mmHg. Noncontact tonometry, when compared with Goldmann applanation tonometry, overesti-mated intraocular pressure by a mean of 1.23 ± 4.15 mmHg.
CONCLUSION: Despite statistically significant differences between some postoperative periods, the intraocular pressure measurement differences may not be clinically relevant.
Keywords: Keratoconus; Intraocular pressure; Cornea; Corneal stroma; Postoperative period; Tonometry ocular; Prostheses and implants
Abstract
OBJETIVO: Examinar os efeitos do tratamento de reticulação unilateral do colágeno corneano na acuidade visual e os achados topográficos em olhos não tratados de pacientes com ceratocone progressivo bilateral.
MÉTODOS: Foram rastreados retrospectivamente pacientes com ceratocone progressivo submetidos a tratamento de reticulação. Foram incluídos no estudo 188 olhos não tratados de 188 pacientes tratado unilateralmente com reticulação padrão ou acelerada e que recusaram o procedimento de reticulação no outro olho. A acuidade visual e os achados topográficos dos olhos não tratados foram obtidos no pré- e pós-operatório no 1o, 3o, 6o, 12o, 24o, 30o e 36o mês.
RESULTADOS: As alterações ao longo do tempo foram semelhantes para as variáveis examinadas nos olhos não tratados de pacientes tratados com métodos de reticulação padrão e acelerado (p>0,05). No 12º mês, 136 olhos não tratados (95,8%) estavam estáveis, de acordo com os critérios de progressão. Apenas quatro olhos (8%) mostraram progressão no 24o mês. Nenhuma progressão foi observada nos 16 pacientes que tiveram um acompanhamento de 36 meses.
CONCLUSÕES: O estudo mostrou que os olhos não tratados de pacientes com ceratocone progressivo bilateral não apresentaram taxas de progressão significativas após o tratamento unilateral com reticulação.
Keywords: Topografia da córnea; Reagentes de ligações cruzadas; Ceratocone; Fármacos fotossensibilizantes; Colágeno/uso terapêutico; Fotoquimioterapia/métodos; Acuidade visual
Abstract
PURPOSE: To determine the absorbance coefficient of the thin porcine cornea to ultraviolet-A radiation (365 nm) submitted for crosslinking.
METHODS: This in vitro, benchtop experiment using cadaver tissue study analyzed 12 porcine corneal lamellas, which were obtained using a microkeratome after mechanical de-epithelization and separated into three thickness groups: 180, 300, and 360 µm. The corneal thickness values were measured by anterior-segment optical coherence tomography. All lamellas had ultraviolet-A (365 nm) absorbance measured with a 96-well plate spectrophotometer using an ultraviolet transparent microplate before riboflavin instillation and pre- and post-crosslinking according to the Dresden protocol.
RESULTS: The ultraviolet absorbance profiles of the 180, 300, and 360 µm groups were obtained as a-coefficients of 12.85, 76.55, and 120.27, respectively. A theoretical formula was calculated though a statistical analysis that demonstrated the correlation between stromal lamellar thickness and ultraviolet absorbance.
CONCLUSIONS: Corneal thickness and ultraviolet-A spectral absorbance of corneal lamellas showed linear correlation. These findings can potentially contribute to the optimization of ultraviolet-A application during crosslinking, making the treatment of corneas with thickness <400 µm safe and personalized energy delivery for each corneal thickness.
Keywords: Ultraviolet light; Spectrophotometry; Crosslinking; Keratoconus; Corneal thickness
Abstract
A ocorrência de ectasia corneana após ceratectomia fotorrefrativa é uma complicação rara, porém grave, em cirurgia refrativa. Os possíveis fatores de risco não são bem avaliados, mas a opinião atual é que a falha na detecção de ceratocone pré-operatório possa ser o principal motivo. Neste relato, descrevemos um caso de ectasia corneana após ceratectomia fotorrefrativa em paciente apresentando padrão tomográfico suspeito no pré-operatório, mas sem alterações degenerativas associadas a ceratocone patológico, conforme revelado por microscopia confocal in vivo da córnea. Além disso, revisamos, na literatura, relatos de casos elegíveis de ectasia pós-ceratectomia fotorrefrativa para encontrar características semelhantes.
Keywords: Córnea/patologia; Dilatação patológica; Ceratoconus; Ceratectomia fotorrefrativa; Ceratomileuse assistida por excimer laser in situ; Microscopia confocal; Humanos; Relato de casos
ABO is licensed under a Creative Commons Attribution-NonComercial 4.0 Internacional.
About
Issues
Editorial Board
Submission
Official publication of Conselho Brasileiro de Oftalmologia
Rua Casa do Ator, 1.117 - 2º andar - CEP: 04546-004
São Paulo - SP, Brazil
Phone: +55 11 3266-4000