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Artigo Original

Uso de vídeos cirúrgicos nas mídias sociais entre cirurgiões de retina: resultados de uma pesquisa com especialista em retina

Use of surgical videos available on social media among retina surgeons: results of a vitreoretinal specialist survey

Luiz Filipe Adami Lucatto1; Gabriel Castilho Sandoval Barbosa2; Juliana Moura Bastos Prazeres1; Emmerson Badaró Cardoso1; Ricardo Luz Leitão Guerra3; Luiz Henrique Soares Gonçalves de Lima1; Eduardo Büchele Rodrigues4

DOI: 10.5935/0004-2749.2022-0166

RESUMO

Objetivo: Avaliar e interpretar como os cirurgiões vitreorretinianos utilizam os vídeos cirúrgicos disponíveis nas mídias sociais como ferramentas complementares de aprendizagem para melhorar, revisar ou atualizar suas habilidades, considerando seus diferentes níveis de especialização.
Métodos: Nesta pesquisa transversal, um survey online foi enviado à especialistas e aprendizes na área vítreo-retiniana.
Resultados: Esta pesquisa incluiu 258 participantes, dos quais 53,88% atuavam há mais de 10 anos (cirurgiões seniores), 29,07% entre 4 e 10 anos (cirurgiões jovens) e 17,05% há menos de 3 anos (cirurgiões em treinamento). Vídeos cirúrgicos de retina nas mídias sociais foram usados ​​por 98,84% dos participantes (intervalo de confiança de 95%, 97,52%-100%). A fonte mais comum de acesso aos vídeos foi o YouTube (91%), e o grupo de cirurgiões com menos de 3 anos de experiência assistiu mais vídeos no YouTube em comparação aos cirurgiões seniores. Assistir a vídeos cirúrgicos nas redes sociais foi o método preferido na preparação para um procedimento para 49,80% dos participantes versus 26,27% que preferiram “consultar colegas” e 18,82% que preferiram buscar informações em artigos científicos. A “qualidade de imagem” (88%) e a presença de “dicas e truques cirúrgicos” (85%) foram as características dos vídeos mais valorizadas pelos participantes.
Conclusão: O uso de vídeos cirúrgicos pode trazer benefícios na aquisição de habilidades estratégicas, como tomada de decisão, planejamento cirúrgico e consciência situacional. Sua aplicação como auxiliar de ensino foi utilizada por cirurgiões de retina independentemente de seu nível de especialização, apesar de ser relativamente mais valioso para cirurgiões em formação ou com menos de 10 anos de experiência.

Descritores: Aprendizagem; Educação a distância; Mídias sociais; Cirurgia vítreo-retiniana; Cirurgiões; Inquéritos e questionários

ABSTRACT

Purpose: This study aimed to assess and interpret how vitreoretinal surgeons use surgical videos available on social media as complementary learning tools to improve, review, or update their abilities, considering their different levels of expertise.
Methods: In this cross-sectional survey, an online survey was sent to vitreoretinal specialists and fellows.
Results: This survey included 258 participants, of whom 53.88% had been in practice for >10 years (senior surgeons), 29.07% between 4 and 10 years (young surgeons), and 17.05% for <3 years (surgeons in training). Retinal surgical videos available on social media were used by 98.84% of the participants (95% confidence interval, 97.52%-100%). YouTube (91%) was the most common source of videos, and surgeons in training watched more videos on YouTube than senior surgeons. Regarding the preferred method when preparing for a procedure, 49.80% of the participants watched surgical videos available on social media, 26.27% preferred to “consult colleagues”, and 18.82% preferred to seek information in scientific articles. Participants valued the most the “image quality” (88%) and presence of “surgical tips and tricks” (85%).
Conclusion: Surgical videos can provide benefits in acquiring strategic skills, such as decision-making, surgical planning, and situational awareness. Retina surgeons used them as teaching aids regardless of their level of expertise, despite being relatively more valuable to surgeons in training or young surgeons.

Keywords: Learning; Education, distance; Social media; Vitreoretinal surgery; Surgeons; Surveys & questionnaires


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