Open Access Peer-Reviewed
Editorial

Resposta

Reply

Paulo E. C. Dantas1

DOI: 10.1590/S0004-27492011000300021

CARTAS AO EDITOR LETTERS TO THE EDITOR

 

Resposta

 

Reply

 

 

Paulo E. C. Dantas

Professor de Oftalmologia, Serviço de Córnea e Doenças Externas - Departamento de Oftalmologia, Santa Casa de São Paulo. Secretary, Portuguese Language, Pan-American Association of Ophthalmology. Member Guidelines Committee, International Council of Ophthalmology

 

 

Caro Sr. Editor Prof. Dr. Wallace Chamon e Conselho Editorial dos Arquivos Brasileiros de Oftalmologia,

Os autores do manuscrito "Tracoma: estudo epidemiológico de escolares de Alagoas, Brasil", vêm mui respeitosamente dirigir-me a você e ao Conselho Editorial, com a finalidade de esclarecer os pontos suscitados pelos autores da carta enviada.

Na realidade, gostaríamos, para que não percamos tempo e foco, de direcionarmos nosso esclarecimento precisamente para o que foi apontado como  "hipótese de apropriação indevida de dados desse questionário" pelos missivistas; hipótese considerada por nós como precipitada e leviana. 

Para ter acesso a esta base de dados, os autores obtiveram a autorização prévia da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVEP) da Secretaria de Saúde do Estado de Alagoas, como atesta documento anexo enviado para os editores. A Dra. Isolda Maria Wanderley Couto Lima, então Diretora da Vigilância Sanitária local, autorizou o uso da base de dados, sem qualquer restrição ou limitação.

Em nenhum momento, os autores negam ou suprimem a origem dos dados (Secretaria de Saúde de Alagoas), como apresentado no Capítulo Material e Métodos, tópico Amostragem. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Alagoas e seus dados foram, inclusive, usados na defesa de tese de conclusão de curso de Medicina pela Universidade Federal de Alagoas do aluno Rodrigo Ribeiro dos Santos, prévios à publicação nos ABO (documentos também enviado aos editores do ABO). 

Certos de que você e a Editoria Científica conduzirão a contento esta situação, colocamo-nos ao dispor para qualquer outro esclarecimento.

 

REFERÊNCIAS

1. Damasceno RW, Santos RR, Cavalcanti TR, Hida RY, Santos MJ, Santos AM, et al. Tracoma: estudo epidemiológico de escolares em Alagoas - Brasil. Arq Bras Oftalmol. 2009;72(3):355-9.         


Dimension

© 2024 - All rights reserved - Conselho Brasileiro de Oftalmologia