Ana Flávia de Castro Fischer1; Eduardo Machado Estevão Pires1; Fernando Klein2; Otávio Siqueira Bisneto1; Eduardo Sone Soriano3; Hamilton Moreira4
DOI: 10.1590/S0004-27492010000600010
ABSTRACT
Purpose: To analyze the results obtained with a new phacoemulsification teaching method in the specialization course of Hospital de Olhos do Paraná. Methods: A retrospective study evaluated the results of a "reversal" method used in the CBO/ALCON teaching program at the Hospital de Olhos do Paraná. The method is based on the student progression through five checkpoints starting from the end of the surgery towards the beginning and analysis of intra- and postoperative complications at each one of the checkpoints. Results: Of 84 operated eyes, 77 (91.67%) presented final visual acuity of 20/40 or better. Among the complications, the main one was the posterior capsular rupture and occurred in 11 (13.09%) of 13 (15.48%) eyes with complications. Conclusion: The "reversal" teatching method used in the CBO/ALCON teaching program is appropriate to the student, his instructor, as well as to the patient.
Keywords: Ophthalmology; Phacoemulsification; Visual acuity; Cataract extraction; Clinical competence; Learning
RESUMO
Objetivo: Analisar os resultados obtidos com a aplicação do programa de ensino de facoemulsificação CBO/ALCON no curso de especialização em oftalmologia do Hospital de Olhos do Paraná. Métodos: Realizou-se um estudo retrospectivo analítico dos resultados das cirurgias de catarata realizadas pelo programa de ensino de facoemulsificação CBO/ALCON que utiliza o método "reverso" em pacientes provenientes do ambulatório do SUS do Hospital de Olhos do Paraná. O programa consta da progressão dos alunos por cinco etapas chamadas de "check points", sendo analisadas as intercorrências per-operatórias em cada um deles, bem como as pós-operatórias. Resultados: Do total de 84 olhos operados, 77 (91,67%) apresentaram acuidade visual (AV) final de 20/40 ou melhor. Entre as intercorrências, a principal delas foi a rotura de cápsula posterior (RCP) e ocorreu em 11 (13,09%) dos 13 (15,48%) olhos que apresentaram algum tipo de complicação. Conclusão: O método "reverso" proposto para o ensino de facoemulsificação pelo programa CBO/ALCON se mostra uma forma de ensino adequada, para o médico residente e seu instrutor, e principalmente para o paciente, devido ao baixo índice de complicações.
Descritores: Oftalmologia; Facoemulsificação; Acuidade visual; Extração de catarata; Competência clínica; Aprendizagem
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