Marcos Ávila1
DOI: 10.1590/S0004-27492001000300001
EDITORIAL
Oftalmologia Brasileira, um patrimônio nacional
Marcos Ávila *
O Conselho Brasileiro de Oftalmologia acaba de realizar no final deste mês de maio uma importante atividade, sob o título de Primeiro Fórum Nacional de Saúde Ocular, com o apoio do Senado Federal e do Ministério da Saúde. Foi o primeiro evento desta natureza realizado no Congresso Nacional por uma sociedade científica. Momento marcante, definiu o perfil da oftalmologia brasileira, reservando-lhe espaço nas decisões nacionais e dando-lhe voz e poder sobre as definições técnicas, políticas, gerenciais e administrativas relacionadas com a saúde ocular da população. A especialidade se firmou pela inteligência, criatividade e pela sua grandiosidade. O momento consolidou as conquistas que se acumularam ao longo do tempo, mostrando a participação maciça dos profissionais e o respeito, interesse e participação de acadêmicos, políticos, gestores e de todos aqueles que definem ou ajudam o povo a definir os seus destinos.
A proposta do projeto se suportou no apoio e no estímulo recebido durante seu planejamento e se viu validada pela presença dos convidados e pelas manifestações de apreço recebidas após o evento, assinadas por respeitáveis companheiros e autoridades constituídas.
Foram discutidos temas da maior importância social e da categoria, desde os avanços técnico-científicos que sustentam a oftalmologia, as ações sociais que inserem a especialidade no contexto nacional de respeito à cidadania, os ajustes necessários às relações com a indústria correlata e as dificuldades do mercado de trabalho no momento atual. O evento se caracterizou como um momento de reflexão, de diálogo e de sintonia com as necessidades futuras. Numa roupagem de marketing e de interação profissional, apresentou conteúdo científico e técnico no estilo de educação continuada. Oportunizou a reorganização de dados, desenhando o perfil da oftalmologia brasileira neste princípio de século e marco de novo milênio, produzindo documentos de grande valor histórico.
Evidenciando os aspectos de integração interistitucional, de formação, reciclagem e valorização do profissional e, principalmente, de alavanca na propulsão da saúde ocular dos brasileiros, o evento cristalizou a Oftalmologia como um patrimônio nacional.
* Presidente do Conselho Brasileiro de Oftalmologia.