Open Access Peer-Reviewed
Editorial

Errata

DOI: 10.1590/S0004-27492007000500030

ERRATA ERRATUM

 

Mascaro VLDM, Scarpi MJ, Hofling-Lima AL, Sousa LB. Transplante de córnea em ceratocone: avaliação dos resultados e complicações obtidos por cirurgiões experientes e em treinamento. Corneal transplantation in keratoconus: evaluation of results and complications obtained by skillful and surgeons in training. Arq Bras Oftalmol. 2007;70(3):395-405.

Por erro de impressão, foi omitido parte do texto do final do 2º parágrafo e do início do 3º parágrafo da DISCUSSÃO. Segue abaixo o texto completo do 2º e do 3º parágrafos.

Optou-se por fazer um estudo comparativo dos resultados dos transplantes realizados por cirurgiões experientes (Grupo I) e cirurgiões em treinamento (Grupo II), por conta da variabilidade inerente à habilidade cirúrgica em cada uma dessas condições. Por outro lado, os cirurgiões experientes e em treinamento utilizaram uma técnica cirúrgica similar (tipo de trepanação e de sutura), assim como a mesma orientação no acompanhamento pós-operatório.

O aparecimento do ceratocone ocorre classicamente na puberdade com sinais e sintomas muito variáveis, progride lentamente como uma miopia patológica e só mais tarde surgem os sinais de ceratocone avançado(25). Isso pode explicar porque as cirurgias, quando indicadas, ocorrem na faixa etária relativa-mente jovem, e, na presente amostra, não foi diferente(2,16,26-29).


Dimension

© 2024 - All rights reserved - Conselho Brasileiro de Oftalmologia