Showing of 1 until 2 from 2 result(s)
Search for: Newton Leitão de Andrade
Abstract
OBJETIVO: Determinar preferências e práticas dos cirurgiões refrativos do Brasil. MÉTODOS: Foi realizado um estudo transversal baseado na coleta de dados de um questionário aplicado durante o VI Congresso Brasileiro de Catarata e Cirurgia Refrativa em 2011. As questões também foram enviadas por e-mail aos membros dessa sociedade. Perguntas sobre preferências de técnicas, uso de novas tecnologias, volume cirúrgico, tipo de excimer laser, microcerátomo e topógrafos mais utilizados, uso de mitomicina C, colírios pós-operatórios, dentre outras, foram analisados. RESULTADOS: No total, 292 cirurgiões responderam a pesquisa. A maioria possui um volume mensal entre 2 a 4 olhos por semana (57,60%). Grande parte (64,50%) realiza tomografia de córnea de rotina e apenas 22,00% dos analisados não personalizam suas cirurgias. A técnica de ceratomileusis in situ a laser (LASIK) é a mais realizada e quando a ceratectomia fotorrefrativa (PRK) é utilizada, a maioria dos cirurgiões aplica a mitomicina C (52,60%) nesses pacientes. A marca de excimer laser mais utilizada até o momento é a Nidek (26,12%). CONCLUSÃO: A técnica de LASIK é mais realizada pelos cirurgiões, sendo que a maioria personaliza parte de suas cirurgias e quando a ceratectomia fotorrefrativa é realizada, a mitomicina C é empregada pela maior parte dos entrevistados. A cirurgia bilateral é rotineiramente realizada pela maioria dos cirurgiões e o laser de femtosegundo ainda é empregado apenas por uma minoria dos cirurgiões.
Keywords: Miopia; Ceratomileuse assistida por excimer laser in situ; Ceratectomia fotorrefrativa; Mitomicina; Censos; Brasil
Abstract
OBJETIVO: Verificar a presença de ciclotorção em olhos submetidos à cirurgia refrativa a laser. MÉTODOS: Realizou-se um estudo observacional comparativo, feito pela avaliação dos prontuários de 61 indivíduos (104 olhos) submetidos à cirurgia refrativa a laser, para comparar a orientação do astigmatismo ocular na posição sentada e em decúbito dorsal. Foram computados 37,5% de homens com idade variando de 20 a 54 anos, com mediana de 29 anos. O menor grau de astigmatismo avaliado foi de -0,75 e o maior de -6,50, com média de -3,06 ± 1,16 dioptrias cilíndricas (DC). A captação da orientação (eixo) do astigmatismo foi feita no primeiro momento (sentado) pelo aparelho ORK-CAM da empresa Schwind. Em um segundo momento (decúbito dorsal), na sala de cirurgia, o eixo foi captado pela câmera do próprio laser (Schwind Amaris®) para então comparar o eixo nos dois momentos. A inciclotorção foi identificada por um sinal negativo (-) e a exciclotorção por um sinal positivo (+). RESULTADOS: A exciclotorção máxima foi de +7,7 e a inciclotorção máxima de -11,0 graus. A média de torção (exciclo ou inciclo) foi de 2,74 (56,7%), com desvio padrão de 2,30 graus. Não houve variação estatisticamente significativa (p=0,985) no eixo do astigmatismo entre os indivíduos sentados versus decúbito dorsal. CONCLUSÃO: Houve ciclotorção clinicamente significativa em 36,5% dos olhos submetidos à cirurgia refrativa a laser.
Keywords: Astigmatismo; Procedimentos cirúrgicos refrativos; Anormalidade torcional; Ceratomileuse assistida por excimer laser in situ; Movimentos oculares; Rotação ocular
ABO is licensed under a Creative Commons Attribution-NonComercial 4.0 Internacional.
About
Issues
Editorial Board
Submission
Official publication of Conselho Brasileiro de Oftalmologia
Rua Casa do Ator, 1.117 - 2º andar - CEP: 04546-004
São Paulo - SP, Brazil
Phone: +55 11 3266-4000