Arq. Bras. Oftalmol. 2006;69 (3 )
:413-415
| DOI: 10.1590/S0004-27492006000300024
Abstract
Descrevemos um caso de fibrose sub-retiniana progressiva e corrioretinite multifocal granulomatosa junto com os achados de angiografia fluoresceínica e com indocianina verde e propomos uma nova fisiopatologia para a fibrose em anel justa-papilar. A síndrome de fibrose sub-retiniana progressiva é uma doença grave, rara e constitui um subtipo grave da coroidite multifocal. As múltiplas lesões com fibrose circundando o disco óptico podem significar que a doença é oriunda do fluxo do líquido céfalo-raqueano, ao redor do nervo óptico.
Keywords: Fibrose; Doenças retinianas; Coroidite; Coriorretinite; Relatos de casos [Tipos de publicação]
Arq. Bras. Oftalmol. 2011;74 (5 )
:368-370
| DOI: 10.1590/S0004-27492011000500013
Abstract
Relato de caso com acompanhamento por 16 anos de um paciente com a vasculite hemorrágica multifocal aguda (síndrome de Blumenkranz). Um paciente de 21 anos de idade foi diagnosticado em 1994 com a vasculite hemorrágica multifocal aguda (síndrome de Blumenkranz), primeiro no olho esquerdo e depois no olho direito. Foi tratado com fotocoagulação retiniana nas áreas retinianas isquêmicas e corticosteroide oral e seguido por exames complementares da retina por 16 anos. A visão melhorou para 20/25 em ambos os olhos após a fotocoagulação retiniana nas áreas isquêmicas da retina e corticosteroide oral permanecendo assim até o momento por 16 anos. A fotocoagulação retiniana nas áreas isquêmicas e o uso de corticosteróide oral são tratamentos efetivos para a vasculite hemorrágica multifocal aguda (síndrome de Blumenkranz).
Keywords: Púrpura de Schoenlein-Henoch; Vasculite retiniana; Vasculite; Fotocoagulação; Hemorragia retiniana; Relato de caso