Showing of 1 until 3 from 3 result(s)
Search for: Eduardo F. Damasceno
Abstract
OBJETIVO: Mensurar, utilizando o analisador de espessura retiniana, valores de média de espessura foveal e média de espessura perifoveal de pacientes portadores de retinopatia diabética não proliferativa leve com ausência de edema macular clinicamente detectável (classificados pelo estudo ETDRS), comparando-os com os de indivíduos normais. MÉTODOS: Estudo retrospectivo analítico observacional, caso-controle sobre uma amostra de 79 olhos (39 acometidos e 40 controles). A amostra foi selecionada dentro dos exames já realizados no Centro Brasileiro de Cirurgia de Olhos (CBCO) (de 1999 a 2003) arquivados no analisador de espessura retiniana (RTA). O grupo controle foi selecionado segundo critérios específicos. O grupo acometido foi constituído de acordo com os critérios de inclusão e exclusão da pesquisa. Os resultados encontrados foram submetidos a testes estatísticos para validação. RESULTADOS: No grupo controle, os valores encontrados para média de espessura foveal foram em torno de (média=147,4 micra ± desvio padrão de 15,4 micra) e média de espessura perifoveal em torno de (média=193,8 micra ± desvio padrão de 24,6 micra). Os pacientes com retinopatia diabética não proliferativa leve apresentaram espessura foveal em torno de (média= 198,9 micra ± desvio padrão de 48,3 micra) e espessura perifoveal em torno de (média de 194,2 micra ± desvio padrão de 26,4 micra). CONCLUSÃO: Foi observado um aumento da média de espessura foveal em pacientes diabéticos que ainda não apresentam sinais clínicos de edema macular, comprovado através de testes estatísticos. Os resultados estão de acordo com os valores encontrados na literatura.
Keywords: Retinopatia diabética; Edema macular; Retina; Mácula lutea; Fóvea central; Técnicas de diagnóstico oftalmológico
Abstract
Os autores relatam um caso de granuloma piogênico subconjuntival pós retinopexia com introflexão escleral. É uma complicação pós-cirúrgica incomum neste tipo de procedimento.
Keywords: Córnea; Recurvamento da esclera; Descolamento retiniano; Neoplasias da túnica conjuntiva; Granuloma piogênico; Humano; Masculino; Meia-idade
Abstract
Objetivo: Identificar causas de baixa acuidade visual e morbidades sistêmicas que dificultem a deambulação e o acesso à tratamento oftalmológico em clínicas geriátricas do Rio de Janeiro. Métodos: Estudo transversal com 187 indivíduos de 3 clínicas geriátricas do Rio de Janeiro, no período de janeiro de 2010 à janeiro de 2011. O critério de inclusão foi todos os indivíduos com acuidade visual menor ou igual a 20/200 em qualquer olho (118 indivíduos) e sem atualização da correção óptica. O critério de exclusão foi indivíduos que se recusaram à participar do estudo e indivíduos incapazes de realizarem os exames por déficit mental (6 indivíduos). Dos 187 indivíduos avaliados, 63 indivíduos tinham acuidade visual melhor que 20/200. Resultados: Participaram do estudo efetivamente, após os critérios de inclusão e exclusão, 118 indivíduos com variadas causas de acuidade visual menor ou igual 20/200. Foram encontrados no estudo 57 (48,3%) indivíduos com a presença de morbidades sistêmicas incapacitantes. Dos 118 indivíduos com baixa acuidade visual, que participaram do estudo, 27,96% apresentaram catarata e 26,27% ametropias. Conclusão: A maioria dos indivíduos destas clínicas geriátricas apresentou morbidades oculares que com tratamento adequado permitem a melhora da acuidade visual. Foi encontrado um problema mais de cunho social pela dificuldade de acesso à consulta oftalmológica.
Keywords: Oftalmopatias; Acuidade visual/epidemiologia; Idoso; Serviços de saúde para idosos; Saúde do idoso; Acesso aos serviços de saúde; Saúde da pessoa com deficiência; Morbidade
ABO is licensed under a Creative Commons Attribution-NonComercial 4.0 Internacional.
About
Issues
Editorial Board
Submission
Official publication of Conselho Brasileiro de Oftalmologia
Rua Casa do Ator, 1.117 - 2º andar - CEP: 04546-004
São Paulo - SP, Brazil
Phone: +55 11 3266-4000