Showing of 1 until 12 from 12 result(s)
Search for: Carlos Teixeira Brandt
Abstract
OBJETIVOS: Identificar o perfil e o grau de satisfação do paciente, além do benefício visual do usuário do Sistema Único de Saúde atendido no Projeto de Mutirão de Catarata da Fundação Altino Ventura. MÉTODOS: Foram selecionados 163 pacientes submetidos à cirurgia da catarata, de outubro a novembro de 2002, obtendo-se dados do perfil sociodemográfico. Aplicou-se questionário visando analisar a qualidade do atendimento aos pacientes nos vários setores da Instituição, além da acuidade visual final e do seguimento clínico. RESULTADOS: A média de idade dos pacientes foi de 68,4 anos. O gênero feminino foi o mais freqüente (67,5%). A freqüência de analfabetos foi de 20,2%. A ocupação mais observada foi do lar (43,6%). A freqüência dos parâmetros usados para avaliação do grau de satisfação dos usuários situou-se acima de 95,0%. Houve melhora estatisticamente significante da acuidade visual pós-operatória, em ambos os olhos. Olho direito - pré-operatória = X± DP - 0,193 ± 0,135 - pós-operatória = 0,650 ± 0,293, "t" = 13,469 - p < 0,0001. Olho esquerdo - pré-operatória = X± DP - 0,217 ± 0,197 - pós-operatória = 0,666 ± 0,301, "t" = 11,300 - p < 0,0001. CONCLUSÕES: A maioria dos pacientes incluídos no Projeto tinha baixa escolaridade e era excluído do mercado de trabalho. O grau de satisfação do usuário foi excelente, observando-se boa qualidade do serviço prestado e significante benefício visual, aspectos fundamentais para a maior credibilidade da Instituição.
Keywords: Catarata; Cegueira; Satisfação do paciente; Qualidade de vida; Serviços de saúde comunitária
Abstract
OBJETIVOS: Avaliar o custo diário de colírios antiglaucomatosos e o impacto econômico relacionado com o salário mínimo; comparar o custo de associações de drogas em apresentação única em relação às mesmas em apresentações separadas; analisar o percentual adicional do custo de drogas antiglaucomatosas relacionadas à terapia padrão (maleato de timolol genérico). MÉTODOS: Utilizaram-se 15 frascos de colírios de cada um dos 20 produtos. Mediu-se o número e volume médio das gotas por frasco de colírio e calculou-se a duração e o custo diário do tratamento. RESULTADOS: Observou-se ampla variação no custo médio diário: R$ 0,077 para o maleato de timolol genérico (mais barato) e R$ 1,910 para o Xalacom® (mais caro). Destaca-se como produto de menor impacto econômico, em relação ao salário mínimo, o colírio padrão, representando 1,2% a 1,6% do mesmo, ao passo que a associação de Xalatan® e Timoptol XE® representou variação de 21,7% a 30,0%. O custo do Cosopt® e Xalacom® foi maior que as associações de: Trusopt® + padrão e Xalatan® + padrão (p<0,001). O Xalacom® representou custo adicional à terapia padrão de 1.698,2% a 1.765,1%. CONCLUSÕES: A variação no custo de colírio antiglaucomatoso é de quase 30 vezes entre o de menor e o de maior custo. O colírio de maior custo representa impacto econômico mensal de 29,1% sobre o valor do salário mínimo. A terapia combinada em apresentações separadas apresenta menor custo que as associações de drogas em apresentação única. O emprego das novas drogas antiglaucomatosas representa elevado percentual de custo adicional em relação à terapia padrão.
Keywords: Custo de medicamentos; Soluções oftálmicas; Glaucoma; Gastos com medicamentos
Abstract
OBJETIVOS: Identificar as barreiras para o acesso ao tratamento da catarata senil e avaliar os gastos do paciente neste processo. MÉTODOS: Neste estudo 101 pacientes responderam a um questionário antes da realização da cirurgia de catarata na Fundação Altino Ventura. Foram avaliados os aspectos econômicos e sociais dos pacientes em todo o processo de tratamento. RESULTADOS: As principais barreiras ao tratamento da catarata foram: medo da cirurgia, a falta de recursos financeiros, dificuldade na realização de exames pré-operatórios e o número de vezes que o paciente precisou retornar ao serviço (3,2±1,5), assim como o tempo de espera entre a primeira consulta e a cirurgia (3,2±2,6 meses - Média ±EPM). O valor gasto na realização dos exames pré-operatórios variou de 5 a 170 reais (16,6±2,7 reais - Média ±EPM). DISCUSSÃO: Os principais motivos de não procura pelo tratamento da catarata como o medo de submeter-se à cirurgia e a falta de recursos financeiros foram similares aos de outras instituições brasileiras. O número de vezes que o paciente teve de retornar ao serviço elevou os gastos do paciente e as dificuldades por ele enfrentadas. A Fundação Altino Ventura atende principalmente à população mais carente do Estado, por isso, os gastos dos pacientes com transporte e exames laboratoriais tornam-se obstáculos ao tratamento da catarata. CONCLUSÕES: O medo de submeter-se à cirurgia e a falta de recursos financeiros dos usuários da instituição foram as principais barreiras para o acesso ao tratamento da catarata encontradas neste estudo. A cirurgia realizada no mesmo dia do diagnóstico da catarata possibilitaria a solução da doença prontamente, diminuindo o número de vezes que o paciente precisaria comparecer ao serviço de saúde de três ou mais para uma só vez.
Keywords: Extração de catarata; Extração de catarata; Cegueira; Acesso aos serviços de saúde; Qualidade dos cuidados de saúde
Abstract
OBJETIVOS: Investigar possíveis alterações oftalmológicas em pacientes que tiveram desnutrição grave durante os primeiros seis meses de vida. MÉTODOS: Foram analisados 182 olhos de 91 crianças entre 2 e 11 anos que tiveram desnutrição grave durante os primeiros seis meses de vida (grupo estudo). Como grupo controle foram incluídas 88 crianças, selecionadas aleatoriamente segundo características similares de idade, gênero, condições econômicas e demográficas. RESULTADOS: Observou-se, de forma significante, no grupo estudo, maior freqüência de crianças com acuidade visual de 0,3 a 0,1 e menor que 0,1 (11,5% versus 0,7% - p < 0,0001). Houve maior freqüência de astigmatismo e miopia no grupo estudo. Observou-se ainda, maior freqüência de astigmatismo de uma dioptria ou mais nesse grupo (p< 0,0001). As alterações fundoscópicas encontradas foram nervo óptico hipocorado (2,2%), aumento da escavação papilar (4,4%), aumento da tortuosidade vascular (6,6%), alteração da cor da retina (13,2%) e atrofia do epitélio pigmentar da retina (12,0%). CONCLUSÕES: Os dados dão suporte ao conceito de que a desnutrição precoce efetivamente interfere na saúde visual dos indivíduos. Estudos futuros são necessários para aprofundar o estabelecimento da relação causa-efeito mais precisa.
Keywords: Transtornos da nutrição do lactente; Transtornos da visão; Desenvolvimento infantil; Manifestações oculares; Criança
Abstract
OBJETIVO: Comparar critérios de indicação, complicações intra e pós-operatórias, resultados visuais obtidos e intervalo de tempo entre cirurgias do primeiro e segundo olho submetidos a facoemulsificação durante curva de aprendizado de um cirurgião. MÉTODOS: Estudo prospectivo de 96 olhos de pacientes submetidos à cirurgia de catarata bilateral, pela técnica de facoemulsificação, no período de abril/2001 a março/2002, de forma consecutiva, por residente do terceiro ano. A mesma técnica cirúrgica foi realizada em todos pacientes. Na análise estatística foram utilizados os testes: qui-quadrado, Mann-Whitney, Kruskal-Wallis, comparações múltiplas de Dunn e t de Student. Todos foram bicaudais e considerados significantes quando p<0,05. RESULTADOS: A indicação cirúrgica foi realizada mais precocemente no segundo olho (melhor acuidade visual) (p=0,016). O tempo médio de facoemulsificação do primeiro olho operado foi significantemente maior que o do segundo olho (p=0,026). Não houve diferença estatisticamente significante entre os grupos em relação ao grau de catarata, doença ocular prévia, acuidade visual final e equivalente esférico médio. As complicações intra e pós-operatórias apresentaram incidências menores no segundo olho, apesar de não alcançar significância estatística (p=0,07). O intervalo de tempo entre a cirurgia do primeiro e segundo olho foi significativamente menor ao longo dos trimestres (p<0,001). CONCLUSÕES: Ao longo dos trimestres, os pacientes foram submetidos à cirurgia do segundo olho mais precocemente (melhor acuidade visual e menor intervalo de tempo entre as cirurgias), apresentaram tempo de facoemulsificação menor e tendência a terem menores complicações intra e pós-operatórias.
Keywords: Extração de catarata; Facoemulsificação; Implante de lente intra-ocular; Cuidados pós-operatórios; Fatores de tempo
Abstract
OBJETIVO: Estudar a camada de fibras nervosas da retina de portadores de esquistossomose mansônica hepatoesplênica. MÉTODOS: Foram submetidos ao exame com o GDx Scanning Laser System, 23 portadores de esquistossomose na forma hepatoesplênica que tinham sido submetidos, quando crianças, a esplenectomia, ligadura da veia gástrica esquerda e auto-implante de tecido esplênico no omento maior. Todos apresentaram pressão intra-ocular menor que 21 mmHg. No grupo controle foram estudados 23 indivíduos com idade e condição socioeconômico-geográfica similar, sem esquistossomose. RESULTADOS: Em apenas um paciente do grupo portador de esquistossomose foram observadas alterações em quatro parâmetros: superior nasal, média superior, média da espessura e número de fibra. Todos os indivíduos do grupo controle apresentaram GDx com parâmetros dentro da normalidade. CONCLUSÃO: No estudo realizado não foi encontrado diferença significante entre os dois grupos. Apenas um paciente mostrou redução da camada de fibras nervosas.
Keywords: Fibras nervosas; Retina; Esquistossomose; Técnicas de diagnóstico oftalmológico; Microscopia eletrônica de varredura
Abstract
OBJETIVO: Analisar a flora bacteriana da conjuntiva e o padrão de resistência a antibióticos em crianças recém-nascidas prematuras na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). MÉTODOS: Foram analisadas amostras de secreção conjuntival de 48 recém-nascidos com permanência de pelo menos 48 horas na UTIN. RESULTADOS: Das 48 amostras 40 (83,3%) apresentaram cultura positiva, com maior frequência de Staphyloccocus coagulase-negativo (43,2%) e Staphyloccocus aureus (25,0%). Foram consideradas multirresistentes 63,9% das bactérias. Os antibióticos com maior sensibilidade no antibiograma foram gatifloxacino (97,2%), vancomicina (94,4%) e ofloxacino (94,4%). CONCLUSÕES: A flora bacteriana da conjuntiva de prematuros na UTIN é diversificada, predominando as bactérias Gram-positivas, geralmente multirresistente a antibióticos.
Keywords: Túnica conjuntiva; Resistência microbiana a medicamentos; Infecção hospitalar; Terapia intensiva neonatal; Prematuro
Abstract
Objetivo: Avaliar a microbiota bacteriana da conjuntiva e perfil de antibiograma no pré-operatório de injeção intravítrea de antiangiogênico por degeneração macular relacionada à idade, comparando com a de pacientes no pré-operatório de cirurgia de catarata. Métodos: Realizou-se estudo transversal, observacional, tipo série de casos. Foram constituídos dois grupos: grupo I (degeneração macular) com 26 olhos de 26 pacientes (12 homens/14 mulheres) com média de idades de 69,2 ± 11,5 anos; grupo II (catarata) com 27 olhos de 27 pacientes (9 homens/18 mulheres) com média de idades de 67,6 ± 7,9 anos. Os grupos foram homogêneos em relação à idade (p=0,538) e ao sexo (p=0,787). Foi realizada coleta de secreção do fundo de saco inferior da conjuntiva, através de "swab", e imediatamente colocado em tubo contendo meio líquido BHI ("brain heart infusion"). As amostras foram processadas conforme técnicas laboratoriais padrão e realizado antibiograma de cada colônia isolada. Resultados: Houve crescimento de 26 colônias bacterianas no grupo I, com 2 olhos não apresentando crescimento e 30 colônias no grupo II. Houve maior frequência de bactérias Gram positivas nos dois grupos: 23/26 colônias (88,4%) no grupo I e 29/30 colônias (96,7%) no grupo II, com predomínio de Staphylococcus aureus em ambos os grupos, com 16 amostras (61,5%) e 17 (56,7%), respectivamente. Staphylococcus coagulase negativa foi a segunda bactéria mais identificada, com 19,2% no grupo I e 20,0% no grupo II. Nenhuma diferença de frequência entre os grupos alcançou significância estatística. Não foi observada diferença estatisticamente significante nas sensibilidades das bactérias aos antibióticos testados entre os dois grupos. Conclusões: Não houve diferença na distribuição das bactérias e no perfil de antibiograma da microbiota conjuntival de pacientes no pré-operatório de injeção intravítrea por degeneração macular, comparada a de pacientes no pré-operatório de cirurgia de catarata.
Keywords: Túnica conjuntiva; Infecções oculares bacterianas; Degeneração macular; Extração de catarata; Antibioticoprofilaxia; Injeções; Inibidores de angiogênese
Abstract
INTRODUÇÃO: A ceratoplastia penetrante autóloga ipsilateral rotacional pode ser uma alternativa para minimizar o problema de longas filas de espera para transplante por ceratocone. OBJETIVO: Apresentar os resultados visuais em portadores de ceratocone após ceratoplastia penetrante autóloga ipsilateral rotacional associada à ressecção de 0,5 mm de crescente corneana inferior. MÉTODOS: Estudo prospectivo, longitudinal, de intervenção, analítico, investigando os resultados visuais de 15 pacientes (18 olhos), com diagnóstico de ceratocone, submetidos a ceratoplastia penetrante autóloga ipsilateral rotacional (CPAIR) por meio de duas trepanações, coincidentes superiormente e com diferença de 0,5 mm inferiormente. Após ressecção da cunha resultante das duas trepanações inferiores, o disco corneano foi rotado de 180° e suturado com 24 pontos diametralmente opostos. Os pacientes foram acompanhados por um período de 24 meses. RESULTADOS: Ao comparar os dados de 1º e 2º anos de pós-operatório aos do pré-operatório, observou-se melhora significante de: acuidade visual, linhas de visão, equivalente esférico, diminuição do astigmatismo topográfico e das curvaturas corneais máxima e média. Houve adelgaçamento corneano, com diminuição do número de células endoteliais da córnea. CONCLUSÃO: Observou-se melhora dos parâmetros oftalmológicos decorridos 6, 12 e 24 meses da ceratoplastia penetrante autóloga ipsilateral rotacional associada à ressecção de 0,5 mm na porção inferior corneana, mas ao longo do seguimento houve redução da acuidade visual com aumento do astigmatismo.
Keywords: Ceratocone; Ceratoplastia penetrante; Córnea; Visão binocular; Transplante autólogo; Acuidade visual; Seguimentos
Abstract
OBJETIVO: Avaliar o impacto das doenças oculares sobre a qualidade de vida de uma população idosa do sertão de Pernambuco, localizado na região nordeste do Brasil. MÉTODOS: Foram entrevistados 580 indivíduos acima de 59 anos, por meio do questionário de avaliação de qualidade de vida "Visual Functioning Questionnaire" (VFQ). Todos os indivíduos foram submetidos a exame oftalmológico completo. Os resultados das variáveis quantitativas foram expressos por suas médias e desvios- padrão. Os resultados das variáveis qualitativas foram expressos por suas frequências absolutas e relativas. RESULTADOS: A média de idade foi de 70 ± 8,1 anos. Cerca de 86,0% dos entrevistados declararam ser analfabetos ou ter o ensino fundamental incompleto. As principais queixas foram: baixa visual (71,1%) e ardor/prurido (69,0%). A acuidade visual não era normal em 37,4% dos idosos. Por volta de 75,0% dos entrevistados relataram ter saúde regular ou ruim, e 77,0% diziam ter uma visão regular ou ruim. A qualidade de vida foi considerada pior conforme a piora da condição visual do idoso. CONCLUSÃO: O déficit visual representou um impacto negativo sobre a qualidade de vida dos idosos do sertão Pernambucano.
Keywords: Idoso; Qualidade de vida; Acuidade visual; Brasil
Abstract
OBJETIVO: Comparar o perfil de características oculares e sistêmicas de uma série de pacientes com sequência de Möbius do Brasil com uma da Itália. MÉTODOS: Esse estudo multicêntrico incluiu 46 pacientes com sequencia de Möbius do Brasil e 20 da Itália. As características dos perfis sociodemográfico, gestacional e neonatal foram coletadas a partir de entrevistas com os responsáveis dos pacientes e comparadas. Os pacientes foram submetidos a um exame oftalmológico e malformações sistêmicas foram avaliadas. RESULTADOS: O misoprostol foi usado no primeiro trimestre da gestação por 26 (56,5%) mães brasileiras e por nenhuma italiana. A média de idade dos pacientes brasileiros com sequência de Möbius foi de 89,95 ± 7,79 meses e dos italianos 102,6 ± 22,94 meses (P=0,6105; teste de Mann-Whitney). Mães brasileiras tinham significantemente menor escolaridade (P=0,0002; teste exato de Fisher) e mães italianas tinha relacionamentos estáveis mais frequentemente (P=0,0002; teste exato de Fisher). A frequência de anormalidades oculares e sistêmicas foi semelhante entre as séries. CONCLUSÃO: Eventos adversos durante a gestação variaram entre os grupos. O uso de misoprostol pelas mães precocemente na gestação foi relatado apenas por mães brasileiras, que tinham menor escolaridade e status conjugal estável menos frequentemente. Achados clínicos foram semelhantes entre os grupos.
Keywords: Síndrome de Möbius; Misoprostol; Transtornos da motilidade ocular; Educação; Gravidez; Brazil; Itália
Abstract
Objetivo: Descrever o perfil sóciodemográfico, exposição à teratógenos e anormalidades oculares congênitas em pacientes brasileiros portadores da sequência de Möbius Método: Quarenta e quatro pacientes recrutados da Sociedade Brasileira de Sequência de Möbius foram examinados. Este estudo transversal incluiu 41 pacientes que preencheram os critérios de inclusão do estudo (média das idades: 9,0 ± 5,5 anos). Mãe/responsável dos pacientes responderam a um questionário sobre perfil sóciodemográfico e história gestacional. Foi realizado exame oftalmológico de todos os pacientes. Eles foram agrupados em dois grupos de acordo com a exposição ao misoprostol durante a gestação e seus dados foram comparados. Resultados: Mães/responsáveis referiram gravidez indesejada em 36 (88%) dos casos. Destas, 19 (53%) fizeram uso de misoprostol no primeiro trimestre de gestação. Houve uma tendência do grupo de mães não expostas ao misoprostol de terem um estado civil estável (P=0,051). Duas (11%) mães do grupo de expostas ao misoprostol relataram primeiro grau incompleto e três (14%) do grupo de não expostas (P=0,538). A exposição das mães à cocaína, maconha, álcool e cigarro foi similar em ambos os grupos (P=0,297, P=0,297, P=0,428, P=0,444, respectivamente). Houve um caso (5%) de Rubéola no grupo de mães não expostas. As principais malformações associadas nos pacientes expostos e não expostos foram, respectivamente: estrabismo (72% e 77%), e diminuição da lágrima emocional (47% e 36%) e lagoftalmia (32% and 41%). Conclusão: Estado civil estável foi mais frequente em mães que não fizeram uso de misoprostol durante a gestação. Exposição à outros teratógenos e malformações oculares tiveram distribuição semelhante em ambos os grupos.
Keywords: Síndrome de Möbius/fisiopatologia; Teratogenios; Anormalidades congênitas/etiologia; Misoprostol/efeitos adversos; Complicações na gravidez
ABO is licensed under a Creative Commons Attribution-NonComercial 4.0 Internacional.
About
Issues
Editorial Board
Submission
Official publication of Conselho Brasileiro de Oftalmologia
Rua Casa do Ator, 1.117 - 2º andar - CEP: 04546-004
São Paulo - SP, Brazil
Phone: +55 11 3266-4000