Abstract
Objetivo: O objetivo deste estudo é determinar se o tamanho inicial do tumor se correlaciona com o tempo de regressão após terapia tópica com interferon alfa- 2b (1 milhão de UI/ml) no tratamento da neoplasia escamosa da superfície ocular.
Métodos: Foi realizado um estudo retrospectivo em 15 doentes clinicamente diagnosticados com neoplasia escamosa da superfície ocular e tratados com interferon tópico alfa- 2b (1 milhão de UI/ml, quatro vezes ao dia). Todos os casos de neoplasia escamosa da superfície ocular incluídos no estudo apresentaram envolvimento da córnea e do limbo. A extensão inicial da neoplasia escamosa da superfície ocular foi medida em milímetros quadrados usando o programa ImageJ (LOCI, University of Wisconsin, Madison, EUA) em imagens feitas dos olhos de cada paciente imediatamente antes do início do tratamento. O tempo até a resolução do tumor foi observado em cada caso.
Resultados: A resolução tumoral completa foi alcançada em todos os casos, com média da extensão inicial de 26,71 mm2 (desvio padrão ± 17,21 mm2) e tempo médio até a resolução de 77 dias (desvio padrão ± 32 dias). Um aumento do volume tumoral após 15 dias de tratamento foi observado em 2 pacientes com resolução completa do tumor. Não houve correlação significativa entre o tempo até a resolução e a extensão inicial do tumor medida em milímetros quadrados (teste de Spearman, p=0,347).
Conclusões Nosso estudo sugere que a duração do tratamento necessário com interferon alfa- 2b tópico não depende do tamanho inicial do tumor de neoplasia escamosa da superfície ocular geralmente encontrada na prática clínica.
Keywords: Neoplasia da túnica conjuntiva; Doença da córnea/tratamento farmacológico; Carcinoma de célula escamosa; Interferon alfa-2/ uso terapêutico