Abstract
Objetivo: Investigar os resultados pós-operatórios e avaliar os preditores de sucesso da facoemulsificação combinada à goniotomia com o Kahook Dual Blade para o tratamento da catarata e do glaucoma em olhos com glaucoma primário de ângulo aberto.
Métodos: Série de casos retrospectivos, não comparativos e intervencionistas, em que todos os pacientes com glaucoma primário de ângulo aberto submetidos ao procedimento de facoemulsificação combinada à goniotomia com o Kahook Dual Blade entre junho de 2018 e abril de 2019 foram inscritos. Todos os participantes tiveram um acompanhamento mínimo de 6 meses. Foram registrados os valores de pressão intraocular pré e pós-operatória (em 1, 3 e 6 meses), número de medicamentos antiglaucomatosos, melhor acuidade visual corrigida, complicações cirúrgicas e quaisquer eventos ou procedimentos subsequentes relacionados. A análise de regressão logística foi usada para investigar a associação entre diferentes variáveis e resultados cirúrgicos.
Resultados: Um total de 57 olhos de 47 pacientes foram incluídos (média de idade, 70,5 ± 7 anos). A pressão intraocular média reduziu de 15,5 ± 4,2 mmHg para 12,2 ± 2,4 mmHg na última visita de acompanhamento (p<0,001). O número médio de medicamentos antiglaucomatosos diminuiu significativamente de 1,9 ± 1,0 para 0,6 ± 1,0 durante o mesmo período (p<0,001). Com base no critério predefinido (redução da pressão intraocular ≥20% e/ou redução de ≥1 medicamento), a taxa de sucesso em 6 meses foi de 86%. Um valor de pressão intraocular pré-operatório mais alto (OR= 2,01; p=0,016) e maior porcentagem de redução da pressão intraocular inicial
(30 dias) (OR= 1,02; p=0,033) foram significativamente associados ao sucesso cirúrgico.
Conclusão: Nossos resultados sugerem que o procedimento de facoemulsificação combinada à goniotomia com o Kahook Dual Blade é uma alternativa eficaz e segura para o manejo da catarata em olhos com glaucoma primário de ângulo aberto, impactando positivamente no controle da pressão intraocular e no número de medicamentos. Olhos com pressão intraocular basal mais alta e resposta inicial mais pronunciada ao procedimento parecem apresentar melhores resultados em 6 meses. Mais estudos são necessários para avaliar a eficácia em longo prazo e o perfil de segurança.
Keywords: Glaucoma; Glaucoma de ângulo aberto; Catarata; Facoemulsificação; Pressão intraocular; Goniotomia