Abstract
Objetivo: Avaliar os resultados da destreza da microcirurgia de duas avaliações sequenciais de treinamento usando a tecnologia de realidade virtual.
Métodos: Estudo transversal multicêntrico em que todos os candidatos que foram aceitos como residentes de primeiro ano em uma de seis instituições de ensino de oftalmologia. Os residentes foram submetidos a duas séries idênticas de testes de destreza padronizados e reprodutíveis usando equipamento de realidade virtual (Eyesi®): “sequência 1” e “sequência 2”. Cada sequência consistiu em 5 níveis de dificuldade que foram avaliados usando um sistema de pontuação proprietário. Os dados foram testados quanto à normalidade utilizando o teste de Shapiro-Wilk. As diferenças entre os testes nas sequências 1 e 2 foram avaliadas com o teste de Wilcoxon signed-rank.
Resultados: Os dados não seguiram uma distribuição normal. Houve melhora da sequência 1 em todos os testes (todos os valores de p<0,05). A soma de todas as pontuações (pontuação total) melhorou da sequência 1 (mediana= 152,50) para a sequência 2 (mediana= 256,00; p<0.001). Não houve correlação entre os valores da sequência delta e as pontuações médias.
Conclusão: Duas avaliações sequenciais de treinamento utilizando a tecnologia de realidade virtual mostraram melhora relevante nas quantificações da destreza da microcirurgia. Essas informações devem ser consideradas se abordagens de realidade virtual forem utilizadas para fins de teste, pois a experiência prévia pode levar a melhores resultados.
Keywords: Destreza motora; Realidade virtual; Competência clínica; Procedimentos cirúrgicos oftalmológicos/educação