Abstract
OBJETIVO: Examinar os efeitos do tratamento de reticulação unilateral do colágeno corneano na acuidade visual e os achados topográficos em olhos não tratados de pacientes com ceratocone progressivo bilateral.
MÉTODOS: Foram rastreados retrospectivamente pacientes com ceratocone progressivo submetidos a tratamento de reticulação. Foram incluídos no estudo 188 olhos não tratados de 188 pacientes tratado unilateralmente com reticulação padrão ou acelerada e que recusaram o procedimento de reticulação no outro olho. A acuidade visual e os achados topográficos dos olhos não tratados foram obtidos no pré- e pós-operatório no 1o, 3o, 6o, 12o, 24o, 30o e 36o mês.
RESULTADOS: As alterações ao longo do tempo foram semelhantes para as variáveis examinadas nos olhos não tratados de pacientes tratados com métodos de reticulação padrão e acelerado (p>0,05). No 12º mês, 136 olhos não tratados (95,8%) estavam estáveis, de acordo com os critérios de progressão. Apenas quatro olhos (8%) mostraram progressão no 24o mês. Nenhuma progressão foi observada nos 16 pacientes que tiveram um acompanhamento de 36 meses.
CONCLUSÕES: O estudo mostrou que os olhos não tratados de pacientes com ceratocone progressivo bilateral não apresentaram taxas de progressão significativas após o tratamento unilateral com reticulação.
Keywords: Topografia da córnea; Reagentes de ligações cruzadas; Ceratocone; Fármacos fotossensibilizantes; Colágeno/uso terapêutico; Fotoquimioterapia/métodos; Acuidade visual