Abstract
Objetivo: Determinar a relação entre doença da superfície ocular (OSD), número de medicamentos prescritos para o glaucoma, e como isso influencia na adesão ao tratamento.
Métodos: Neste estudo transversal, pacientes com glaucoma foram submetidos à coleta de dados demográficos, preenchimento do questionário Ocular Surface Disease Index e do Glaucoma Treatment Compliance Assessment Tool. Os parâmetros da superfície ocular foram avaliados pelo “Keratograph 5M”. Indivíduos foram estratificados em 2 grupos de acordo com a quantidade de colírios hipotensores oculares prescritos (Grupo 1: uma ou duas classes de medicamentos; Grupo 2: três ou quatro classes).
Resultados: No total, 27 olhos de 27 pacientes com glaucoma foram incluídos: 17 usando 1 ou 2 medicamentos tópicos (Grupo 1) e 10 olhos usando 3 ou 4 classes (Grupo 2). Na avaliação do Keratograph, os pacientes em uso de 3 ou mais medicamentos apresentaram altura do menisco lacrimal significativamente menor (0,27 ± 0,10 vs. 0,43 ± 0,22; p=0,037). Análise do questionário OSDI mostrou escores mais altos entre o grupo que usou mais colírios hipotensores (18,67 ± 13,53 vs. 38,82 ± 19,72; p=0,004). Em relação ao Glaucoma Treatment Compliance Assessment Tool, o Grupo 2 apresentou piores escores nos componentes de esquecimento (p=0,027) e barreiras por falta de colírios (p=0,031).
Conclusão: O estudo demonstrou que pacientes com glaucoma usando mais colírios hipotensivos apresentaram piores escores de altura do menisco lacrimal e Ocular Surface Disease Index, em comparação com aqueles que usaram menos medicamentos tópicos. Pacientes em uso de 3 ou 4 classes de colírios tiveram piores preditores de adesão ao glaucoma. Apesar dos piores resultados de doença da superfície ocular, não houve diferença significativa nos efeitos colaterais relatados.
Keywords: Adesão à medicação; Doenças da superfície ocular; Soluções oftálmicas; Glaucoma