Abstract
Objetivo: Comparar os resultados anatômicos e visuais da cirurgia com peeling da membrana epirretiniana idiopática na presença e ausência de herniação foveal.
Métodos: Estudo retrospectivo, comparativo, de dois centros. Pacientes com membrana epirretiniana idiopática pareados por idade e sexo com herniação foveal (grupo membrana epirretiniana + herniação foveal) e sem herniação foveal (grupo apenas com membrana epirretiniana) foram incluídos. Mudanças na acuidade visual melhor corrigida e espessura foveal central em todos os pontos de acompanhamento foram comparadas entre os grupos. A linha de base da melhor acuidade visual corrigida e a espessura foveal central foram comparadas dentro dos grupos no 1º, 3º, 6º e 12º meses de acompanhamento após a cirurgia.
Resultados: Dezesseis pacientes com membrana epirretiniana + olhos com herniação foveal e 16 pacientes com olhos apenas com membrana epirretiniana foram incluídos no estudo. Não houve diferença significativa entre os grupos na linha de base com melhor acuidade visual corrigida e espessura foveal central (p>0,05), exceto para a melhor acuidade visual corrigida do grupo da membrana epirretiniana após o 1º mês (p> 0,05), a melhor acuidade visual corrigida e a espessura foveal central melhoraram significativamente em ambos os grupos em todos os acompanhamentos em comparação com a linha de base (p<0,05). A média da melhor acuidade visual corrigida melhorou após o 1º mês e a redução média da espessura foveal central após o 1º, 3º e 6º meses foram significativamente melhores no grupo de herniação foveal + membrana epirretiniana do que no grupo com apenas membrana epirretiniana (p<0,05). Não houve diferença significativa na melhor acuidade visual corrigida e nas alterações da espessura foveal central entre os grupos na visita final (p>0,05).
Conclusões: Embora uma melhora anatômica e funcional bem mais precoce tenha sido mostrada no grupo membrana epirretiniana + herniação foveal, a presença de herniação foveal não afetou os resultados cirúrgicos finais em pacientes com membrana epirretiniana idiopática.
Keywords: Membrana epirretiniana; Tomografia de coerência óptica; Fóvea central; Vitrectomia; Acuidade visual