Abstract
OBJETIVO: O objetivo deste estudo foi analisar a segurança do implante de lente intraocular primária em um grande número de olhos em crianças <24 meses.
MÉTODOS: Foram revisados os prontuários de pacientes com idade entre 5-24 meses, submetidos a implante primário de lente intraocular no saco capsular. Uma lente intraocular acrílica de três peças dobrável foi implantada pelo mesmo cirurgião usando uma única técnica cirúrgica. Pacientes que tiveram <1 ano de acompanhamento após a cirurgia foram excluídos. Os principais resultados incluíram medidas de acuidade visual, mudança miópica, complicações pós operatórias e cirurgias adicionais.
RESULTADOS: Foram analisados 68 pacientes (93 olhos). A média de idade dos pacientes no momento da cirurgia foi de 15,06 ± 6,19 (5 a 24) meses, e o equivalente esférico 1 mês após a cirurgia foi de 3,62 ± 2,32 D. Após 5,67 ± 3,10 anos, o equivalente esférico foi de -0,09 ± 3,22 D, e a acuidade visual corrigida à distância foi de 0,33 ± 0,33 e 0,64 ± 0,43 logMAR em casos bilaterais e casos unilaterais, respectivamente (p=0,000). A maior mudança míopica foi observado em bebês submetidos à cirurgia aos 5 e 6 meses de idade. As complicações mais frequentes incluíram opacificação do eixo visual e corectopia. Glaucoma e descolamento de retina não foram relatados.
CONCLUSÃO: O implante primário de lente intraocular no saco capsular em crianças de 5-24 meses é seguro e está associado à baixas taxas de eventos adversos e cirurgias adicional.
Keywords: Catarata pediátrica; Lente intraocular; Implante primário LIO; Mudança miópica; Catarata congênita