Abstract
OBJETIVO: Glaucoma é a principal causa de cegueira irreversível no mundo. O pico da pressão intraocular é um dos principais fatores de risco para progressão do glaucoma, e o controle pressórico ainda é o único tratamento efetivo para todas as formas de glaucoma. O objetivo principal deste estudo é comparar a redução basal e do pico da pressão intraocular, obtidas através do Teste de Sobrecarga Hídrica, entre os dois olhos dos mesmos pacientes utilizando latanoprosta 0,005% em um olho e submetidos à aplicação de trabeculoplastia a laser seletiva no olho contralateral.
MÉTODOS: Este é um estudo prospectivo, intervencionista, longitudinal e randomizado. Trinta pacientes consecutivos, glaucomatosos, com pressão intraocular controlada em uso de monoterapia com latanoprosta, foram recrutados de um único centro oftalmológico. Os olhos dos pacientes foram randomizados e um olho foi selecionado para tratamento com trabeculoplastia a laser seletiva e olho contralateral tratado com colírio de latanoprosta 0,005%. Foram avaliados a pressão intraocular basal e pico de pressão intraocular um mês (Teste de Sobrecarga Hídrica 2) e seis meses (Teste de Sobrecarga Hídrica 3) após tratamento.
RESULTADOS: Não houve diferença estatística entre a pressão intraocular pré washout entre os olhos randomizados para trabeculoplastia a laser seletiva e latanoprosta, 13,6 ± 2,1 e 13,3 ± 1,8 mmHg, respectivamente (p=0,182). Em relação à pressão intraocular basal, não houve diferença estatística entre os grupos, tanto no Teste de Sobrecarga Hídrica 2 (p=0,689) e Teste de Sobrecarga Hídrica 3 (p=0,06). Não houve diferença estatística em relação ao pico de pressão intraocular entre os grupos trabeculoplastia a laser seletiva e latanoprosta, no Teste de Sobrecarga Hídrica 2 (p=0,771) e Teste de Sobrecarga Hídrica 3 (p=0,774).
CONCLUSÕES: Em resumo, nosso estudo demonsrou que a eficácia da redução pressórica é similar entre latanoprosta e trabeculoplastia a laser seletiva, e pacientes glaucomatosos que estão com a pressão intraocular clinicamente controlados com latanoprosta e trocam de tratamento para trabeculoplastia a laser seletiva mantém sua pressão intraocular controlada.
Keywords: Glaucoma; Pressão intraocular; Latanoprosta; Lasers