Abstract
Objetivo: Estudos limitados examinaram os efeitos de redução de pressão intraocular de análogos de prostaglandina versus inibidor de anidrase carbônica mais terapia de combinação de dose fixa beta-bloqueador em pacientes com glaucoma pseudoesfoliativo. Além disso, a influência do estágio de glaucoma nos efeitos de redução da pressão intraocular desses tipos de drogas não foi avaliada. Este estudo teve como objetivo comparar a eficácia de redução do IOP do latanoprosta, uma combinação fixa análoga de prostaglandina versus dorzolamida/timolol, um inibidor de anidrase carbônica mais terapia de combinação de dose fixa beta-bloqueador, em pacientes com glaucoma pseudoesfoliativo de acordo com o estágio de glaucoma.
Métodos: Os dados de 32 olhos (32 pacientes) diagnosticados com glaucoma pseudoesfoliativo monocular e tratados com latanoprosta tópica (Grupo 1) ou combinação fixa de dorzolamida/timolol (Grupo 2) foram avaliados retrospectivamente. Os grupos foram subdivididos em estágios inicial e moderado-avançado. A demografia dos pacientes, a pressão intraocular da linha de base, a pressão intraocular final e a diferença de pressão intraocular (a diferença entre a pressão intraocular da linha de base e a pressão intraocular final) foram determinadas a partir dos prontuários médicos e comparadas entre os dois grupos e de acordo com o estágio de glaucoma.
Resultados: A duração média do uso de drogas foi de 17,7 ± 13,5 meses. Nenhuma diferença significativa foi observada entre os grupos 1 e 2 para a média da pressão intraocularda linha de base, média da pressão intraocular final e média da diferença da pressão intraocular. No Grupo 2, a média da diferença da pressão intraocular foi significativamente maior em pacientes com glaucoma de estágio precoce versus moderado-avançado (p=0,015). No entanto, essa diferença não foi observada no Grupo 1. A média da diferença da pressão intraocular em glaucoma de estágio inicial foi significativamente maior no Grupo 2 versus 1 (p=0,033).
Conclusões: Terapias com Latanoprosta e dorzolamida/timolol são tratamentos eficazes para glaucoma pseudoesfoliativo recém-diagnosticado. Observou-se em glaucoma pseudoesfoliativo de estágio inicial, uma maior redução da pressão intraocular com combinação fixa de dorzolamida/timolol do que com latanoprosta; assim, a combinação fixa de dorzolamida/timolol deve ser considerada quando uma diminuição significativa da pressão intraocular é almejada em glaucoma de estágio inicial.
Keywords: Dorzolamide; Timolol; Glaucoma; Glaucoma pseudoesfoliativo; Pressão intraocular; Latanoprosta; Preparações farmacêuticas