Abstract
Objetivo: Avaliar os resultados visuais, satisfação e qualidade de vida de pacientes atendidos em um hospital escola pelo Sistema Único de Saúde, submetidos a implante bilateral de lente intraocular multifocal difrativa.
Métodos: Estudo tipo série de casos com intervenção, incluindo 20 pacientes submetidos a implante bilateral da lente intraocular multifocal difrativa EyeDiff® (Eyeol UK, Dunstable, UK). Os critérios de exclusão foram astigmatismo corneano >1,5 dioptria cilíndrica, cirurgia ou doença ocular prévias e complicações intraoperatórias ou pós-operatórias. Os pacientes foram avaliados após 1, 3 e 6 meses da cirurgia. Foram avaliadas a acuidade visual monocular e binocular para longe, intermediário e perto sob condições fotópica e mesópica, sensibilidade ao contraste monocular sob condições fotópicas, curva de defocus e questionário para avaliação da qualidade de vida.
Resultados: A acuidade visual para longe corrigida monocular foi de 0,3 logMAR ou melhor e a acuidade visual para perto com correção para longe foi J3 ou melhor em todos os olhos, sob condições fotópicas. A acuidade visual binocular para perto com a correção para longe foi J1 em todos os casos. A sensibilidade ao contraste estava no nível mínimo de normalidade para frequências espaciais baixas e altas e abaixo dos limites normais para frequência espacial intermediária. O questionário de qualidade de vida mostrou que os pacientes apresentavam altos níveis de satisfação.
Conclusão: O implante bilateral da lente intraocular multifocal EyeDiff® proporcionou boa acuidade visual e qualidade de vida, e independência de óculos aos pacientes. A acuidade visual e a sensibilidade ao contraste melhoraram progressivamente entre um e seis meses de pós-operatório.
Keywords: Acuidade visual; Qualidade de vida; Satisfação do paciente; Implante de lente intraocular; Sistema Único de Saúde.