Abstract
OBJETIVO: Comparar a gravidade e a lateralidade do ceratocone de acordo com a rinite alérgica, os hábitos de coçar e dormir e a destreza manual.
MÉTODOS: Foram realizadas questões objetivas sobre rinite alérgica, prurido ocular e posição do sono em pacientes com ceratocone, diagnosticados com base na tomografia corneana. Esses exames foram analisados e classificados de acordo com a classificação de Amsler-Krumeich.
RESULTADOS: O prurido ocular foi referido por 29 (85,29%) dos 34 voluntários. Dezoito sujeitos (62,07%) relataram coçar ambos os olhos igualmente, 6 (20,69%) mais no olho direito e 5 (17,24%) mais no olho esquerdo. Comparando-se a posição de dormir principal e o olhos com apresentação mais grave da doença, foi encontrada alguma relação baseada no teste exato de Fisher (0,567 no olho direito e 0,568 no olho esquerdo), embora nenhuma comparação parecesse estatisticamente significante.
CONCLUSÕES: A associação entre maiores valores de ceratometria e posição do sono parece ser mais importante do que entre ceratometria e prurido ou destreza manual.
Keywords: Ceratocone; Hipersensibilidade; Sono/fisiologia; Rinite alérgica; Córnea; Tomografia