Abstract
Objetivo: o objetivo deste estudo foi relatar uma série de casos de fibrofoliculoma solitário, uma lesão raramente observada nas pálpebras. Demografia, bem como aspectos clínicos e histológicos da lesão foram avaliados.
Métodos: Trata-se de uma série de casos retrospectivos, com um período de 18 anos. Todos os pacientes incluídos foram diagnosticados com fibrofoliculoma solitário confirmado por exame histológico. Foram coletados dados referentes à demografia, sinais e sintomas dos pacientes, evolução da doença, localização da lesão, diagnóstico clínico e histológico e desfecho.
Resultados: Onze casos de fibrofoliculoma solitário foram diagnosticados no período do estudo. A média de idade dos pacientes de 51 ± 16,3 anos (variação: 27-78 anos). A maioria dos pacientes era do sexo feminino (7/11, 64%). Cinco dos pacientes (45%) eram assintomáticos; quatro (36%) relataram sangramento, um (9%) referiu coceira e um (9%) fricção da lesão. A lesão ocorreu em luma ampla variedade de locais; um deles sendo nas pálpebras. O diagnóstico de todas as lesões foi histológico com base nos achados característicos de um folículo piloso ocasionalmente dilatado e contendo material de queratina, cercado por um manto espesso de tecido fibroso moderadamente bem circunscrito. O epitélio infundibular folicular se estendeu até esse manto fibroso, formando cordões ou cordões epiteliais. Não houve recaídas após exérese.
Conclusão: Fibrofoliculoma solitário é uma lesão rara, mais ainda quando afeta as pálpebras. Relatamos 11 casos, e o terceiro relatado até o momento na literatura que afeta as pálpebras. O diagnóstico pode ser facilmente esquecido devido a sintomas inespecíficos e aparência clínica. Portanto, é necessário realizar biópsia excisional e exame histológico para o reconhecimento dessa lesão.
Keywords: Síndrome de Birt-Hogg-Dubé/patologia; Neoplasias palpebrais; Neoplasias cutâneas