1
View
Open Access Peer-Reviewed
Editorial

Cartas ao editor

DOI: 10.1590/S0004-27492005000100029

CARTAS AO EDITOR

 

 

Anápolis, 8 de Janeiro de 2005.

Caro Prof. Harley

Gostaria de cumprimentá-lo por seu brilhante artigo "Refratometria ou Optometria" no último número dos Arquivos.

Você conseguiu abordar um tópico que poucas vezes é lembrado nas nossas infindáveis discussões com os Ópticos e outros do gênero. Muitas vezes são faladas coisas como reserva de mercado, corporativismo, soberania dos médicos, dentre outras, mas esta sua argumentação deixa bem claro nosso ponto de vista (trocadilhos à parte...)

Mais uma vez meus parabéns pela sua publicação, e pela forma como vem conduzindo os nossos Arquivos.

Sérgio Godoy
Anápolis - GO

 


 

São Paulo, 12 de janeiro de 2005.

Ilmos Srs.
Drs. Harley Bicas e Elisabeto R. Gonçalves

Caros Harley e Elisabeto,

Gostei muito do Editorial sobre Refratometria e Optometria. Vocês levantaram a questão de forma adequada e realista, direcionando-nos a proscrever definitivamente o termo de Optometria na prática médica e oftalmológica.

Em meus 45 anos de formado e militando na vida universitária, sempre passei aos residentes que o termo Optometria é espúrio, nada serve aos residentes, nada serve para a prática oftalmológica e confunde a inteligência da população leiga no assunto.

A mensagem deve ser dirigida a todos os 54 serviços de Residência Médica coordenados pelo CBO e devemos bater firme contra o uso dessa palavra que no dicionário do Aurélio significa medida da acuidade visual e no dicionário do Houaiss significa 1- ÓPT medição do poder e da amplitude da visão (veja que confusão) por meio de optômetro (que aparelho é esse?) cf. refratometria. 2- OFT técnica ou prática profissional que pelo exame do olho, diagnostica falhas de refração e prescreve lentes e/ou exercícios apropriados (?!), sem aplicação de drogas (?!) ou tratamentos cirúrgicos. cf. oftalmologia.

Optometria é um termo importado de outros países que cometeram o erro histórico de regularizá-la como profissão. O Brasil já possui, em demasia, em sua história, muitos erros que penalizaram e continuam sacrificando a saúde da população. Não iremos permitir a inclusão de mais um.

Historicamente o CBO tem vencido, tenazmente, essa luta e precisa transferir aos mais jovens a conscientização do perigo que significa usarmos a palavra Optometria. Ela não nos diz nada de interessante, aliás, representa uma prática desvirtuada dos altos ideais da medicina.

Parabéns a vocês dois pelo excelente Editorial e feliz 2005.

Um grande abraço,

Suel Abujamra
Prof. Titular do Dpto. de Oftalmologia da Faculdade de Medicina Santa Amaro
Prof. Associado do Dpto. de Oftalmologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo


Dimension

© 2024 - All rights reserved - Conselho Brasileiro de Oftalmologia