Showing of 1 until 15 from 86 result(s)
Search for: Amblyopia; Atropine; Contrast sensitivity; Motion perception; Eyeglasses; Visual acuity; Prescriptions
Abstract
OBJETIVO: Avaliar a relação entre a incidência de complicações e reações emocionais durante a cirurgia de catarata sob anestesia tópica em pacientes funcionalmente monoculares.
MÉTODOS: Estudo prospectivo, transversal, caso-controle de vinte e dois pacientes monoculares e dezenove controles pareados por idade e sexo . Dados demográficos foram analisados: idade, sexo e escolaridade. As cirurgias foram realizadas pelo mesmo cirurgião e durante o procedimento os sinais vitais dos pacientes (como pressão arterial sistêmica e frequência cardíaca) e eventos cirúrgicos (duração da cirurgia, movimentos corporais, sinais de aumento da pressão vítrea, dificuldade de realização da capsulorrexis e complicações) foram coletados. A acuidade visual pré e pós foi analisada. A distribuição normal dos dados foi confirmada com o teste de Shapiro-Wilk. Os dados foram expressos como média ± DP e porcentagem. A comparação dos diferentes testes clínicos entre os grupos foi realizada utilizando Student’s t-test e ANOVA com correção de Bonferroni. O qui-quadrado foi usado para comparar dados demográficos. Valor de p<0,05 foi considerado estatisticamente significante.
RESULTADOS: Este estudo incluiu vinte e dois olhos de 22 pacientes funcionalmente monoculares (6 homens e 13 mulheres) e dezenove olhos de 19 controles (11 homens e 11 mulheres). A média de idade foi de 73,05 ± 13,31 anos nos indivíduos monoculares e 69,74 ± 16,81 no controle. Considerando-se os sinais vitais não houve diferença significativa entre os grupos (p>0,05). Durante o procedimento, a percepção do cirurgião em relação aos movimentos excessivos de olho, pálpebra ou cabeça em ambos os grupos foi semelhante, assim como sinais de aumento da pressão vítrea (p=0,2 e p=0,1, respectivamente).
CONCLUSÃO: Este estudo sugere que é seguro realizar a extração de catarata com anestesia tópica em pacientes funcionalmente monoculares. Esses pacientes aparentemente se comportam de maneira semelhante aos pacientes binoculares.
Keywords: Facoemulsificação/psicologia; Capsulorrexe; Anestésicos locais; Acuidade visual
Abstract
OBJETIVO: Avaliar comparativamente o limiar de sensibilidade macular da microperimetria e a estabilidade de fixação entre o primeiro (direito) e o segundo (esquerdo) olhos testados de indivíduos normais.
MÉTODOS: Trinta pacientes saudáveis foram divididos aleatoriamente em 2 grupos. Os participantes foram submetidos à microperimetria no “fast mode” e no “expert mode” no grupo I e II, respectivamente. Cada participante foi submetido a um único teste e o olho direito foi testado primeiro.
RESULTADOS: No grupo I, o limiar médio de sensibilidade macular (± DP) foi de 24,5 ± 2,3 dB e 25,7 ± 1,1 dB nos olhos direito e esquerdo, respectivamente (p=0,0415). No grupo II foi de 26,7 ± 4,5 dB e 27,3 ± 4,0 dB nos olhos direito e esquerdo, respectivamente (p=0,58). Não houve diferença estatisticamente significativa entre os olhos dos dois grupos (p=0,1512). Em relação à estabilidade de fixação (avaliada no grupo microperimetria no “expert mode”), a média das porcentagens dos pontos de fixação dentro do 1 grau central da mácula (P1) ± DP foi de 87,9 ± 11,5% no olho direito e de 93,8 ± 6,6% no olho esquerdo. O teste t pareado não mostrou diferença estatística entre os olhos (p=0,140). O valor médio de P2 ± DP foi de 95,5 ± 4,9% no olho direito e 98,5 ± 2,1% no olho esquerdo. Foi demonstrado um aumento na porcentagem de pontos de fixação no segundo olho testado quando comparado ao primeiro (teste t pareado= 2,364; p=0,034). Houve correlação negativa entre o limiar de sensibilidade macular do olho direito e a duração do exame nos dois grupos (microperimetria no “expert mode”: r=-0,717; p=0,0026; microperimetria no “fast mode”: r=-0,843; p <0,0001).
CONCLUSÃO: O limiar médio de sensibilidade macular foi maior no segundo olho testado no grupo microperimetria no “fast mode” e foi semelhante nos dois olhos no “expert mode”. Nossos dados sugerem que a compreensão do exame pelo indivíduo pode impactar nos resultados da microperimetria.
Keywords: Macula lutea; Fixação ocular; Viés; Campos visuais; Acuidade visual
Abstract
OBJETIVO: Este estudo teve como objetivo avaliar o efeito da cobertura contínua do olho doente de pacientes com coriorretinopatia serosa central por 48 horas.
MÉTODOS: Este estudo retrospectivo, caso-controle, incluiu 32 pacientes com coriorretinopatia serosa central, dos quais 17 receberam tratamento de cobertura contínua por 48 horas no olho doente com gaze médica como grupo de tratamento e 15 foram acompanhados como grupo de observação. Todos os pacientes não receberam nenhum outro tratamento ou medicamento. O logaritmo do ângulo mínimo de resolução da acuidade visual melhor corrigida (LogMar), a espessura macular da retina e o valor médio da raiz quadrada da densidade da amplitude no primeiro anel do eletroretinograma multifocal foram examinados antes e após o tratamento por 48 horas, respectivamente.
RESULTADOS: Após o tratamento contínuo, a acuidade visual melhor corrigida pela escala logMar foi de 0, 31 ± 0, 18 no grupo de tratamento e 0, 56 ± 0, 37 no grupo de observação (p=0, 019). A espessura macular da retina foi de 461 ± 43 μm no grupo de tratamento e 498 ± 50 μm no grupo de observação (p=0,032). O valor médio da raiz quadrada da densidade de amplitude no primeiro anel do eletroretinograma multifocal foi de 32,5 ± 5,3 nV/deg2 no grupo com cobertura e foi de 26,6 ± 4,3 NV/deg2 no grupo de observação (p=0,002).
CONCLUSÕES: O tratamento de cobertura contínua no olho doente, durante 48 horas, apresentou efeitos positivos na acuidade visual melhor corrigida, na espessura e na função macular da retina no tratamento da coriorretinopatia serosa central.
Keywords: Coriorretinopatia serosa central/terapia; Acuidade visual
Abstract
Objetivo: Avaliar a acuidade visual através de potenciais evocados visuais de varredura em crianças saudáveis e ambliópicas, comparando-a com a acuidade visual pelo teste de Snellen.
Métodos: Foram incluídas no estudo 160 crianças com idades entre 6 e 17 anos. Desse total, 104 crianças (65%) estavam entre 7 e 17 anos de idade, eram capazes de comunicação verbal e não tinham nenhuma patologia ocular ou sistêmica (Grupo 1). O grupo 2 incluiu 56 crianças verbais (35%) com idades entre 6 e 17 anos e portadoras de estrabismo ou ambliopia anisometrópica, com a melhor acuidade visual corrigida entre 0,1 e 0,8. Todos os pacientes foram submetidos a um exame oftalmológico detalhado e a uma medição do potencial evocado visual por varredura. Registraram-se as características demográficas, os achados oculares, a melhor acuidade visual corrigida e os resultados do potencial evocado visual por varredura.
Resultados: No Grupo 1, os valores médios e máximos da acuidade visual pelo potencial evocado visual por varredura mostraram-se menores que a melhor acuidade visual corrigida medida através do teste de Snellen (p<0,001 para ambas as medições). Uma análise de Bland-Altman revelou que no grupo 1, a distribuição das diferenças entre a melhor acuidade visual corrigida pelo teste de Snellen e a média do potencial evocado visual por varredura foi de ± 0,11 logMAR, enquanto a distribuição das diferenças entre a melhor acuidade visual corrigida pelo teste de Snellen e o valor máximo do potencial evocado visual por varredura foi de ± 0,023 logMAR. No Grupo 2, os valores médio e máximo do potencial evocado visual por varredura mostraram-se menores que a melhor acuidade visual corrigida pelo teste de Snellen (respectivamente, p<0,001 e p=0,009). A análise de Bland-Altman revelou que a distribuição das diferenças entre a melhor acuidade visual corrigida pelo teste de Snellen e a média do potencial evocado visual por varredura foi de ± 0,16 logMAR, enquanto a distribuição das diferenças entre a melhor acuidade visual corrigida pelo teste de Snellen e o valor máximo do potencial evocado visual por varredura foi de ± 0,19 logMAR.
Conclusões: As medidas da acuidade visual através do potencial evocado visual por varredura mostram resultados comparáveis às medidas da acuidade visual pelo teste de Snellen. Essa técnica é um método objetivo e confiável de se avaliar a acuidade visual em crianças.
Keywords: Ambliopia; Acuidade visual; Potenciais evocados visuais; Testes visuais; Humanos; Criança; Adolescente.
Abstract
Objetivo: Verificar se pacientes com dislexia do desenvolvimento (DD) apresentam déficits coerentes com uma disfunção magnocelular visual.
Métodos: Participantes com diagnóstico confirmado de dislexia do desenvolvimento (n=62; faixa etária=8 a 25 anos; Média da idade=13.8 anos, desvio padrão=3.9; 77% homens) foram comparados a um grupo controle com desenvolvimento típico, pareado por idade, sexo, dominância ocular, acuidade visual e compreensão de texto. A perimetria Frequency-Doubling Technology avaliou o limiar de sensibilidade ao contraste do campo visual periférico. O rastreador ocular Visagraph-III registrou os movimentos dos olhos durante leitura de texto.
Resultados: O grupo com dislexia do desenvolvimento apresentou piores limiares de sensibilidade no Frequency-Doubling Technology, com tamanho de efeito forte, do que o grupo controle. O grupo com dislexia do desenvolvimento apresentou mais olhos classificados com déficits na sensibilidade à ilusão de frequência duplicada do que o grupo controle. O grupo com dislexia do desenvolvimento apresentou pior habilidade motora ocular e no desempenho de leitura, revelado pela diferença entre os grupos em relação às fixações oculares, regressões, alcance de reconhecimento, taxa de leitura e eficiência relativa. Foi encontrada correlação significativa entre a sensibilidade ao contraste e as habilidades motoras oculares. Os participantes com boa eficiência relativa apresentaram uma sensibilidade ao contraste significativamente melhor do que os participantes com baixa eficiência relativa.
Conclusões: O grupo com dislexia do desenvolvimento apresentou desempenho inferior nas variáveis visuais relacionadas à função visual magnocelular (i.e., perimetria de frequência duplicada e habilidades motoras oculares), quando comparado ao grupo controle pareado. Os profissionais precisam estar cientes da importância de investigar a visão dos pacientes com dislexia do desenvolvimento além da acuidade visual e incluir nos seus procedimentos diagnósticos instrumentos para avaliar o processamento temporal, com limiar de sensibilidade ao contraste.
Keywords: Dislexia; Leitura; Percepção visual; Transtornos da visão; Músculos oculomotores; Movimentos oculares
Abstract
OBJETIVO: Analisar características individuais, tumorais e dosimétricas de pacientes diagnosticados com melanoma uveal, tratados através de braquiterapia epiescleral com iodo-125 (I125), que apresentaram perda da acuidade visual útil após o tratamento e analisar a evolução global da acuidade visual em uma população da Espanha.
MÉTODOS: Este é um estudo observacional de coorte histórica considerando pacientes com melanoma uveal diagnosticados entre setembro de 1995 e junho de 2015. Foram coletados dados clínicos, tumorais e dosimétricos e medida a acuidade visual em condições de prática clínica diária, considerando uma acuidade visual útil superior a 0,1 na escala decimal. A análise de base foi efetuada por curvas Kaplan-Meier descritivas de sobrevivência.
RESULTADOS: Um total de 286 dos 665 pacientes diagnosticados com melanoma uveal recebeu braquiterapia epiescleral e 198 deles foram incluídos no estudo. O tempo médio de acompanhamento foi de 75,3 meses (IC 95%: 68,0-82,6). Os pacientes com perda da acuidade visual útil após o tratamento (n=94, 47%) apresentaram as seguintes características: sintomas visuais (n=80, p=0,001), cor da íris (castanha: n=33, castanho-esverdeada: n=49; p=0,047), tamanho de acordo com o Collaborative Ocular Melanoma Study (tamanho médio: n=80, p=0,159), tumor, nódulo, estágio de metástase (T2: n=38, T3: n=38, p=0,012), forma (nodular: n=67, em forma de cogumelo: n=26, p=0,001), envolvimento do polo posterior (n=47, p=0,04), recorrência (n=10, p=0,001) e dose administrada na fóvea, no nervo óptico e no centro do olho (p<0,002). Na análise de Kaplan-Meier, o tempo médio de sobrevivência geral da acuidade visual útil foi de 90,19 meses e a probabilidade de preservação da acuidade visual útil foi de 66% por um ano, 45% por 5 anos e 33% por 10 anos.
CONCLUSÃO: O perfil de paciente com maior probabilidade de perda da acuidade visual útil é o de homem idoso com íris escura, diagnosticado com sintomas visuais e melanoma de tamanho médio a grande, em forma de cogumelo no polo posterior (próximo à fóvea, ao nervo óptico ou a ambos). Todos os pacientes tratados com braquiterapia epiescleral terão perda da acuidade visual, mais pronunciada nos primeiros anos após o tratamento.
Keywords: Melanoma; Neoplasias uveiais; Radioisótopos do iodo; Braquiterapia; Acuidade visual
Abstract
Objetivos: Avaliar a sensibilidade ao contraste em pacientes virgens de tratamento com retinopatia diabética proliferativa de não alto risco, submetidos a panfotocoagulação retiniana com injeções intravítreas de ranibizumabe versus panfotocoagulação isolada.
Métodos: Sessenta olhos de 30 pacientes foram randomizados em dois grupos: um submetido a panfotocoagulação com injeções de ranibizumabe (grupo estudo), e o outro submetimedo a panfotocoagulação isolada (grupo controle). Todos olhos foram tratados em 3 sessões de laser, seguindo recomendação do Early Treatment Diabetic Retinopathy Study (ETDRS). Avaliação da sensibilidade ao contraste foi realizada sob condições fotópicas (85 cd/m2) com tabela Visual Contrast Test Sensitivity 6500, permitindo avaliação de cinco frequências espaciais medidas com redes senoidais: 1.5, 3.0, 6.0, 12.0 e 18.0 ciclos por grau de ângulo visual (cpd). Foram realizadas medidas dos limiares de sensibilidade ao contraste intra e entre grupos na visita inicial, no 1º, 3º, e 6º mês de seguimento.
Resultados: Cinquenta e oito olhos, 28 do grupo estudo e 30 do grupo controle, atingiram o término do estudo. Análise comparativa da SC entre os grupos mostrou diferença estatisticamente significante, nas baixas frequências espaciais, no 1º mês em 1.5 cpd (p=0,001) e 3.0 cpd (p=0,04), no 3º mês em 1.5 cpd (p=0,016) e no 6º mês em 3.0 cpd (p=0,026) a favor do grupo estudo.
Conclusão: O tratamento com panfotocoagulação associada a injeção de ranibizumabe parece causar menos danos a sensibilidade ao contraste quando comparada com panfotocoagulação isolada em olhos com retinopatia diabética proliferativa de não alto risco. Dessa forma, os resultados apresentados podem justificar a associação do ranibizumabe à panfotocoagulação nestes pacientes.
Keywords: Retinopatia diabética; Fotocoagulação; Ranibizumab; Bevacizumab; Sensibilidade de contraste; Fator A de crescimento do endotélio vascular; Injeção intravítrea.
Abstract
OBJETIVO: Determinar o grau de deficiência visual em crianças com tumores da via óptica incapazes de informar a acuidade visual de reconhecimento.
MÉTODO: A acuidade visual de grades, em logMAR, foi estimada por potenciais visuais evocados de varredura em crianças com tumores das vias ópticas. O déficit da acuidade visual de grades binocular foi calculado em relação ao valor mediano normativo esperado para a idade e a deficiência visual, classificada como leve (0,10 a 0,39 logMAR), moderada (0,40 a 0,79 logMAR) ou grave (≥0,80 logMAR). Diferenças inter-oculares foram calculadas por subtração e consideradas aumentadas se >0,10 logMAR.
RESULTADOS: Foram avaliadas 25 crianças (13 meninos; média de idade ± DP=35,1± 25,9 meses; mediana=32,0 meses) com tumores da via óptica (24 gliomas e 1 tumor embrionário) localizados particularmente na transição hipotalâmico-quiasmática (n=21; 84,0%) e com anormalidades visuais detectadas pelos pais (n=17; 68,0%). A média do déficit da acuidade de grades foi 0,60 ± 0,36 logMAR (mediana=0,56 logMAR). Observou-se deficiência visual leve em 10 (40,0%), moderada em 8 (32,0%) e grave em 7 (28,0%), além de aumento da diferença interocular da acuidade visual (n=16; 64,0%). As principais alterações oftalmológicas encontradas foram: nistagmo (n=17; 68,0%), aumento da escavação do disco óptico e/ou palidez (n=13; 52,0%), estrabismo (n=12; 48,0%) e comportamento visual pobre (n=9; 36,0%).
CONCLUSÃO: Em crianças com tumor da via óptica e incapazes de responder aos testes de acuidade visual de reconhecimento, foi possível quantificar deficiência visual por meio dos potenciais visuais evocados de varredura e avaliar a diferença interocular da acuidade visual de grades. A gravidade do déficit da acuidade visual de grades relacionado à idade e a diferença interocular da acuidade visual de grades foram congruentes com alterações oftalmológicas e neuroimagem. O déficit da acuidade visual de grades foi útil à caracterização do estado visual em crianças com tumores da via óptica e ao embasamento da assistência neuro-oncológica.
Keywords: Transtornos da visão; Potenciais evocados visuais; Acuidade visual; Vias visuais; Glioma do nervo óptico; Criança
Abstract
PURPOSE: Amblyopia is a cortical neurological disorder caused by abnormal visual experiences during the critical period for visual development. Recent works have shown that, in addition to the well-known visual alterations, such as changes in visual acuity, several perceptual aspects of vision are affected. This study aims to analyze and compare the effects of different types of amblyopia on visual color processing and determine whether these effects are correlated with visual acuity.
METHODS: Our study sample comprised 42 amblyopic individuals, aged 7-40 years, (strabismus, n=16; anisometropia, n=18; and mixed-cause, n=8) and 33 age-matched controls. Color vision was tested by measuring the chromaticity threshold of each patient on the protan, deutan, and tritan axes using version 02 of the Cambridge Color Test. Spatial stimulation cues were eliminated using spatial noise and luminance.
RESULTS: The color discrimination thresholds on the protan, deutan, and tritan axes were similar between control participants and amblyopic patients (p>0.05). There was no correlation between VA values and color thresholds (p>0.05).
CONCLUSION: Patients with amblyopia have normal color vision in contexts that include luminance and spatial noise. Our results may be indicative of independent neural pathways for spatial and chromatic visual processing.
Keywords: Amblyopia; Anisometropia; Color vision; Strabismus; Vision disorders; Visual acuity
Abstract
Objetivo: Comparar as diferenças entre a chord aparente µ e o chord real µ.
Métodos: Estudo prospectivo, comparativo, não randomizado e não intervencionista. Os exames de imagem (Pentacam e HD Analyzer) foram realizados na mesma sala e nas mesmas condições escotópicas. Os critérios de inclusão foram idade de 21 a 71 anos; compreensão do termo de consentimento; miopia até 4D e astigmatismo topográfico anterior até 1D. Os critérios de exclusão foram usuários de lentes de contato; pacientes com doenças oculares prévias ou cirurgias; opacidades da córnea; a presença de alterações tomográficas da córnea ou suspeita de ceratocone.
Resultados: Em nosso estudo foram analisados 116 olhos de 58 pacientes. A média de idade foi de 30,69 anos (± 7,85). Análises de correlação foram desenvolvidas e o coeficiente de correlação de Pearson (0,647) indica uma relação linear positiva moderada entre as variáveis. A média do chord µ real foi 226,21± 128,53 µm e a média do chord µ média foi 278,66 ± 123,90 µm, com diferença média de 52,45 µm (p=0,01).
A análise do diâmetro pupilar médio apresentou: 5,76mm no HD Analyzer e 3,31mm no Pentacam.
Conclusões: Entendemos a existência de uma diferença significativa entre os métodos e assim a medida de ambos os dispositivos com base em princípios diferentes devemos respeitar suas peculiaridades. Como encontramos correlação entre as duas medidas, acreditamos que ambas podem ser utilizadas na prática diária.
Keywords: Imagem óptica; Percepção visual; Pupila; Segmento anterior do olho; Córnea; Técnicas de diagnóstico oftalmológico
Abstract
PURPOSE: This study aimed to evaluate the total macular thickness as well as the thickness of the inner and outer retinal layers in patients with Parkinson's disease. It also aimed to verify the correlation of these parameters with motor symptoms and cognitive function.
METHODS: A total of 46 eyes of 23 patients with Parkinson's disease and 40 eyes of 20 healthy controls were included in the study. The patients' cognitive, functional, and nonmotor symptoms were evaluated using the Katz Index of Independence and Pfeffer's Activities of Daily Living, Mini-Mental State Examination, Frontal Assessment Battery, Schwab and England Staging Scales, and Movement Disorders Society Nonmotor Symptoms Scale. The macular thickness measurements obtained via total, inner, and outer optical coherence tomography were recorded. Furthermore, the correlation of the parameters of optical coherence tomography with cognitive, functional, and nonmotor symptoms was assessed.
RESULTS: The scores of the Katz Index of Independence and Pfeffer's Activities of Daily Living as well as the Movement Disorders Society Nonmotor Symptoms Scale were significantly lower in patients with Parkinson's disease than in healthy controls. Moreover, the former had greater total macular thickness. The temporal and inferior outer sectors were significantly greater for the ganglion cell complex thickness in patients. A significant correlation was observed between the total macular thickness and the Movement Disorder Society-Unified Parkinson's Disease Rating Scale, Parte III (MDS-UPDRS-III) values. Contrarily, there was a negative correlation between the outer macular thickness and the MDS-UPDRS-III values. Meanwhile, the total macular thickness and ganglion cell complex thickness were significantly correlated with the scores of the Mini-Mental State Examination, Schwab and England Staging Scale, Frontal Assessment Battery, and Katz Index of Independence and Pfeffer's Activities of Daily Living. In addition, the Schwab and England scale was correlated with the outer macular thickness.
CONCLUSION: The total and inner macular thicknesses at the temporal and inferior outer sectors were greater in patients with Parkinson's disease than in the control group. These findings indicate that macular thickness may be greater in those with Parkinson's disease, particularly when associated with mild motor symptoms. In addition, the parameters of the total, inner, and outer optical coherence tomography were significantly associated with motor and nonmotor symptoms as well as cognitive function impairment.
Keywords: Parkinson's disease; Tomography, optical coherence; Neurodegenerative diseases; Cognitive dysfunction; Cognition; Motor perception; Visual acuity; Retina
Abstract
Objetivo: Explorar os efeitos terapêuticos das lentes de ortoceratologia combinados com colírio atropina 0,01% em miopia juvenil.
Métodos: Um total de 340 pacientes com miopia juvenil (340 olhos) tratados entre 2018 e Dezembro de 2020 foram divididos em Grupo Controle (170 casos com 170 olhos, lentes de ortoceratologia) e Grupo Observação (170 casos com 170 olhos, lentes de ortoceratologia combinadas com colírio atropina 0,01%). A acuidade visual melhor corrigida para longe, acuidade visual melhor corrigida para perto, dioptria, comprimento axial, amplitude de acomodação, diâmetro da pupila brilhante, diâmetro da pupila escura, espessura da camada lipídica da película lacrimal e tempo de ruptura do rasgo foram medidos antes do tratamento e 1 ano depois. A incidência de reações adversas foi observada.
Resultados: Antes do tratamento, o grau esférico equivalente foi significativamente melhorado em 0,22 (0,06, 0,55) D e 0,40 (0,15, 0,72) D respectivamente no Grupo Observação e no Grupo Controle após o tratamento (p<0,01). Após tratamento, o comprimento axial foi significativamente aumentado em (0,15 ± 0,12) mm e (0,24 ± 0,11) mm respectivamente nos Grupos Observação e controle (p<0,01), enquanto, no grupo de observação, a amplitude de acomodação diminuiu significativamente e foi inferior a do Grupo Controle, e o diâmetro da pupila brilhante e o diâmetro da pupila escura aumentaram significativamente e foram maiores do que os do Grupo Controle (p<0,01). A espessura da camada lipídica da película lacrimal e o tempo de ruptura do rasgo diminuíram significativamente nos dois grupos (p<0,01) após o tratamento.
Conclusões: As lentes de ortoceratologia combinadas com colírio atropina 0,01% podem melhorar significativamente o efeito controle em miopia juvenil com elevada segurança.
Keywords: Atropina; Miopia; Procedimentos ortoceratológicos; Comprimento axial do olho; Topografia da córnea; Acuidade visual; Lentes de contato.
Abstract
PURPOSE: This study aimed to compare the effects of three different daily disposable contact lens materials on contrast sensitivity.
METHODS: The participants were aged 18–45 years, with spherical equivalent refraction between -0.50 D and -6.00 D, astigmatism below 0.75 D, and best contact lens-corrected visual acuity of 0.0 logMAR or better. Each patient was fitted binocularly with three daily disposable contact lenses made of different materials on three separate examination days. These materials were kalifilcon A, senofilcon A, and verofilcon A. The contrast sensitivity of each patient was recorded at spatial frequencies of 3, 6, 12, and 18 cycles per degree (cpd) under photopic (85 cd/m2) and mesopic (3 cd/m2) conditions.
RESULTS: The current study comprised 72 eyes of 34 female and two male patients. The mean age of the participants was 25.63 (± 0.80) years. Under photopic conditions, the participants’ contrast sensitivity was significantly better with senofilcon A than with kalifilcon A at a frequency of 12 cpd (p=0.008). Under mesopic conditions, participants’ contrast sensitivity was significantly higher with kalifilcon A than verofilcon A at 3 cpd (p=0.001), and with senofilcon A than verofilcon A at 12 cpd (p=0.004). The pre-lens non-invasive break-up times did not differ significantly between the three daily disposable contact lenses (p>0.05).
CONCLUSION: In both photopic and mesopic lighting conditions, the participants in this study exhibited differences in contrast sensitivity when wearing three different daily disposable contact lens types, despite similar visual acuity and pre-lens tear film stability results in their clinical evaluations. These findings demonstrate the potential for subjective visual complaints arising from variations in the contrast sensitivity achieved by different daily disposable contact lenses.
Keywords: Contact lenses; Contrast sensitivity; Astigmatism; Lighting; Visual acuity
Abstract
PURPOSE: This review emphasizes the effect of light on visual efficiency, the impact of different lighting focuses, types of lighting, and their influence on vision and productivity. Light sources and standards are intriguing subjects for ophthalmologists. Guidelines regarding the level of lighting influence on visual activities can enhance visual performance.
METHODS: This article was developed based on literature reviews, with a bibliographic survey conducted in databases such as PubMed, MEDLINE, Web of Science, Embase, LILACS, and SciELO.
RESULTS: Provides recommendations for understanding information regarding the influence of lighting on visual performance.
CONCLUSION: Proper workplace lighting is crucial for improving visual efficiency, safety, productivity, and worker health. Efficient workplace lighting should avoid light sources directed towards the worker's face, prevent harmful glare, be more intense in the work area, and uniform in the rest of the room. Ophthalmologists should be knowledgeable about and provide guidance on correct lighting to ensure patient comfort and satisfaction with visual correction.
Keywords: Visual performance; Lighting; Visual acuity
Abstract
Em decorrência de complicações, da biocompatibilidade e da escassez de tecido doador para transplantes de córnea natural, foram elaboradas córneas artificiais que são potenciais para reabilitar funções ópticas. Nessa perspectiva, objetivou-se a análise da eficácia da reabilitação visual entre os implantes: Boston tipo I, Boston tipo II, Aurolab, osteo-odonto-ceratoprótese e ceratoprótese de Osso Tibial. De modo geral, a princípio observou-se uma tendência de melhoria da Best-corrected visual acuity em todos os tipos de lentes, mas considerável queda durante acompanhamento a longo prazo. O dispositivo com melhor reabilitação visual em pacientes com superfícies oculares úmidas é a Boston tipo I, seguida pela Aurolab, que é economicamente viável em países emergentes. Ao considerar pacientes com olhos secos, o implante de Boston tipo II apresenta maior reabilitação visual. Por fim, em virtude de não apresentarem dados equiparáveis, as lentes osteo-odonto-ceratoprótese e de osso tibial não puderam ser analisadas.
Keywords: Transplante de córnea; Próteses visuais; Córnea; Reabilitação; Acuidade visual
ABO is licensed under a Creative Commons Attribution-NonComercial 4.0 Internacional.
About
Issues
Editorial Board
Submission
Official publication of Conselho Brasileiro de Oftalmologia
Rua Casa do Ator, 1.117 - 2º andar - CEP: 04546-004
São Paulo - SP, Brazil
Phone: +55 11 3266-4000