Showing of 1 until 15 from 71 result(s)
Search for: Contact lenses; Contact lenses; Attitude to health; Health education; Patient education; Patient compliance
Abstract
Objetivo: Avaliar os resultados visuais, satisfação e qualidade de vida de pacientes atendidos em um hospital escola pelo Sistema Único de Saúde, submetidos a implante bilateral de lente intraocular multifocal difrativa.
Métodos: Estudo tipo série de casos com intervenção, incluindo 20 pacientes submetidos a implante bilateral da lente intraocular multifocal difrativa EyeDiff® (Eyeol UK, Dunstable, UK). Os critérios de exclusão foram astigmatismo corneano >1,5 dioptria cilíndrica, cirurgia ou doença ocular prévias e complicações intraoperatórias ou pós-operatórias. Os pacientes foram avaliados após 1, 3 e 6 meses da cirurgia. Foram avaliadas a acuidade visual monocular e binocular para longe, intermediário e perto sob condições fotópica e mesópica, sensibilidade ao contraste monocular sob condições fotópicas, curva de defocus e questionário para avaliação da qualidade de vida.
Resultados: A acuidade visual para longe corrigida monocular foi de 0,3 logMAR ou melhor e a acuidade visual para perto com correção para longe foi J3 ou melhor em todos os olhos, sob condições fotópicas. A acuidade visual binocular para perto com a correção para longe foi J1 em todos os casos. A sensibilidade ao contraste estava no nível mínimo de normalidade para frequências espaciais baixas e altas e abaixo dos limites normais para frequência espacial intermediária. O questionário de qualidade de vida mostrou que os pacientes apresentavam altos níveis de satisfação.
Conclusão: O implante bilateral da lente intraocular multifocal EyeDiff® proporcionou boa acuidade visual e qualidade de vida, e independência de óculos aos pacientes. A acuidade visual e a sensibilidade ao contraste melhoraram progressivamente entre um e seis meses de pós-operatório.
Keywords: Acuidade visual; Qualidade de vida; Satisfação do paciente; Implante de lente intraocular; Sistema Único de Saúde.
Abstract
Objetivo: Este estudo tem como objetivo avaliar a eficácia de lentes de contato híbridas de nova geração nos resultados visuais e na qualidade de vida relacionada à visão em pacientes com ceratocone com intolerância ou insucesso dos métodos de correção habituais, tais como lentes flexíveis de silicone-hidrogel ou rígidas permeáveis a gases.
Métodos: Foram incluídos neste estudo transversal prospectivo 42 olhos de 28 pacientes com ceratocone. Uma lente Airflex (Swisslens) foi aplicada nos olhos de acordo com as instruções do fabricante. Um exame oftalmológico, incluindo refração manifesta, melhor acuidade visual corrigida para longe, biomicroscopia com lâmpada de fenda e a aplicação do National Eye Institute Visual Function Questionnaire-25 (NEI-VFQ-25), foi realizado no início do estudo e na visita de 6 meses.
Resultados: Foi possível obter um ajuste adequado em 39 olhos (92,9%) de 26 pacientes. Foram excluídos do estudo 6 olhos de 3 pacientes devido à cessação do uso de lentes. A idade média dos usuários bem-sucedidos era de 20,3 ± 4,9 anos. A média da melhor acuidade visual corrigida para longe foi melhorada estatisticamente de 0,62 ± 0,30 para 0,11 ± 0,06 logMAR com as lentes de contato híbridas Airflex (p<0,001). A pontuação média geral composta no questionário NEI-VFQ-25 aumentou de forma estatisticamente significativa com a lente de contato híbrida Airflex na visita de 6 meses, em comparação com a pontuação inicial (de 77,1 ± 16,3 para 90,9 ± 7,3, p=0,036). As lentes de contato híbridas Airflex apresentaram pontuações melhores com significância estatística em todos os itens das sub-escalas do NEI-VFQ-25 (todos com p<0,05). Nenhum efeito adverso significativo foi observado.
Conclusões: Lentes de contato híbridas de nova geração podem ser usadas como uma alternativa eficaz para a correção do astigmatismo irregular em pacientes com ceratocone com intolerância ou insucesso dos métodos habituais. Com essas lentes, pode-se alcançar uma melhora significativa na qualidade de vida relacionada à visão em pacientes com ceratocone.
Keywords: Lentes de contato; Ceratocone; Refração ocular; Acuidade visual; Qualidade de vida; Inquéritos e questionários
Abstract
PURPOSE: To analyze the quality of life and treatment adherence of patients with glaucoma at different disease stages, considering factors such as sex, visual acuity, disease severity, and treatment characteristics.
METHODS: This cross-sectional study included 174 patients (346 glaucomatous eyes) recruited from clinical records and routine follow-ups at a specialized ophthalmology center. Their mean age was 39–90 years, and 60.9% of them were women. Their quality of life and adherence were assessed using the NEI-VFQ25 and MMAS-8 questionnaires, respectively. Complementary tests included 24:2 visual field test, retinography, and optical coherence tomography. Patients diagnosed with glaucoma for at least 6 months were included, whereas pregnant patients and those with ocular diseases were excluded.
RESULTS: Among the participants, 59.2% adhered to the treatment whereas 40.8% showed low adherence. The mean quality of life score was 81.87. Patients with low adherence had slightly higher quality of life scores (mean 83.1) than those with good adherence (mean 81.0), but the difference was not statistically significant. Disease severity was associated with increased optic nerve cupping, reduced thickness of the nerve fiber and ganglion cell layers, and great visual field loss. No significant correlation was observed between adherence and quality of life, indicating the independence of these factors and the influence of psychological or social elements.
CONCLUSION: The absence of a correlation between quality of life and treatment adherence highlights the need for tailored interventions for psychological and social aspects. These findings indicate the importance of a comprehensive approach to managing glaucoma, preserving visual function, strengthening doctor–patient relationships, and considering psychosocial factors to enhance quality of life and treatment adherence.
Keywords: Glaucoma; Quality of life; Patient health questionnaire; Patient acuity; Antiglaucoma agents; Visual acuity; Treatment adherence and compliance; Surveys and questionnaires
Abstract
Objetivo: Avaliar a capacidade de formação de biofilmes de Candida krusei e Candida albicans em cinco tipos de lentes de contato, comparando atividade metabólica e biomassa dos mesmos.
Métodos: Após a formação de biofilme de ambas as espécies, a atividade metabólica foi avaliada por ensaio de redução 2,3-bis (2-methoxy-4-nitro-5-sulfophenyl)-2H-tetrazolium-5-carboxanilide com Menadiona, e a biomassa foi avaliada por coloração com Cristal Violeta 0,4% para posterior análise estatística.
Resultados: Ambas as espécies de Candida foram capazes de formar biofilmes nos diferentes tipos de lentes de contato, havendo em lentes rígidas gás permeável maior atividade metabólica e menor biomassa formada.
Conclusão: Esperava-se a obtenção de biofilmes de maior atividade metabólica e maior biomassa em lentes de contato gelatinosas com base no fundamento da Hidrofobicidade Superficial. Porém, o resultado apontou para maior atividade metabólica em lentes de contato rígidas. Apesar de observados resultados significativos, trata-se de um assunto de grande importância frente ao aumento do número de ceratites microbianas, mostrando-se necessários outros estudos para melhor elucidar a formação de biofilmes em diferentes tipos de materiais de lentes de contato.
Keywords: Biofilme; Lente de contato; Lente de contato hidrofílica; Candida albicans; Candida krusei
Abstract
Objetivo: Avaliar as razões para não comparecimento à clínica oftalmológica da universidade após triagem oftalmológica realizada usando uma unidade móvel oftalmológica que fornece exame oftalmológico para comunidades não assistidas em uma região do Brasil.
Métodos: Foi realizado um estudo observacional prospectivo no ano de 2017/2018 para avaliar as razões que fizeram com que os indivíduos triados usando uma unidade móvel oftalmológica e referenciados para a clínica oftalmológica da universidade não comparecessem à consulta agendada. A triagem foi feita em 10 municípios da região centro-oeste do estado de São Paulo, Brasil. Todos os 1.928 participantes fizeram o exame oftalmológico sem custo e 37,1% deles necessitaram de encaminhamento para a clínica oftalmológica da universidade para exames especializados ou cirurgias. O estudo usou duas ferramentas: (1) análise comparativa entre os dados dos indivíduos encaminhados que compareceram ao agendamento com os que não compareceram; (2) busca ativa dos indivíduos que não compareceram à consulta agendada, aplicando-se um questionário para avaliar os motivos para o não comparecimento.
Resultados: Fatores como idade, sexo, distância entre a cidade de origem e o hospital universitário, número de oftalmologistas na cidade de procedência, renda familiar média e acuidade visual não influenciaram no comparecimento ao encaminhamento. Catarata foi a maior causa para o encaminhamento (350 casos). O não comparecimento foi maior nos portadores de glaucoma/glaucoma suspeitos (54,1%), estrabismo (45%) e afecções do segmento anterior (33,6%). Muitos indivíduos que não compareceram ao serviço de referência procuraram por outro local para o atendimento oftalmológico.
Conclusão: O não comparecimento para tratamento oftalmológico sem custo depende de fatores relacionados ao paciente ou à falta de conhecimento das próprias condições oftalmológicas. Campanhas educativas nas comunidades assistidas devem ser feitas para alcançar maior comparecimento às consultas e melhor prevenir a cegueira evitável.
Keywords: Serviços de saúde ocular; Unidades móveis de saúde; Acesso aos serviços de saúde; Pacientes desistentes do tratamento; Promoção da saúde
Abstract
Objetivo: Avaliar o processo de adaptação de uma lente escleral que permite vários ajustes de parâmetros durante os testes e após o período inicial do seu uso; verificar quais os ajustes foram necessários, quais foram os mais utilizados, as suas indicações, a frequência com que estes recursos foram utilizados, e avaliar os resultados das mudanças realizadas.
Métodos: A adaptação da lente de contato escleral foi analisada prospectivamente, de forma sequencial, não aleatória e não comparativa. Todos os pacientes foram submetidos a um exame oftalmológico completo e tinham indicação para o uso de lentes esclerais. Foi utilizada a lente Zenlens (Alden Optical).
Resultados: Foi analisada a adaptação de lentes de contato esclerais em 80 olhos de 45 pacientes. Quanto ao diagnóstico, 72% tinham ceratocone, 12% tinham sido submetidos a ceratotomia radial, 5% tinham ectasia pós-cirurgia refrativa, 5% tinham olho seco, e 3%, alta miopia. Em 66 dos 80 olhos estudados (82,5%), os parâmetros foram modificados quando as lentes foram encomendadas. As razões foram: toque apical ou diminuição da altura sagital, aumento da altura sagital, sobre-refração cilíndrica, baixa acuidade visual, flexão da lente, toque periférico, compressão da borda em 360° e compressão da borda horizontal e/ou vertical.
Conclusão: O uso de lentes esclerais Zenlens demonstrou ser uma forma de correção muito promissora para os pacientes que requerem o uso de lentes esclerais. Embora o estudo sugira uma curva de aprendizagem, é possível personalizar as lentes de acordo com as necessidades de cada pacientes. Este fato melhora a adaptação e aumenta a chance de sucesso do uso.
Keywords: Lentes de contato; Adaptação; Ceratocone; Ceratotomia radial; Lente escleral, adaptação de lente escleral; Procedimentos cirúrgicos refrativos; Reabilitação; Curva de aprendizado
Abstract
PURPOSE: This study aimed to evaluate the quality and reliability of YouTube videos as an educational resource about retinopathy of prematurity.
METHODS: Videos were sourced from YouTube using the search terms "retinopathy of prematurity" and "premature retinopathy" with the default settings. Each video was assessed on the following metrics: views, likes, dislikes, comments, upload source, country of origin, view ratio, like ratio, and video power index. The quality and reliability of the videos were evaluated by two independent researchers using the DISCERN questionnaire, the JAMA benchmarks, the Global Quality Score scale, the Health on the Net Code of Conduct, and the Ensuring Quality Information for Patients scale.
RESULTS: The study assessed 92 videos, the majority of which (42 videos, 45.7%) originated from the United States. Most of the videos focused on screening, pathophysiology, and diagnosis of retinopathy of prematurity (61.9%). The primary contributors were medical organizations (19 videos, 20.6%), nonacademic health channels (19 videos, 20.6%), and physicians (15 videos, 16.3%). Significant differences were found between the DISCERN (p=0.003), JAMA (p=0.001), Global Quality Score (p=0.003), Health on the Net Code of Conduct (p=0.006), and Ensuring Quality Information for Patients (p=0.001) scores among different video sources. However, the key video metrics did not differ. Using the DISCERN and Global Quality Score scales, the overall YouTube video content on retinopathy of prematurity was rated as moderate in quality. Using the Health On the Net Code of Conduct and Ensuring Quality Information for Patients scales, it was rated as high quality. Strong correlations were observed between the scores on all of the scales (p<0.001).
CONCLUSION: Videos from medical organizations and healthcare centers were of a higher quality than those from nonmedical sources. Despite the varied foci of each evaluation scale, the strong correlation between them indicates that they provide reliable and comprehensive assessments of the quality of informational content.
Keywords: Retinopathy of prematurity; YouTube; Information dissemination/methods; Online education; Internet access; Social media/instrumentation; Information seeking behavior; Internet/statistics & numerical data; Consumer health information; Social networking
Abstract
Objetivo: O objetivo deste estudo foi analisar dados epidemiológicos de pacientes e resultados laboratoriais para todas as amostras de córnea coletadas de pacientes atendidos no Departamento de Oftalmologia do Hospital São Paulo, Brasil, durante um período de 30 anos e correlacionar com o uso de lentes de contato.
Métodos: Amostras de córnea de pacientes com diagnóstico clínico de ceratite microbiana (de janeiro de 1987 a dezembro de 2016) foram incluídas neste estudo. Resultados laboratoriais para culturas positivas para bactérias, fungos e Acanthamoeba spp. foram analisados retrospectivamente. Para verificar se o número de pacientes com ceratite microbiana associada à lente de contato, fator de risco para infecção microbiana, mudou ao longo do tempo, a análise foi dividida em três décadas: 1987-1996, 1997-2006 e 2007-2016. As informações incluindo o sexo do paciente, idade e tipo de organismo isolado foram comparadas entre os períodos. A análise estatística foi realizada no software SAS/STAT 9.3 e SPSS (v20.0).
Resultados: Amostras de córnea de 10.562 pacientes com ceratite microbiana foram incluídas no estudo, das quais 1.848 foram relacionadas ao uso de lentes de contato. Os resultados revelaram que a frequência de ceratite microbiana associada à lente de contato aumentou nas últimas duas décadas analisadas. No geral, os homens compreendiam uma proporção maior do grupo ceratite microbiana não associada à lente de contato (CMNLC) (60,3%) e as mulheres eram mais frequentes no grupo ceratite microbiana associada à lente de contato (59,5%). Pacientes com idade entre 19 e 40 anos foram mais frequentemente observados no grupo ceratite microbiana associada à lente de contato em todos os períodos. Staphylococcus spp. foi a bactéria Gram-positiva mais frequentes, enquanto Pseudomonas spp. foi a bactéria Gram-negativa nos grupos ceratite microbiana. Entre os fungos ceratite microbiana, os fungos filamentosos foram os fungos mais frequentes durante todo o período do estudo, com Fusarium spp. sendo o mais frequente no grupo ceratite microbiana não associada à lente de contato. Acanthamoeba spp. e Pseudomonas spp. amostras positivas foram significativamente correlacionadas com ceratite microbiana associada à lente de contato.
Conclusões: A maior prevalência de ceratite microbiana associada à lente de contato no nosso estudo foi observada em mulheres e adultos jovens com idade entre 19 e 40 anos. Staphylococcus spp. e Fusarium spp. foram as bactérias e fungos predominantes isolados nas amostras da córnea. Pseudomonas spp. e Acanthamoeba spp. foram significativamente correlacionados a ceratite microbiana associada à lente de contato neste estudo.
Keywords: Lentes de contato/efeitos adversos; Infecções oculares bacterianas/microbiologia; Ceratite por Acanthamoeba; Úlcera de córnea
Abstract
PURPOSE: This study aimed to examine factors related to the professionalism of ophthalmology residents.
METHODS: A cross-sectional study was carried out involving 48 ophthalmology residents in Brazil. Professionalism was assessed using the professionalism mini-evaluation exercise, completed by both preceptors and residents, and the Pennsylvania State College of Medicine Professionalism Questionnaire, completed by the residents. The association between the professionalism score assigned by the preceptor through the professionalism mini-evaluation exercise and various sociodemographic and educational variables was assessed. The correlation between the residents’ self-assessment across both instruments and the preceptor’s assessments was measured using Spearman’s Rho.
RESULTS: All 48 residents were included, with equal representation across the 3 years of residency. The majority were female (58.3%) and between 25 and 29 years old (66.7%). The average professionalism score on the professionalism mini-evaluation exercise given by the preceptors was 3.0 (75%). A significant association was found between the year of training and the score in the doctor-patient relationship domain, with first-year residents showing lower scores (p=0.002). Male residents had higher scores in the “Interprofessional” domain (p=0.031). Graduates from private medical schools scored higher in both the “doctor-patient relationship” (p=0.015) and “reflective skills” (p=0.033) domains. Lower interest in professionalism was linked to lower scores in the “Interprofessional relationships” (p=0.033) and “time management” (p=0.003) domains. A strong correlation was observed between preceptor’s professionalism mini-evaluation exercise scores and residents’ self-assessed professionalism mini-evaluation exercise scores (r=0.917). However, the correlation between the self-assessed professionalism mini-evaluation exercise and the Pennsylvania questionnaire scores was weak (r=0.226).
CONCLUSION: Professionalism scores among ophthalmology residents were associated with year of training, gender, type of undergraduate education, and level of interest in the topic.
Keywords: Internship and residency; Ophthalmology; Professional competence; Education, professional; Physician-patient relations; Surveys and questionnaires
Abstract
PURPOSE: Using advanced imaging techniques, this study aimed to evaluate corneal stability, epithelial remodeling, and tear film changes over a one-year period in first-time soft-contact lens wearers.
METHODS: A retrospective study was conducted on 100 eyes of 50 first-time daily soft-contact lens users aged 21–65 years with no prior rigid gas-permeable lens wear. The Sirius Scheimpflug imaging system was used to assess corneal topography, epithelial thickness, and non-invasive tear break-up time at baseline, 3, 6, and 12 months. Corneal warpage was evaluated using symmetry indices and Baiocchi Calossi Versaci indices. We performed statistical analysis using repeated-measures analyses of variance with Greenhouse-Geisser correction.
RESULTS: The mean baseline central corneal thickness was 537.83 (±7.92) µm, with no significant thinning after one year. The average simulated keratometry values remained stable, indicating no progressive corneal steepening or flattening. There were no significant changes in warpage indices over time, suggesting corneal shape preservation. Higher-order aberrations (coma, trefoil, and spherical aberrations) and non-invasive tear break-up time remained unchanged throughout the study period.
CONCLUSIONS: Modern silicone hydrogel soft-contact lenses do not induce significant corneal warpage, epithelial remodeling, or optical aberrations over a one-year period. We found that corneal morphology and tear film stability were preserved, supporting the safety of soft-contact lens use. These findings provide clinically relevant insights into the long-term impact of contact lens wear. They may facilitate improved lens fitting strategies and preoperative refractive surgery assessments.
Keywords: Contact lenses, hydrophilic; Cornea/surgery; Corneal diseases; Corneal topography; Adaptation, ocular/physiology; Endothelium, corneal/pathology; Refractive errors; Tears/metabolism.
Abstract
Objetivo: Explorar os efeitos terapêuticos das lentes de ortoceratologia combinados com colírio atropina 0,01% em miopia juvenil.
Métodos: Um total de 340 pacientes com miopia juvenil (340 olhos) tratados entre 2018 e Dezembro de 2020 foram divididos em Grupo Controle (170 casos com 170 olhos, lentes de ortoceratologia) e Grupo Observação (170 casos com 170 olhos, lentes de ortoceratologia combinadas com colírio atropina 0,01%). A acuidade visual melhor corrigida para longe, acuidade visual melhor corrigida para perto, dioptria, comprimento axial, amplitude de acomodação, diâmetro da pupila brilhante, diâmetro da pupila escura, espessura da camada lipídica da película lacrimal e tempo de ruptura do rasgo foram medidos antes do tratamento e 1 ano depois. A incidência de reações adversas foi observada.
Resultados: Antes do tratamento, o grau esférico equivalente foi significativamente melhorado em 0,22 (0,06, 0,55) D e 0,40 (0,15, 0,72) D respectivamente no Grupo Observação e no Grupo Controle após o tratamento (p<0,01). Após tratamento, o comprimento axial foi significativamente aumentado em (0,15 ± 0,12) mm e (0,24 ± 0,11) mm respectivamente nos Grupos Observação e controle (p<0,01), enquanto, no grupo de observação, a amplitude de acomodação diminuiu significativamente e foi inferior a do Grupo Controle, e o diâmetro da pupila brilhante e o diâmetro da pupila escura aumentaram significativamente e foram maiores do que os do Grupo Controle (p<0,01). A espessura da camada lipídica da película lacrimal e o tempo de ruptura do rasgo diminuíram significativamente nos dois grupos (p<0,01) após o tratamento.
Conclusões: As lentes de ortoceratologia combinadas com colírio atropina 0,01% podem melhorar significativamente o efeito controle em miopia juvenil com elevada segurança.
Keywords: Atropina; Miopia; Procedimentos ortoceratológicos; Comprimento axial do olho; Topografia da córnea; Acuidade visual; Lentes de contato.
Abstract
PURPOSE: This study aimed to modify scleral contact lenses to achieve a desired compression standard and to evaluate the effectiveness and reliability of the adjustments.
METHODS: In this nonrandomized, noncomparative, and partially masked study Scleral contact lens fittings were analyzed in 20 eyes of 12 patients (50% women, 50% men) diagnosed with keratoconus. Participants were selected based on their need for scleral contact lenses (SCLs), which was determined in complete ophthalmological examinations. Patients were tested with Zenlens scleral contact lenses (Bausch & Lomb, Vaughan, Ontario, Canada). We evaluated compression in the lens support area after one hour of use, excluding cases of peripheral lifting. Photos of the adaptations were sent to five experts for analysis of the quadrants (nasal, temporal, superior, and inferior). We used Fisher's exact test for statistical analysis.
RESULTS: The proposed adjustment was highly effective (93.5% correct) in lens delivery (BL=0), with the interrater agreement between doctors ranging from 68.8% to 80.9%.
CONCLUSION: The clinical parameters proposed for scleral contact lenses adjustment proved useful and reproducible, enabling their practical application to scleral lens adaptation.
Keywords: Contact lenses; Lifting; Keratoconus; Rehabilitation
Abstract
PURPOSE: This study aimed to compare the effects of three different daily disposable contact lens materials on contrast sensitivity.
METHODS: The participants were aged 18–45 years, with spherical equivalent refraction between -0.50 D and -6.00 D, astigmatism below 0.75 D, and best contact lens-corrected visual acuity of 0.0 logMAR or better. Each patient was fitted binocularly with three daily disposable contact lenses made of different materials on three separate examination days. These materials were kalifilcon A, senofilcon A, and verofilcon A. The contrast sensitivity of each patient was recorded at spatial frequencies of 3, 6, 12, and 18 cycles per degree (cpd) under photopic (85 cd/m2) and mesopic (3 cd/m2) conditions.
RESULTS: The current study comprised 72 eyes of 34 female and two male patients. The mean age of the participants was 25.63 (± 0.80) years. Under photopic conditions, the participants’ contrast sensitivity was significantly better with senofilcon A than with kalifilcon A at a frequency of 12 cpd (p=0.008). Under mesopic conditions, participants’ contrast sensitivity was significantly higher with kalifilcon A than verofilcon A at 3 cpd (p=0.001), and with senofilcon A than verofilcon A at 12 cpd (p=0.004). The pre-lens non-invasive break-up times did not differ significantly between the three daily disposable contact lenses (p>0.05).
CONCLUSION: In both photopic and mesopic lighting conditions, the participants in this study exhibited differences in contrast sensitivity when wearing three different daily disposable contact lens types, despite similar visual acuity and pre-lens tear film stability results in their clinical evaluations. These findings demonstrate the potential for subjective visual complaints arising from variations in the contrast sensitivity achieved by different daily disposable contact lenses.
Keywords: Contact lenses; Contrast sensitivity; Astigmatism; Lighting; Visual acuity
Abstract
O ceratocone é uma doença progressiva que se manifesta como uma elevação semelhante a um cone da córnea central ou paracentral inferior e é associada a uma redução irregular da espessura do estroma. Há uma diminuição gradual da acuidade visual devido à assimetria da córnea, ao astigmatismo irregular e a um aumento das aberrações ópticas, o que prejudica a qualidade de vida. Foram desenvolvidos vários procedimentos para tentar interromper ou mesmo reverter a evolução da doença. Um deles é o chamado procedimento de Bader, que inclui um padrão de incisões em volta da circunferência da córnea e na base do cone protuberante. Essas incisões penetram até 70%-90% da profundidade da córnea e têm o objetivo de achatar a topografia e diminuir a assimetria da córnea e o astigmatismo irregular. Embora essa técnica seja muito promissora, segundo um estudo anterior, aqui se apresenta o caso de um paciente no qual esses objetivos não foram atingidos. Esse paciente recebeu lentes de contato para restaurar e manter sua visão, enquanto sua ectasia corneana e a redução da espessura progrediram ao longo da década seguinte.
Keywords: Ceratocone; Astigmatismo; Córnea; Topografia da córnea; Procedimentos cirúrgicos oftalmológicos; Lentes de contato; Dilatação patológica; Acuidade visua; Qualidade de vida.
Abstract
O ceratocone é uma doença progressiva que se manifesta como uma elevação semelhante a um cone da córnea central ou paracentral inferior e é associada a uma redução irregular da espessura do estroma. Há uma diminuição gradual da acuidade visual devido à assimetria da córnea, ao astigmatismo irregular e a um aumento das aberrações ópticas, o que prejudica a qualidade de vida. Foram desenvolvidos vários procedimentos para tentar interromper ou mesmo reverter a evolução da doença. Um deles é o chamado procedimento de Bader, que inclui um padrão de incisões em volta da circunferência da córnea e na base do cone protuberante. Essas incisões penetram até 70%-90% da profundidade da córnea e têm o objetivo de achatar a topografia e diminuir a assimetria da córnea e o astigmatismo irregular. Embora essa técnica seja muito promissora, segundo um estudo anterior, aqui se apresenta o caso de um paciente no qual esses objetivos não foram atingidos. Esse paciente recebeu lentes de contato para restaurar e manter sua visão, enquanto sua ectasia corneana e a redução da espessura progrediram ao longo da década seguinte.
Keywords: Ceratocone; Astigmatismo; Córnea; Topografia da córnea; Procedimentos cirúrgicos oftalmológicos; Lentes de contato; Dilatação patológica; Acuidade visua; Qualidade de vida
ABO is licensed under a Creative Commons Attribution-NonComercial 4.0 Internacional.
About
Issues
Editorial Board
Submission
Official publication of Conselho Brasileiro de Oftalmologia
Rua Casa do Ator, 1.117 - 2º andar - CEP: 04546-004
São Paulo - SP, Brazil
Phone: +55 11 3266-4000