Showing of 1 until 15 from 297 result(s)
Search for: Eye injuries, penetrating; Quality of life; Questionnaires; Ferimentos oculares penetrantes; Qualidade de vida; Questionários
Abstract
Objetivo: Avaliar os resultados visuais, satisfação e qualidade de vida de pacientes atendidos em um hospital escola pelo Sistema Único de Saúde, submetidos a implante bilateral de lente intraocular multifocal difrativa.
Métodos: Estudo tipo série de casos com intervenção, incluindo 20 pacientes submetidos a implante bilateral da lente intraocular multifocal difrativa EyeDiff® (Eyeol UK, Dunstable, UK). Os critérios de exclusão foram astigmatismo corneano >1,5 dioptria cilíndrica, cirurgia ou doença ocular prévias e complicações intraoperatórias ou pós-operatórias. Os pacientes foram avaliados após 1, 3 e 6 meses da cirurgia. Foram avaliadas a acuidade visual monocular e binocular para longe, intermediário e perto sob condições fotópica e mesópica, sensibilidade ao contraste monocular sob condições fotópicas, curva de defocus e questionário para avaliação da qualidade de vida.
Resultados: A acuidade visual para longe corrigida monocular foi de 0,3 logMAR ou melhor e a acuidade visual para perto com correção para longe foi J3 ou melhor em todos os olhos, sob condições fotópicas. A acuidade visual binocular para perto com a correção para longe foi J1 em todos os casos. A sensibilidade ao contraste estava no nível mínimo de normalidade para frequências espaciais baixas e altas e abaixo dos limites normais para frequência espacial intermediária. O questionário de qualidade de vida mostrou que os pacientes apresentavam altos níveis de satisfação.
Conclusão: O implante bilateral da lente intraocular multifocal EyeDiff® proporcionou boa acuidade visual e qualidade de vida, e independência de óculos aos pacientes. A acuidade visual e a sensibilidade ao contraste melhoraram progressivamente entre um e seis meses de pós-operatório.
Keywords: Acuidade visual; Qualidade de vida; Satisfação do paciente; Implante de lente intraocular; Sistema Único de Saúde.
Abstract
Objetivo: Este estudo tem como objetivo avaliar a eficácia de lentes de contato híbridas de nova geração nos resultados visuais e na qualidade de vida relacionada à visão em pacientes com ceratocone com intolerância ou insucesso dos métodos de correção habituais, tais como lentes flexíveis de silicone-hidrogel ou rígidas permeáveis a gases.
Métodos: Foram incluídos neste estudo transversal prospectivo 42 olhos de 28 pacientes com ceratocone. Uma lente Airflex (Swisslens) foi aplicada nos olhos de acordo com as instruções do fabricante. Um exame oftalmológico, incluindo refração manifesta, melhor acuidade visual corrigida para longe, biomicroscopia com lâmpada de fenda e a aplicação do National Eye Institute Visual Function Questionnaire-25 (NEI-VFQ-25), foi realizado no início do estudo e na visita de 6 meses.
Resultados: Foi possível obter um ajuste adequado em 39 olhos (92,9%) de 26 pacientes. Foram excluídos do estudo 6 olhos de 3 pacientes devido à cessação do uso de lentes. A idade média dos usuários bem-sucedidos era de 20,3 ± 4,9 anos. A média da melhor acuidade visual corrigida para longe foi melhorada estatisticamente de 0,62 ± 0,30 para 0,11 ± 0,06 logMAR com as lentes de contato híbridas Airflex (p<0,001). A pontuação média geral composta no questionário NEI-VFQ-25 aumentou de forma estatisticamente significativa com a lente de contato híbrida Airflex na visita de 6 meses, em comparação com a pontuação inicial (de 77,1 ± 16,3 para 90,9 ± 7,3, p=0,036). As lentes de contato híbridas Airflex apresentaram pontuações melhores com significância estatística em todos os itens das sub-escalas do NEI-VFQ-25 (todos com p<0,05). Nenhum efeito adverso significativo foi observado.
Conclusões: Lentes de contato híbridas de nova geração podem ser usadas como uma alternativa eficaz para a correção do astigmatismo irregular em pacientes com ceratocone com intolerância ou insucesso dos métodos habituais. Com essas lentes, pode-se alcançar uma melhora significativa na qualidade de vida relacionada à visão em pacientes com ceratocone.
Keywords: Lentes de contato; Ceratocone; Refração ocular; Acuidade visual; Qualidade de vida; Inquéritos e questionários
Abstract
Objetivo: Desenvolver a versão em Português do Keratoconus Outcomes Research Questionnaire (KORQ). O Keratoconus Outcomes Research Questionnaire é um instrumento psicometricamente válido e robusto para avaliação do impacto do ceratocone na limitação de atividades e sintomas.
Métodos: Foi realizado no estudo a tradução, adaptação transcultural e validação em Português do Keratoconus Outcomes Research Questionnaire. A tradução inicial da versão em inglês para o idioma português foi realizada por dois tradutores de língua nativa inglesa independentes, seguida de uma avaliação interdisciplinar da versão traduzida. Após isso, a versão em Português foi traduzida novamente para o inglês por dois tradutores nativos de língua portuguesa independentes, seguida de avaliação e comparação com a versão original em inglês pelo mesmo painel interdisciplinar. Para a subsequente validação, o questionário traduzido foi aplicado em dois tempos diferentes em uma população de 30 indivíduos, e os resultados foram comparados em uma análise de concordância.
Resultados: O processo de tradução para a língua portuguesa e tradução reversa do questionario Keratoconus Outcomes Research Questionnaire foi conduzido de maneira satisfatória. Trinta participantes foram incluídos no estudo (média idade, 29.23 ± 7.56 anos). Nove questões (31%) com concordância quase perfeita (questões 3, 4, 5, 8, 18, 22, 27, 28 e 29), cinco questões (51.7%) com concordância substancial (questões 1, 2, 6, 7, 9, 12, 14, 15, 16, 17, 20, 21, 23, 25 e 26), quatro questões (13.8%) com concordância moderada (questões 10, 11, 19 e 24) e uma questão (3.5%) com concordância razoável (questão 13). Os altos coeficientes de correlação obtidos ao comparar os resultados da aplicação inicial com a re-aplicação do questionário em uma amostra de 30 indivíduos indicam a excelente concordância em relação aos resultados, repetibilidade e confiabilidade.
Conclusão: Esse questionário traduzido e validado pode ser aplicado em populações maiores com o objetivo de avaliar a qualidade de vida em pacientes com ceratocone na população brasileira em geral, assim como em regiões distintas do país.
Keywords: Ceratocone; Cornea; Qualidade de vida; Questionário; Ectasia corneana
Abstract
Objetivo: Avaliar o impacto dos tumores córneo-conjuntivais na superfície ocular e na qualidade de vida dos pacientes antes e após o tratamento cirúrgico.
Métodos: Este estudo prospectivo conduziu uma avaliação pré-operatória e com 30 e 90 dias de pós-operatório de pacientes com diagnóstico de tumores de córnea e conjuntiva. Os dados demográficos foram coletados no pré-operatório. Os questionários Health Survey Short-Form (SF-12) e Ocular Surface Disease Index (OSDI) foram aplicados para avaliar a qualidade de vida dos pacientes e a percepção de suas funções relacionadas à visão. Os testes tear break-up time (TBUT) e Schirmer foram realizados para avaliação da superfície ocular. A extensão do tumor foi medida usando o programa ImageJ.
Resultados: Vinte e três pacientes foram incluídos. A média de idade foi de 52,8 ± 17,3 anos (27-79 anos). O tipo mais comum de tumor foi o carcinoma de células escamosas (61,5%). A acuidade visual dos pacientes melhorou significativamente em 1 mês e 3 meses (p=0,018 e p=0,036, respectivamente). Não houve diferenças significativas entre os testes tear break-up time e Schirmer no pré-operatório e com 3 meses de pós-operatório (p=0,150 e p=0,490, respectivamente). Os escores do SF-12 demonstraram que o componente mental apresentou diferença estatisticamente significante entre o pré-operatório e no 30 e 90 dias de pós-operatório (p=0,008 e p=0,026, respectivamente). A extensão do tumor foi de 868,7 ± 344,9 pixels (intervalo, 224,6-1481,6 pixels) e foram significativamente correlacionados com o componente mental de SF-12 no pré-operatório (p=0,011), 30 (p=0,017) e 90 dias de pós-operatório (p=0,012), e o componente emocional no 30º dia de pós-operatório (p=0,016).
Conclusão: Pacientes com tumores córneo-conjuntivais melhoraram os sintomas oculares, a acuidade visual e o componente emocional da qualidade de vida após a excisão cirúrgica do tumor.
Keywords: Neoplasias oculares; Neoplasias da túnica conjuntiva; Doenças da córnea; Acuidade visual; Qualidade de vida.
Abstract
Objetivo: A alta prevalência e gravidade da toxoplasmose congênita no Brasil, com muitos indivíduos afetados desenvolvendo baixa visão, reforça a importância da avaliação da sua qualidade de vida. Este estudo tem como objetivo adaptar o Children’s Visual Function Questionnaire (CVFQ) para a realidade sociocultural de crianças brasileiras e investigar suas propriedades psicométricas para avaliação da qualidade de vida relacionada à visão nesses indivíduos.
Métodos: Estudo epidemiológico transversal aninhado de coorte de 142 crianças pré-escolares acompanhadas prospectivamente em hospital universitário de referência em Belo Horizonte, Brasil. Todas foram submetidos a exame oftalmológico completo, incluindo medida da acuidade visual e oftalmoscopia binocular indireta. Questionários foram aplicados aos pais e cuidadores, para avaliar a percepção da qualidade de vida, bem como o nível sócio-econômico das famílias. Análise estatística multivariada foi realizada para avaliar as propriedades psicométricas da escala de qualidade de vida.
Resultados: Adaptações na versão brasileira do Children’s Visual Function Questionnaire-7 originaram o Children’s Visual Function Questionnaire-7-BR-toxo, um questionário para avaliar a percepção de pais/cuidadores sobre a qualidade de vida relacionada à visão de crianças pré-escolares com toxoplasmose congênita. Pela descrição, estrutura de variabilidade, e interpretação do agrupamento dos itens do questionário adaptado, identificaram-se seis subescalas: saúde geral, capacidade visual, desempenho visual/visão funcional, comportamento social e pessoal, impacto na família e tratamento. Crianças com baixa visão associada a toxoplasmose congênita tiveram escores mais baixos nas seguintes subescalas: acuidade visual (p=0,004), desempenho visual/visão funcional (p=0,008), impacto na família (p=0,001) e saúde geral (p=0,001).
Conclusão: As propriedades psicométricas foram adequadas no tocante à validade do construto. O Children’s Visual Function Questionnaire-7-BR-toxo foi capaz de registrar o impacto da deficiência visual nas famílias de crianças com toxoplasmose congênita.
Keywords: Qualidade de vida; Baixa visão; Uveíte; Toxoplasmose congênita; Criança
Abstract
Purpose: To analyze the clinical outcomes of the ocular surface in patients with vitamin D deficiency after oral replacement.
Methods: A total of 40 patients with vitamin D deficiency were enrolled in the study. The patients received 50,000 units of oral vitamin D weekly over a period of 8 weeks. After 8 weeks, 1,500-2,000 units/d were administered for 24 weeks. Eyelid margin score, meibomian gland expressibility score, Oxford grading, Schirmer I test, tear breakup time, tear osmolarity, and the Ocular Surface Disease Index score were evaluated at baseline, and at 8, 12, and 24 weeks.
Results: The meibomian gland expressibility score, Schirmer I, tear breakup time, tear osmolarity, and Ocular Surface Disease Index score showed improvement 8 weeks after vitamin D supplementation (p<0.05). Compared with the pretreatment values, the eyelid margin score and Oxford grading were decreased at week 12 (p<0.05).
Conclusion: Vitamin D replacement appears to improve ocular surface in individuals with vitamin D deficiency.
Keywords: Dry eye syndrome; Vitamin D deficiency; Dietary supplements
Abstract
OBJETIVO: Os Estados Unidos têm a maior taxa de posse de armas de fogo de todos os países de alta renda e essas armas foram identificados como uma das maiores causas de trauma ocular e deficiência visual. O objetivo deste estudo foi caracterizar as lesões oculares associadas a armas de fogo e identificar grupos de risco.
MÉTODOS: Foram identificados pacientes hospitalizados com lesões oculares associadas a armas de fogo no período de 2008 a 2014, a partir do Banco de Dados Nacional de Trauma (National Trauma Data Bank), usando os códigos de diagnósticos da CID9MC e códigos “E” para causas externas. A análise estatística foi efetuada usando o programa SPSS. O nível de significância considerado foi de p<0,05.
RESULTADOS: De um total de 235.254 pacientes hospitalizados com trauma associado a armas de fogo, 8.715 (3,7%) tinham lesões oculares. A média de idade foi de 33,8 (DP 16,9) anos. A maioria foi de homens (85,7%), brancos (46,6%) e da região Sul (42,9%); 35% dos pacientes eram negros. As lesões mais comuns foram fraturas de órbita (38,6%) e lesões de globo aberto (34,7%). Os locais mais frequentes foram a residência (43,8%) e a rua (21,4%). Pacientes negros tiveram maior probabilidade de sofrer agressões (RP=9,0, IC 95%=8,02-10,11; p<0,001) e da ocorrência ser na rua (RP=3,05, IC 95%=2,74-3,39; p<0,001), enquanto pacientes brancos tiveram maior probabilidade de lesões autoprovocadas (RP=10,53, IC 95%=9,39-11,81; p<0,001) e da ocorrência ser na residência (RP=3,64, IC 95%=3,33-3,98; p<0,001). A probabilidade de lesões autoprovocadas aumentou com a idade de forma consistente, atingindo o máximo em pacientes com mais de 80 anos (RP=12,01, IC 95%=7,49-19,23; p<0,001). A pontuação média na escala de coma de Glasgow foi 10 (DP 5,5) e na escala de severidade da lesão foi 18,6 (DP 13,0). A maioria das lesões (53,1%) foi classificada como severa ou muito severa. Dentre os pacientes, 64,6% tiveram lesão cerebral traumática e 16% evoluíram a óbito.
CONCLUSÃO: A maior parte das lesões oculares relacionadas a armas de fogo ocorreu em pacientes jovens, do sexo masculino, brancos e sulistas. Negros foram afetados desproporcionalmente. A maior parte das lesões oculares relacionadas a armas de fogo apresentou riscos à visão e foi associada a lesões cerebrais traumáticas. A maioria dos pacientes sobreviveu, mas com potencial para invalidez no longo prazo. As diferenças demográficas identificadas podem ser potencialmente alvos de ações preventivas.
Keywords: Traumatismos oculares; Ferimentos por armas de fogo; Banco de dados
Abstract
Objetivos: Validar a versão em português do Catquest-9SF através de sua aplicação em uma população nativa do Brasil com catarata e determinar a correlação da pontuação obtida no questionário com a acuidade visual pré-operatória.
Métodos: Realizou-se um estudo prospectivo para validação de questionário. O Catquest-9SF foi traduzido e retro traduzido gerando uma versão final em português. Um total de 120 pacientes brasileiros que aguardavam realização de cirurgia de catarata foram recrutados para responder ao questionário e para documentação de dados pré-operatórios e acuidade visual. Análise Rasch foi utilizada para acessar as propriedades psicométricas do instrumento.
Resultados: A versão em português do Catquest-9SF demonstrou ajuste aceitável dos itens (item fit statistics variando entre 0,7 e 1,3), unidimensionalidade (Principal Component Analisis) e boa organização nas categorias de resposta dos itens (limiares das categorias: -2,79; 0,57; 2,22). O questionário contém itens com relação estável, se considerado um mesmo nível de deficiência visual, na comparação entre dois grupos (ausência de differential item functioning). Existe adequada separação de pessoas (Person Separation Index 3,07). A acuidade visual em LogMAR no melhor olho com melhor correção óptica mostrou correlação estatisticamente significativa com a pontuação
em logit do Catquest-9SF (r=0,282 e p=0,004).
Conclusões: A versão em português do Catquest-9SF apresenta evidência de validade e confiabilidade, além de ser linguística e culturalmente compreensível para pacientes de língua portuguesa naturais do Brasil. Trata-se de questionário de fácil entendimento e rápida aplicação, sendo capaz de estimar de maneira adequada o funcionamento visual subjetivo em pacientes com catarata. Existe correlação significativa com a acuidade visual e a pontuação obtida no questionário.
Keywords: Extração de catarata; Perfil do impacto da doença; Acuidade visual; Inquéritos e questionários; Qualidade de vida.
Abstract
OBJETIVO: Associar os resultados refrativos a longo prazo da cirurgia de catarata e a função visual autorreferida pelo questionário Catquest-9SF.
MÉTODOS: Paciente recrutados no ambulatório de catarata da VER MAIS Oftalmologia, foram submetidos a exame oftalmológico completo. Após diagnóstico de catarata com indicação de tratamento cirúrgico com facoemulsificação e implante de lente intraocular, o questionário foi aplicado antes da intervenção, 30 dias após cirurgia e 1 ano após, novamente.
RESULTADOS: Foram recrutados 133 pacientes. No decorrer do seguimento, 32 pacientes foram perdidos e ao final foram analisados os dados de 101 pacientes, dos quais 48 foram homens e 53 foram mulheres. A variância bruta explicada por dados foi de 69,9% e a inexplicada em primeiro contraste por 2,39 eigenvalores, sendo maior que 2, o que nos mostra que são resultados diferentes dos esperados de dados aleatórios. O índice de separação de pessoas foi de 2.95 (>2) e o valor de confiança de pessoas foi de 0,9 (>0,8). Estes índices são os valores mínimos aceitáveis na diferenciação de níveis de habilidade. Acuidade visual foi a principal variável correlacionada com o score do Catquest.
CONCLUSÕES: O Catquest-9SF traduzido para o português se demonstrou unidimensional e uma ferramenta psicometricamente válida para avaliar disfunção visual em pacientes com catarata, além de ter tido sucesso para quantificar objetivamente melhoras após a intervenção cirúrgica. Essa ferramenta pode ser utilizada como preditiva e concordante da melhora da acuidade visual.
Keywords: Extração de catarata; Acuidade visual; Inquéritos e questionários; Qualidade de vida; Medidas de resultados relatados pelo paciente
Abstract
Objetivo: Avaliar a qualidade de vida e o nível de estresse relacionada à função visual após a cirurgia de catarata pediátrica em um hospital público brasileiro.
Métodos: Estudo prospectivo em crianças de seis a 14 anos submetidas à cirurgia de catarata. A Escala de Stresse Infantil e o Questionário de Função Visual em Crianças foram usados para avaliar o nível de estresse e a qualidade de vida, respectivamente. Ambos os instrumentos foram aplicados por duas psicólogas antes e após a cirurgia. O exame oftalmológico foi realizado por dois oftalmologistas. Os dados coletados no pré e pós-operatório foram comparado.
Resultados: Vinte e três crianças (32 olhos) foram incluídas no estudo, nove delas apresentavam catarata bilateral. A média de idade na cirurgia foi de 9,65±2,26 (6 a 14) anos. Um mês após a cirurgia, o equivalente esférico foi de -0,90 ± 1,66D e a acuidade visual corrigida a distância foi de 0,13 ± 0,10 (0-0,3) LogMAR em casos bilaterais e 0,50 ± 0,39 (0-1,3) LogMAR em casos unilaterais (p<0.01). De acordo com a Escala de Stresse Infantil, 77,7% dos casos de catarata bilaterais, e 57,1% dos casos unilaterais mantiveram o nível de estresse e 34,7% das crianças melhoraram o nível de estresse. A análise do Questionário de Função Visual em Crianças foi baseada em pontuações para saúde geral, saúde geral da visão, competência, personalidade e tratamento. Após a cirurgia de catarata, 78,2% dos pacientes melhoraram ou mantiveram o escore do Questionário de Função Visual em Crianças na saúde geral, 82,6% na saúde geral da visão, 95,6% na competência, 56,5% na personalidade e 78,2% no tratamento.
Conclusão: A cirurgia de catarata pediátrica melhora a função visual e a qualidade de vida em pacientes submetidos a procedimento cirúrgico, sem aumentar o nível de estresse.
Keywords: Catarata; Extração de catarata; Experiências adversas da infância Qualidade de vida; Criança
Abstract
Objetivos: Avaliar a segurança e eficácia a longo prazo da vitreólise com Nd:YAG laser para moscas volantes sintomáticas, uma vez que permanece como um procedimento controverso devido a falta de evidência científica robusta sobre a manutenção dos resultados e ocorrência de efeitos adversos.
Métodos: Este estudo é uma extensão observacional de um ensaio clínico prospectivo, randomizado, duplo cego, previamente publicado. Oito de treze pacientes que foram submetidos a vitreólise com YAG laser foram acompanhados para uma reavaliação tardia, dezoito meses após o procedimento, para avaliar a eficácia e segurança do procedimento.
Resultados: Todos os pacientes mantiveram a melhora na sintomatologia notada ao final do procedimento original, com 25% dos casos apresentando melhora completa, e uma proporção semelhante (37,5%) demonstrando melhora significativa ou parcial. A melhora objetiva na opacidade foi similar ao achado no seguimento original de 6 meses. O questionário de qualidade de vida NEI-VFQ 25 não demonstrou diferença estatisticamente significativa nas respostas entre o sexto e o décimo oitavo mês de acompanhamento. Nenhum efeito adverso foi notado no exame clínico ou reportado pelos pacientes.
Conclusão: A eficácia da vitreólise observada ao sexto mês do acompanhamento foi mantida até o décimo oitavo mês, com todos os pacientes notando algum grau de melhora quando comparado ao estado pré procedimento. Nenhum efeito adverso tardio foi notado. Um ensaio clínico randomizado maior é necessário para confirmar a segurança do procedimento.
Keywords: Terapia a laser; Lasers de estado sólido; Vitrectomia; Corpo vítreo; Cirurgia vitreorretiniana; Acuidade visual; Doenças oculares; Qualidade de vida; Inquéritos e questionários
Abstract
OBJETIVOS: Traduzir e validar para o português um questionário para avaliar o conhecimento teórico no exame de fundo de olho.
MÉTODOS: Um questionário de múltipla escolha de 60 questões em inglês, ao qual avalia diversos aspetos do conhecimento no exame de fundo de olho, foi traduzido para o português. O processo envolveu uma tradução, re-tradução e avaliação por um comitê de especialistas. O questionário resultante foi aplicado em estudantes de medicina do último ano e médicos-residentes em oftalmologia. Cada indivíduo respondeu o questionário duas vezes, com um intervalo de uma semana entre cada aplicação. A consistência interna, a confiança teste-reteste, a confiança entre avaliadores e a porcentagem de concordâncias foram calculadas.
RESULTADOS: Trinta participantes foram incluídos (25 estudantes de medicina e 5 residentes em oftalmologia). A nota de corte para aprovação-reprovação foi calculada em 46, sendo os falsos positivos teóricos de 8,7% e os falsos negativos teóricos 2,8%. No mesmo corte, os falsos positivos e falsos negativos observados foi de 0%. Dentre os 60 itens, a confiança teste-reteste foi forte em 17 itens, sendo que um apresentou uma correlação negativa, moderada em 14 itens, sendo que um apresentou uma correlação negativa, e fraca em 29 itens; a confiança inter-examinador foi inferior a 0,4 em 34 itens, entre 0,4 e 0,6 em 17 itens, e acima de 0,6 em 8 itens. Um dos itens apresentou um valor negativo. A porcentagem de concordância foi entre 40-60% em 10 itens, superior a 60% em 50 itens e acima de 80% em 18 itens. O alfa de Crombach foi calculado com 0,674.
CONCLUSÕES: O questionário traduzido propicia um instrumento padronizado para futuras pesquisas e intervenções às quais visem aprimorar o ensino em oftalmologia.
Keywords: Inquéritos e questionários; Tradução; Fundo de olho
Abstract
OBJETIVO: Este estudo visou avaliar os mecanismos da lesão e os tipos de fraturas orbitárias e sua relação com commotio retinae simultânea.
MÉTODOS: Este estudo retrospectivo avaliou registros de pacientes com fraturas orbitárias cujos diagnósticos foram confirmados por tomografia computadorizada entre julho de 2017 e setembro de 2019. Foram registrados os dados demográficos, circunstâncias da lesão, os resultados do exame oftalmológico e achados radiológicos. A análise estatística dos dados usou os testes de t-Student bicaudal, qui-quadrado e cálculos de odds ratio. O significado estatístico foi fixada em p<0,05.
RESULTADOS: Dos 204 pacientes com fraturas orbitárias incluídos neste estudo, 154 (75,5%) eram sexo masculino (75,5%). A média de idade foi de 42,1 anos. As fraturas orbitárias envolvendo uma parede orbital (58,8%) foram mais comuns do que as que acometeram várias paredes (41,2%). A maioria das fraturas acometeu a parede inferior (60,3%), sendo as paredes mediais as próximas mais frequentemente afetadas (19,6%). A causda mais comum de lesão foi agressão (59,3%), e a segunda mais comum foi queda (24%). A commotio retinae foi observada em 20,1% dos casos de fratura orbital e foi mais associada a lesões causadas por agressão (OR=5,22, p<0,001) e menos associada com aquelas causadas por quedas (OR=0,06, p<0,001). As restrições de movimentos oculares eram mais comuns na comoção central do que na periférica (OR=3,79, p=0,015) e com fraturas da parede medial do que com fraturas de outras paredes orbitais (OR=7,16, p<0,001). As chances de comoção não foram maiores em pacientes com fraturas orbitais de paredes múltiplas do que naqueles com fraturas de parede simples (p=0,967).
CONCLUSÕES: Na população do estudo, a agressão foi a causa mais comum de fraturas orbitais e resultou em commotio retinae mais grave do que qualquer outra causa. Os oftalmologistas devem estar cientes da probabilidade de commotio retinae em pacientes com fraturas orbitais resultantes de agressão, independentemente da extensão das lesões do paciente.
Keywords: Fraturas orbitárias; Movimentos oculares; Retina; Ferimentos e lesões
Abstract
O ceratocone é uma doença progressiva que se manifesta como uma elevação semelhante a um cone da córnea central ou paracentral inferior e é associada a uma redução irregular da espessura do estroma. Há uma diminuição gradual da acuidade visual devido à assimetria da córnea, ao astigmatismo irregular e a um aumento das aberrações ópticas, o que prejudica a qualidade de vida. Foram desenvolvidos vários procedimentos para tentar interromper ou mesmo reverter a evolução da doença. Um deles é o chamado procedimento de Bader, que inclui um padrão de incisões em volta da circunferência da córnea e na base do cone protuberante. Essas incisões penetram até 70%-90% da profundidade da córnea e têm o objetivo de achatar a topografia e diminuir a assimetria da córnea e o astigmatismo irregular. Embora essa técnica seja muito promissora, segundo um estudo anterior, aqui se apresenta o caso de um paciente no qual esses objetivos não foram atingidos. Esse paciente recebeu lentes de contato para restaurar e manter sua visão, enquanto sua ectasia corneana e a redução da espessura progrediram ao longo da década seguinte.
Keywords: Ceratocone; Astigmatismo; Córnea; Topografia da córnea; Procedimentos cirúrgicos oftalmológicos; Lentes de contato; Dilatação patológica; Acuidade visua; Qualidade de vida.
Abstract
O ceratocone é uma doença progressiva que se manifesta como uma elevação semelhante a um cone da córnea central ou paracentral inferior e é associada a uma redução irregular da espessura do estroma. Há uma diminuição gradual da acuidade visual devido à assimetria da córnea, ao astigmatismo irregular e a um aumento das aberrações ópticas, o que prejudica a qualidade de vida. Foram desenvolvidos vários procedimentos para tentar interromper ou mesmo reverter a evolução da doença. Um deles é o chamado procedimento de Bader, que inclui um padrão de incisões em volta da circunferência da córnea e na base do cone protuberante. Essas incisões penetram até 70%-90% da profundidade da córnea e têm o objetivo de achatar a topografia e diminuir a assimetria da córnea e o astigmatismo irregular. Embora essa técnica seja muito promissora, segundo um estudo anterior, aqui se apresenta o caso de um paciente no qual esses objetivos não foram atingidos. Esse paciente recebeu lentes de contato para restaurar e manter sua visão, enquanto sua ectasia corneana e a redução da espessura progrediram ao longo da década seguinte.
Keywords: Ceratocone; Astigmatismo; Córnea; Topografia da córnea; Procedimentos cirúrgicos oftalmológicos; Lentes de contato; Dilatação patológica; Acuidade visua; Qualidade de vida
ABO is licensed under a Creative Commons Attribution-NonComercial 4.0 Internacional.
About
Issues
Editorial Board
Submission
Official publication of Conselho Brasileiro de Oftalmologia
Rua Casa do Ator, 1.117 - 2º andar - CEP: 04546-004
São Paulo - SP, Brazil
Phone: +55 11 3266-4000