Showing of 1 until 2 from 2 result(s)
Search for: Murat Firat
Abstract
OBJETIVO: Definir mais detalhadamente as características clínicas específicas de pacientes com síndrome de Brown e avaliar os resultados da tenectomia do músculo oblíquo superior no manejo cirúrgico da síndrome de Brown.
MÉTODOS: Prontuários de 45 pacientes com síndrome de Brown foram analisados retrospectivamente. Onze pacientes submetidos à tenectomia do músculo oblíquo superior devido a postura anormal da cabeça ou a hipotropia e um paciente submetido ao alongamento bilateral do tendão do oblíquo superior com uma faixa de silicone devido a postura anormal da cabeça. Neste último paciente, a faixa de silicone foi removida no terceiro mês pós-operatório devido à ausência de melhora na postura anormal da cabeça e à limitação da elevação em adução. Quatro pacientes submeteram-se simultaneamente à cirurgia do músculo reto horizontal.
RESULTADOS: Houve predominância de sexo feminino, olho direito, forma congênita, acometimento unilateral, padrão em “A” e um tipo de postura anormal da cabeça combinando queixo elevado e inclinação da cabeça. A forma bilateral foi vista apenas em pacientes do sexo feminino. Foi constatada ambliopia em 2 pacientes. Dentre os pacientes acima de 5 anos de idade, 40% tinham estereopsia reduzida. Postura anormal da cabeça estava presente em 60% dos pacientes. Mais da metade dos pacientes foi diagnosticada com um desvio vertical, horizontal ou ambos. O procedimento de tenectomia eliminou a postura anormal da cabeça em todos os pacientes e melhorou significativamente a limitação média da elevação em adução e a hipotropia (p=0,001 e p=0,012). Dois pacientes desenvolveram hiperação do músculo oblíquo inferior no olho operado. Resolução completa ocorreu espontaneamente em 2 pacientes.
CONCLUSÕES: O quadro clínico dos pacientes com síndrome de Brown no nosso estudo é bastante consistente com os relatos iniciais na literatura. Este estudo mostrou a eficácia da tenectomia do oblíquo superior, com menor hipercorreção no tratamento cirúrgico da síndrome de Brown.
Keywords: Adução; Elevação; Hipotropia; Resolução; Tendão
Abstract
Objetivo: Avaliar o efeito do descolamento macular seroso observado durante oclusões de veias retinianas nos resultados do tratamento.
Métodos: Um total de 117 olhos de 115 pacientes que foram tratados com injeções intravítreas para edema macular secundário à oclusão de veia retiniana foram revistos retrospectivamente. A acuidade visual, tomografia de coerência óptica e os resultados da angiofluoresceinografia foram avaliados de acordo com a presença ou ausência de descolamento macular seroso.
Resultados: No grupo com oclusão de um ramo da veia retiniana, foi detectado um aumento estatisticamente significativo na acuidade visual média em comparação com o valor inicial em cada consulta de acompanhamento do descolamento macular seroso, enquanto que o aumento na acuidade visual média só foi significativo nas consultas aos 3 e 6 meses na presença de descolamento macular seroso. No grupo com oclusão da veia central da retina, houve um aumento na acuidade visual média em comparação com a acuidade inicial em cada consulta na ausência de descolamento macular seroso, enquanto a acuidade visual média diminuiu em comparação com a acuidade inicial em todas as consultas, exceto na consulta aos 3 meses. O defeito da zona elipsoide era mais proeminente na presença de descolamento macular seroso nos olhos com oclusão de um ramo da veia retiniana, enquanto que não havia diferença significativa na zona elipsoide com a presença ou ausência de descolamento macular seroso em olhos com oclusão central da veia retiniana.
Conclusões: No grupo com edema macular devido à oclusão de veias retinianas, o aumento médio inicial da acuidade visual observado no primeiro ano foi mantido nos casos sem descolamento macular seroso, mas não naqueles com presença de descolamento macular seroso. O descolamento macular seroso pode ser um fator negativo em olhos com oclusão de veias retinianas.
Keywords: Oclusão da veia retiniana; Edema macular; Descolamento macular; Injeções intravítreas
ABO is licensed under a Creative Commons Attribution-NonComercial 4.0 Internacional.
About
Issues
Editorial Board
Submission
Official publication of Conselho Brasileiro de Oftalmologia
Rua Casa do Ator, 1.117 - 2º andar - CEP: 04546-004
São Paulo - SP, Brazil
Phone: +55 11 3266-4000