Showing of 1 until 2 from 2 result(s)
Search for: Lihteh Wu
Abstract
Objetivo: Avaliar os resultados visuais e anatômicos após a cirurgia de catarata em pacientes diabéticos com estratégias terapêuticas intraoperatórias diferentes. Métodos: Estudo multicêntrico, retrospectivo, de intervenção realizado em 6 centros da Argentina, Brasil, Costa Rica, Porto Rico, Espanha e Venezuela. Foram incluídos 138 pacientes diabéticos com pelo menos 6 meses de seguimento após facoemulsificação com implante de lente intraocular. Acuidade visual melhor corrigida (BCVA) e a espessura subcampo central (CST ) foram coletadas no início e em 1, 2, 3 e 6 meses de seguimento. Destes, 42 casos não foram tratadas com qualquer co-adjuvante de medicamentos intra-operatório (Grupo 1), 59 pacientes receberam bevacizumab intraoperatório (Grupo 2), e 37 pacientes receberam triancinolona intraoperatória (4 mg/0,1 ml) (Grupo 3). Resultados: A média logMAR (± desvio-padrão [DP]) BCVA melhorou de 0,82 (± 0,43) no início do estudo, para 0,14 (± 0,23) aos 6 meses de seguimento (p<0,001) no Grupo 1; de 0,80 (± 0,48) para 0,54 (± 0,45) (p<0,001) no Grupo 2; e de 1,0 (± 0,40) para 0,46 (± 0,34) (p<0,001) no Grupo 3. A CST média aumentou de 263,57 µm (± 35,7) na linha de base para 274,57±48,7 µm em 6 meses acompanhamento (p=0,088) no Grupo 1; de 316,02 µm (± 100,4), para 339,56 µm (± 145,3) (p=0,184) no Grupo 2; e de 259,18 µm (± 97,9), para 282,21 µm (±87,24) (p=0,044) no grupo 3. Conclusões: Pacientes diabéticos podem se beneficiar significativamente da cirurgia de catarata. Este estudo parece fornecer evidências para apoiar o uso de triancinolona intravítrea ou bevacizumab no momento da cirurgia de catarata em casos com edema macular diabético preexistente (DME) ou retinopatia diabética não-proliferativa moderada a grave.
Keywords: Retinopatia diabética; Edema macular; Extração de catarata; Cuidados intraoperatórios; Facoemulsificação; Implante de lente intraocular; Anticorpos monoclonais; Estudo multicêntrico
Abstract
Objetivo: Avaliar a produção científica relacionada à oftalmologia e à visão na América Latina durante o período de 2006 a 2015.
Métodos: As bases de dados PubMed, Lilacs (Bireme), Google Scholar, SciELO e Medigraphic foram utilizadas para realizar um estudo retrospectivo, descritivo e comparativo.
Resultados: Foram identificados 1,510 artigos, sendo que o Brasil foi a principal fonte de produção quantitativa, com uma média de 85,4 artigos por ano; o México aparece em segundo lugar com 27,4 e a Argentina em terceiro lugar com 11,1 artigos por ano. Quarenta e um por cento dos artigos foram publicados em inglês; 28,1% trataram da subespecialidade da retina; e a principal fonte institucional de publicações foram as universidades, com 63%. A frequência de primeiros autores do sexo masculino foi de 58,9%, e a revista Arquivos Brasileiros de Oftalmologia representou 36,42% dos artigos identificados.
Conclusões: O Brasil ocupa o primeiro lugar na América Latina na produção científica oftalmológica. Os bancos de dados não indexados no PubMed foram incluídos em nosso estudo, representam quase metade dos pesquisadores em oftalmologia na América Latina.
Keywords: Bibliometria; Produção científica e tecnológica; Oftalmologia
ABO is licensed under a Creative Commons Attribution-NonComercial 4.0 Internacional.
About
Issues
Editorial Board
Submission
Official publication of Conselho Brasileiro de Oftalmologia
Rua Casa do Ator, 1.117 - 2º andar - CEP: 04546-004
São Paulo - SP, Brazil
Phone: +55 11 3266-4000