Arq. Bras. Oftalmol. 2000;63 (1 )
:19-23
| DOI: 10.1590/S0004-27492000000100004
Abstract
Objetivo: Descrever os achados oftalmoscópicos e videoangiográficos com a fluoresceína sódica e indocianina verde (ICG-V) na doença hipertensiva específica da gestação (DHEG). Métodos: Quatro pacientes do sexo feminino, portadoras de DHEG foram submetidas a exame oftalmológico e angiofluoresceinografia (AF) e adicionalmente, em duas pacientes, foi realizada videoangiografia digital com indocianinografia verde (ICG-V). Resultados: Todas as pacientes apresentaram descolamento seroso da retina bilateral que regrediu espontaneamente com a estabilização do quadro clínico hipertensivo. Na AF notaram-se múltiplas áreas de não-perfusão coróidea precoce e pontos hiperfluorescentes por vazamento e acúmulo do corante no espaço subretiniano nas áreas do descolamento. Áreas de hiperfluorescência transmitida por defeito em janela e hipofluorescência por bloqueio pigmentário após a resolução do descolamento associados a alterações pigmentárias foram encontradas tardiamente. A ICG-V evidenciou hipoperfusão coróidea precoce e múltiplos pontos de vazamento e acúmulo tardio do corante. Conclusões: A DHEG geralmente apresenta bom prognóstico visual após a resolução do quadro, embora em alguns casos possa haver baixa visual associada a alterações pigmentárias maculares. A ICG-V mostra com maior precisão o envolvimento vascular da coróide na fisiopatologia do descolamento seroso da retina, sugerido previamente por estudos angiofluoresceinográficos.
Keywords: Doença hipertensiva específica da gestação; Aspectos fundoscópicos; Indocianina Verde; Angiofluoresceinografia
Arq. Bras. Oftalmol. 2007;70 (5 )
:823-826
| DOI: 10.1590/S0004-27492007000500017
Abstract
OBJETIVO: A Fundação Altino Ventura realizou o projeto "Enxergando através das mãos", com o objetivo de investigar a situação atual da múltipla deficiência no estado de Pernambuco, verificar a demanda reprimida nesta área e analisar relevância para implantação de um centro especializado de referência para o diagnóstico e tratamento desses pacientes. MÉTODOS: Foi avaliado o perfil de um grupo de pacientes atendidos em cinco serviços de referência do grande Recife. Os casos foram avaliados quanto a ocorrências perinatais, inclusão social e dificuldades de acesso aos serviços especializados. Promoveu-se o atendimento oftalmológico especializado e o tratamento indicado para cada caso. O projeto foi desenvolvido de forma prospectiva, seguindo protocolo e organograma previamente elaborados. Os atendimentos foram realizados em seis dias não consecutivos, durante os quais todos os casos passavam pelas etapas de entrevista dos genitores e exame oftalmológico completo. Durante o período de espera entre entrevista e exame oftalmológico os pacientes realizavam atividades lúdicas com artistas plásticas. Contou-se com equipe multidisciplinar de 31 profissionais. RESULTADOS: Foram atendidos 309 pacientes. Estavam incluídos na sociedade 83,1% dos pacientes, apenas 45,4% freqüentavam escola (normal ou especial). A dificuldade de acesso aos serviços na área de oftalmologia foi relatada por 51,1% dos casos. Foram identificadas 274 crianças com múltiplas deficiências, destas, 154 (56,2%) nunca haviam sido examinadas pelo oftalmologista e 33% tinham baixa de visão (inferior à 20/60 na tabela de Snellen). Os diagnósticos oftalmológicos mais freqüentes foram: erro refracional, estrabismo, ambliopia, alterações do nervo óptico (glaucoma e atrofia), e catarata. Foram prescritos e doados 84 óculos. CONCLUSÃO: O projeto foi pioneiro na região, permitindo a obtenção de importantes dados quanto à problemática da deficiência visual e/ou múltipla, possibilitando o acesso ao oftalmologista e tratamento especializado dos casos.
Keywords: Promoção da saúde; Acuidade visual; Baixa visão; Prevenção primaria; Oftalmopatias; Saúde ocular
Arq. Bras. Oftalmol. 2008;71 (6 )
:799-804
| DOI: 10.1590/S0004-27492008000600006
Abstract
OBJETIVO: Identificar os achados na tomografia de coerência óptica (OCT) e suas variações ao longo de 12 meses, em pacientes portadores de degeneração macular relacionada à idade (DRMI), submetidos à terapia fotodinâmica com verteporfina (TFD). DESENHO DO ESTUDO: Série de casos, aberto, não aleatório e intervencionista. MÉTODOS: Pacientes acima de 50 anos, portadores de DMRI neovascular foram submetidos ao exame oftalmológico completo, angiofluoresceinografia e OCT antes do início do tratamento (V0) e 3, 6, 9 e 12 meses após (V3, V6, V9 e V12, respectivamente). O tratamento empregado foi a TFD. A acuidade visual (AV) foi mensurada usando-se a tabela do ETDRS. Realizaram-se as medições das espessuras foveais: espessura intraretiniana foveal (FIRT), espessura foveal do complexo coriocapilar - EPR (FCC-EPRT) e espessura foveal total (TFT). Realizaram-se as mensurações das espessuras extrafoveais, em um raio de 1500 µ da fóvea: espessura intraretiniana extrafoveal (EFIRT), espessura extrafoveal do complexo coriocapilar - EPR (EFCC-EPRT) e espessura extrafoveal total (TEFT). Análise estatística foi realizada usando-se a análise de variância em blocos. RESULTADOS: Vinte e três olhos de 23 pacientes foram avaliados. Foram identificados nove achados à OCT: 1º) espessamento das camadas intraretinianas na fóvea; 2º) espessamento das camadas intraretinianas na região extrafoveal; 3º) espessamento do complexo coriocapilar-EPR (FCC-EPRT) na fóvea; 4º) espessamento do complexo coriocapilar-EPR na área extrafoveal; 5º) presença de fluido sub-EPR; 6º) presença de fluido sub-retiniano; 7º) presença de fluido intraretiniano; 8º) presença da membrana hialóide posterior aderida à retina; 9º) presença da depressão foveal. Na visita inicial a FIRT e a TFT foram respectivamente 398,5 µ e 639,2 µ. Em V12 foram 173,7 µ e 423,9 µ. A variação foi estatisticamente significante (p = 0,008 e p = 0,003, respectivamente). As outras espessuras mensuradas não tiveram variação estatisticamente significante. A depressão foveal estava presente em 36,4% dos olhos na visita inicial e em 78,3% em V12. O fluido sub-retiniano estava presente em 36,4% em V0 e em 8,7% em V12. A AV na visita inicial foi 0,93 e na visita final foi 1,04 (p = 0,127). CONCLUSÕES: A AV permaneceu inalterada ao longo do estudo. A depressão foveal estava presente em 78,3% dos olhos em V12. A diminuição da FIRT e da TFT foi estatisticamente significante entre V0 e V12.
Keywords: Degeneração macular; Efeito idade; Tomografia de coerência óptica; Fotoquimioterapia; Agentes fotossensibilizantes
Arq. Bras. Oftalmol. 2009;72 (4 )
:533-536
| DOI: 10.1590/S0004-27492009000400018
Abstract
O objetivo deste relato é correlacionar achados à tomografia de coerência óptica e prognóstico visual de pacientes com commotio retina e de gravidades diferentes. Dois pacientes do sexo masculino, de 20 e 23 anos com baixa visual unilateral após trauma ocular contuso atribuível a edema de Berlin foram avaliados pela retinografia e tomografia de coerência óptica. A acuidade visual no olho afetado era de 20/25 no primeiro paciente e conta dedos a 2 metros no segundo. O exame oftalmológico revelou uveíte traumática e, na fundoscopia, evidenciaram-se opacificação retiniana moderada no primeiro caso e grave no segundo. A tomografia de coerência óptica confirmou discreta diminuição da depressão foveal no primeiro caso e desorganização das camadas retinianas no segundo. Houve resolução anatômica e funcional completa a tomografia de coerência óptica no primeiro paciente, enquanto o segundo evoluiu com baixa visual permanente e desorganização da arquitetura retiniana. A tomografia de coerência óptica é um exame complementar útil na avaliação do trauma retiniano, ajudando a entender sua fisiopatologia e predizer prognóstico a partir da análise anatômica da região acometida.
Keywords: Retina; Retinopatia; Tomografia de coerência óptica; Traumatismos oculares; Fundus oculi; Humano; Adulto; Masculino
Arq. Bras. Oftalmol. 2010;73 (1 )
:77-80
| DOI: 10.1590/S0004-27492010000100014
Abstract
O objetivo desta série de casos foi demonstrar se a aplicação de bevacizumab e gás perfluoropropano (C3F8) intravítreos beneficiariam o deslocamento da hemorragia sub-retiniana dos pacientes com degeneração macular relacionada à idade. Foi realizada uma série retrospectiva de 5 olhos que tinham recebido injeção intravítrea simultânea de bevacizumab e C3F8. Os resultados foram medidos pelo grau de deslocamento de sangue sob a fóvea, pela acuidade visual final e pelas complicações intraoperatórias. Na apresentação inicial, a idade média dos pacientes foi de 72,6 ± 8,9 anos e a duração média dos sintomas foi de 13 ± 9,7 dias. Dos 5 pacientes do estudo, 3 (60%) eram homens e 2 (40%) mulheres. O sucesso do deslocamento da hemorragia submacular foi alcançado em 4 pacientes. A média de acuidade visual pré-operatória foi de 1,12 ± 0,34 logMAR e pós-operatório foi de 0,92 ± 0,4 logMAR. Não foram observados nenhum caso de descolamento da retina, endoftalmite, hemorragia vítrea, uveíte, catarata e hipertensão ocular. A injeção intravítrea bevacizumab e C3F8, juntamente com a posição pronada pode ser uma valiosa opção terapêutica nos olhos com degeneração macular relacionada à idade neovascular e hemorragia sub-retiniana a fim de deslocar o sangue para fora da área foveal.
Keywords: Degeneração macular; Oclusão da veia retiniana; Neovascularização coroidal; Inibidores de angiogênese; Fluorcarbonetos; Gases; Hemorragia retiniana; Acuidade visual; Injeções; Humanos; Relatos de casos
Arq. Bras. Oftalmol. 2012;75 (4 )
:283-285
| DOI: 10.1590/S0004-27492012000400014
Abstract
Este relato de caso descreve a presença de atrofia macular bilateral em uma paciente com síndrome de Alport e compara este achado com a literatura. Ao exame fundoscópico, havia discreto afinamento macular circunscrito demonstrando a coloração intensa do epitélio pigmentado da retina e a presença de lesões retinianas circulares esbranquiçadas ("dots" e "flecks") na média periferia nasal em ambos os olhos. A tomografia de coerência óptica identificou atrofia parcial da retina neurossensorial bilateral na mácula, com maior extensão na área temporal. O caso descreve uma alteração oftalmológica rara da síndrome de Alport e de importante reconhecimento para precisar o diagnóstico e também para determinar o prognóstico visual.
Keywords: Nefrite hereditária; Mácula lútea; Distrofias retinianas; Doenças retinianas; Tomografia de coerência óptica