Showing of 1 until 4 from 4 result(s)
Search for: Aline Cristina Fioravanti Lui
Abstract
Trauma ocular é causa importante de baixa de acuidade visual em todos os países do mundo. A integridade do bulbo ocular é primordial para recuperação visual nesses pacientes. Acidentes domésticos, automobilísticos, esportivos, além de queimaduras químicas e térmicas são as principais causas de trauma em nosso meio. O uso de lentes de contato é indicado para a reabilitação visual em casos de astigmatismos regulares ou irregulares de córnea, anisometropias, afacias, opacidades paracentrais superficiais ou profundas na córnea decorrentes do trauma ocular. As lentes de contato podem ser utilizadas no pós-trauma com finalidade terapêutica ou para correção visual. As lentes mais utilizadas para correção visual pós-trauma são as lentes de contato rígidas gás permeáveis, com alto coeficiente de permeabilidade. As lentes de contato gelatinosas podem ser usadas imediatamente após o trauma ocular com finalidade terapêutica e mais tardiamente para correção óptica em afacias e anisometropias traumáticas. A lente de contato é parte importante no tratamento tardio do trauma ocular, propiciando melhora significativa da acuidade visual na maioria dos casos.
Keywords: Traumatismos oculares; Lentes de contato; Acuidade visual
Abstract
OBJETIVO: Avaliar a influência da ação antimicrobiana das soluções multiuso para desinfecção de lentes de contato hidrofílicas. MÉTODOS: Duas soluções multiuso denominadas solução A (poliquaternário-1 a 0,001% e miristamidopropil dimetilamina a 0,0005%) e solução B (poliaminopropil biguanida a 0,0001%) foram testadas em lentes de contato hidrofílicas contaminadas com Pseudomonas aeruginosa (ATCC27583), Staphylococcus epidermidis (ATCC1226), Klebsiella pneumoniae (ATCC13883), Staphylococcus aureus (ATCC25923) e Candida albicans (ATCC 10231) para verificar a quantidade de redução do crescimento dos microrganismos após o enxágue com as soluções. Foram seguidas as instruções preconizadas pelos fabricantes. RESULTADOS: Houve redução de 90% do crescimento de Pseudomonas aeruginosa, Staphylococcus epidermidis, Staphylococcus aureus e Candida albicans. Não houve crescimento de Klebsiella pneumoniae. CONCLUSÃO: As soluções testadas neste trabalho mostraram redução do número de microrganismos testados.
Keywords: Lentes de contato hidrofílicas; Conjuntiva; Soluções; Pseudomonas aeruginosa; Staphylococcus epidermidis; Stapylococcus aureus; Klebsiella pneumoniae; Candida albicans; Desinfecção; Ceratite; Keratitis
Abstract
Objetivo: Traçar o perfil do doador de olhos e avaliar os fatores que influenciam na qualidade das córneas captadas pelo Banco de Olhos da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (SCMSP), no período de junho de 2000 a janeiro de 2004. Métodos: Foram estudados os dados dos prontuários de 151 pacientes submetidos a transplante penetrante de córnea, cadastrados no Banco de Olhos da SCMSP, no período entre junho de 2000 e janeiro de 2004, totalizando 180 operações. Resultados: A média da idade dos doadores foi de 55,57 ± 19,74 anos (variando de 9 meses a 97 anos de idade), sendo 54,44% dos pacientes do sexo masculino. As causas mortis predominantes foram as cardiovasculares, com 50,55%, seguidas das doenças consumptivas 17,77%, traumáticas 14,44% e outras, que somadas representam 17,22%. Em relação à qualidade da córnea, não houve diferença estatística significativa em relação aos quatro grupos causas mortis p=0,527), e o tempo decorrido entre o óbito e a preservação (p=0,053). Houve diferença estatisticamente significativa entre a qualidade das córneas de doadores da faixa etária acima de 61 anos de idade em relação às outras faixas etárias (p= 0,037). Conclusão: As causas mortis mais frequentes foram as cardiovasculares, seguidas das causas pulmonares, outras e traumáticas. Observamos também que entre os fatores inerentes ao doador, a faixa etária acima de 60 anos, predispôs à pior qualidade anatômica das córneas, e fatores como a causa mortis e o tempo decorrido entre o óbito e a preservação, não influenciaram na qualidade das mesmas.
Keywords: Transplante de córnea; Doadores de tecidos; Preservação de tecido; Banco de olhos
Abstract
Objetivo: Avaliar, de forma objetiva, a torção ocular após a tenectomia do oblíquo superior, proposta por Souza-Dias. Métodos: Estudo prospectivo de dez pacientes (20 olhos) com estrabismo horizontal, hiperfunção bilateral dos oblíquos anisotropia em A de 15 a 30 dioptrias prismáticas, submetidos à tenectomia bilateral dos oblíquos superiores. A avaliação objetiva da torção foi realizada com a retinografia antes e após a cirurgia, determinando-se o ângulo de torção formado entre a linha horizontal que passa pelo centro do disco óptico e a linha que passa pelo centro da fóvea. Resultados: A mediana dos ângulos de torção pré-operatória foi de 5,56° nos olhos direitos e de 3,43° nos esquerdos. Após a cirurgia, o ângulo mediano foi de 1,84° nos olhos direitos e de -3,12° nos esquerdos. Em ambos os olhos, a variação absoluta foi estatisticamente significativa (p=0,012/p=0,01). Conclusões: O presente estudo demonstrou que a tenectomia do oblíquo superior tem ação extorsora, reduzindo de forma significante a intorção encontrada nos casos de hiperfunção deste músculo.
Keywords: Estrabismo/cirurgia; Músculos oculomotores; Anormalidade torcional; Procedimentos cirúrgicos oftalmológicos/métodos
ABO is licensed under a Creative Commons Attribution-NonComercial 4.0 Internacional.
About
Issues
Editorial Board
Submission
Official publication of Conselho Brasileiro de Oftalmologia
Rua Casa do Ator, 1.117 - 2º andar - CEP: 04546-004
São Paulo - SP, Brazil
Phone: +55 11 3266-4000