Showing of 1 until 2 from 2 result(s)
Search for: Álvaro Pedroso de Carvalho Lupinacci
Abstract
Com os avanços da cirurgia para catarata, o prognóstico da recuperação da visão aumentou drasticamente, tornando-se necessário prever resultados indesejados para a acuidade visual no pós-operatório. OBJETIVOS: Verificar a importância da ultra-sonografia ocular na avaliação pré-operatória do segmento posterior em pacientes com catarata madura, e relacionar possíveis doenças que possam comprometer os resultados cirúrgicos, sua prevalência e seus principais fatores de risco. MÉTODOS: Foi realizado estudo retrospectivo do prontuário de 262 pacientes em que houve a necessidade de ultra-sonografia ocular devido à presença de catarata madura, impedindo assim a avaliação fundoscópica do segmento posterior. Também foi avaliada a relação entre a presença dessas alterações e o sexo, idade, raça, história de trauma ocular, doenças sistêmicas e oculares e presença de catarata no olho contralateral. RESULTADOS: Encontraram-se alterações ecográficas em 24,8% dos exames realizados entre 1996 e 2001, dos quais o descolamento de retina (9,9%) e as condensações vítreas (9,9%) foram as mais comuns. CONCLUSÕES: Dentre os fatores de risco levantados como predisponentes para achados de ultra-sonografia ocular, a uveíte foi o único elemento estatisticamente significante. Não foi possível, pelos dados obtidos, correlacionar positivamente o trauma ocu-lar às patologias de segmento posterior descritas.
Keywords: Catarata; Descolamento retiniano; Fatores de tempo; Cuidados pré-operatórios; Fundo de olho; Oftalmoscopia
Abstract
Os corpos estranhos intracristalinianos representam cerca de 5 a 10% de todos os corpos estranhos intra-oculares. A conduta depende de alguns fatores, como: tamanho, localização, tipo de material e probabilidade de infecção. Relatamos um caso de um paciente com um corpo estranho metálico intracristaliniano no olho esquerdo que, após realizar tratamento inicial com esteróide e antibiótico tópicos, submeteu-se à aspiração do cristalino, retirada do corpo estranho e implante de lente intra-ocular com bom resultado visual.
Keywords: Corpos estranhos no olho; Traumatismos oculares penetrantes; Cristalino; Implante de lente intra-ocular; Relatos de casos
ABO is licensed under a Creative Commons Attribution-NonComercial 4.0 Internacional.
About
Issues
Editorial Board
Submission
Official publication of Conselho Brasileiro de Oftalmologia
Rua Casa do Ator, 1.117 - 2º andar - CEP: 04546-004
São Paulo - SP, Brazil
Phone: +55 11 3266-4000